O Lúdico nos Processos de Desenvolvimento e Aprendizagem Escolar

Se compreendermos o processo de desenvolvimento e aprendizagem como formas interdependentes de conhecimento poderíamos resgatar esse significado de escola:
 
Escola = recreio, divertimento
em grego -> descanso, repouso, lazer

Desenvolvimento -> o processo construtivo que ao se voltar para dentro, inclui ao mesmo tempo amplificar-se, desdobrar-se para fora conservando uma identidade (Processo contrutivo de aprendizagem sobre perder identidade)

Aprendizagem -> expressa uma novo conhecimento espacial e temporiamente determinados. Espacial porque junta uma coisa a outra e temporal porque essa ligação modifica ou acrescenta algo. Incorpora-se algo que sendo externo há de se tornar nosso.
Na escola seletiva aceita e mantém apenas alunos que atendam aos seus critérios de ensino, os processos de desenvolvimento e aprendizagem podem ser tratados  de um modo não-interdependente.
A escola inclusiva defende que qualquer aluno pode ser escolareizado, o que vai diferenciar são as estratégias utilizadas.

Dimensão Lúdica

Brincar
  • Passa-se o tempo, faz-se de conta
  • Não precisa ter delimitações
  • O que surpreende é a sua realização ou composição ( da hora de brincar )
  • A brincadeira é a antecipação ( ou seja, 1º aprende brincando depois ela vai para o jogo )
  • Brincadeira é uma necessidade
  • Quem brinca sobreviveu ( simbolicamente )
Jogar
  • Ganha-se ou perde-se
  • Tem limitações ( tabuleiro, regras, etc )
  • O que surpreende é o seu resultado
  • O jogo é uma brincadeira que evolui
  • O jogo é uma possibilidade
  • Quem joga jurou ( regras de responsabilidades )
OBS :  A escola é um tabuleiro, deveria aprender brincando pois tem regras, mas com brincadeiras

Temos o hábito de classificar os jogos e as brincadeiras, seja por seus conteúdos, materiais, preferências e estruturas. Indicadores que permite a presença do lúdico nos processos de aprendizagem e desenvolvimento.

1 - Prazer Funcional

O jogo permite uma escolha, a pessoa é livre para dizer sim ou não.
A escola obrigatória, que não é lúdica, não segura o aluno, pois eles não tem recursos para pensar na escola como algo que será bom para o futuro.
Por isso, a escola tem que ser divertida, desafiadora.

2 - Desafio e Surpresas

Uma das formas interessantesde promover a aprendizagem á através da situação problema.
O lúdico equivale a algo que nos pega de surpresa, pelo gosto de repetir em outros contextos.

3 - Possibilidades

As atividades devem ser necessárias e possíveis. Porque do ponto de vista afetivo, não fazê-las produz um desconforto, um sentido de perda.

4 - Dimensão Simbólica

Significa que as atividades são motivadas e históricas.
Exemplo: casinha -> atribui sentimentos e valores.
Costumamos na escola impor os conceitos científicos, a linguagem, etc.
Simbolismo lúdico -> o que se faz tem sentido, tem um significado.

5 - Expressão Construtiva

Tem como carcterística o desafio de considerar algo segundo diversos pontos de vista.
O lúdico combina com a idéia de errância ( aprender com os erros ) que é a curiosidade, fazer uma exploração.
Exemplo: livro
leitura lúdica -> quando a cça apenas folheia o livro, brincando com ele
leitura instrumental -> a própria leitura em si