É o canal de estudo virtual, que os alunos da pedagogia poderão trocar experiências, recuperar conteúdos perdidos, ler textos, mensagens e notícias, navegar em links relacionados à educação e a atividades complementares, verificar o calendário escolar, trabalhos, provas e realizar pesquisas. Enfim, um endereço onde futuros pedagogos poderão pedir socorro.blogspot.com .. Boa navegação!
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Encontro Nacional de Pedagogia
Associação Universitária de Pedagogia do Brasil
No dia 29 de Maio de 2010 acontecerá o Encontro Nacional de Pedagogia realizado pela AUNIPEDAG.BR.
Os convidados contarão com:
- "Brinquedoteca para deficiêntes visuais";
- Palestras sobre "Interpretação do Desenho" com a Profª Mônica Cintrão França Ribeiro;
- Relato das autoridades públicas presentes sobre o andamento do Projeto de Lei em Brasília, da Regulamentação da Profissão de Pedagogo.
Confirme sua presença pelo telefone: 11 - 3262-5452
Data: 29 de Maio de 2010
Local: Câmara dos Vereadores de São Paulo
Viaduto Jacareí nº 100 - Salão Nobre - 8º andar
Horário: 13 horas.
ENTRADA FRANCA
O evento contará com certificado
terça-feira, 25 de maio de 2010
OJCC - Ana Lúcia
IMPORTANTE : Conforme e-mail da Profª Ana Lucia, a FICHA TÉCNICA dos Jogos terá que ser entregue a ela no dia da NP2 de OJCC ou seja terça-feira que vem dia 01/06.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
PPOE - Elvira
Cada grupo deverá fazer o resumo do capítulo que foi destinado a ele do texto:
"Áreas de Atuação do Orientador Educacional". e deixar na Neuza para outros grupos terem acesso.
"Áreas de Atuação do Orientador Educacional". e deixar na Neuza para outros grupos terem acesso.
ઇઉ Doa_ações ઇઉ
Muito poderia ser dito para representar a satisfação de uma pequena doação...
mas a grandeza desta imagem cala todas as possíveis palavras que gostaria de dizer.....♥♥♥ Parabéns Lys ♥♥♥
domingo, 16 de maio de 2010
EMEI Ana Maria Poppovic
Hoje, 14/05, tivemos uma aula laboratório na EMEI Ana Mª Poppovic.
Quando chegamos fomos recebidas com um cafézinho e água, - qualidade de bons anfitriões.
Logo na entrada junto ao muro, canteiros com muitas plantas e para completar o que a rodeia, mosaicos confeccionados pelos pais e profºs, utilizando os desenhos que as crianças fizeram para este fim, - LINDO!
Quando saímos com a Diretora da EMEI a Srª Eliana (que é profª da UNIP de OJCC e CPEI de outros Campus), vimos o resultado do trabalho de uma BOA gestão e de sua equipe de funcionários.
É possível ter uma escola pública de qualidade?
SIM. O trabalho que há na EMEI Poppovic é o resultado de bom investimento da verba pública ( e está é destinada a todas as EMEIs), visão da gestão, flexibilidade na execução dos projetos pedagógicos, bom relacionamento interpessoal junto à seus funcionários e um bom trabalho de equipe, - lá a criatividade rola solta... e todos os cantos são temáticos !!!
PSCI - Isabel - 05/05
Trabalho que começou em sala de aula e foi entregue e debatido na próxima aula.
PPOE - Elvira 14/05
Trabalhamos hoje o texto: Lazer e Educação
Depois a profª orientou os trabalhos de Plano de Ação de alguns alunos e entregou àqueles que faltaram as fichas de IPT.
Depois a profª orientou os trabalhos de Plano de Ação de alguns alunos e entregou àqueles que faltaram as fichas de IPT.
OE:METL - Jaqueline 13/05
Hoje trabalhamos os textos:
- Liderando e motivando a equipe escolar
- A técnica sociométrica e seu emprego pelo O.E.
CPEI - Ivan 13/05
Neste dia trabalhamos em mesa redonda, com debates sobre o texto " Como as crianças aprendem... ", nele apresentamos nossos trabalhos, questionamentos, dúvidas e experiências vividas em estágios, - foi muito boa esta aula....
OJCC - Ana Lúcia - 11/05
Trabalhamos na Brinquedoteca, a confecção dos jogos em grupo.
A profª permitiu que entregassemos a RESENHA nesta 18/05 - terça-feira. (ÚLTIMO DIA)
A profª permitiu que entregassemos a RESENHA nesta 18/05 - terça-feira. (ÚLTIMO DIA)
PSE - Tarciso 10/05
- Aula 10 e 11 -> entregas das aulas
- Entrega do T1 E T2 para 17/05 em folha própria da UNIP (cedida pelo Profº)
- Entrega ficha de IPT
- Dissertem sobre crise de identidade de acordo com os conceitos de Stuart Hall e comentem sobre suas três concepções de sujeito.
- No capítulo 2 do livro "A identidade cultural na pós-modernidade, Stuart Hall fala sobre o nascimento e morte do sujeito moderno e a sua descentralização. Dissertem sobre o assunto.
T2 ->
O que o grupo entendeu sobre Nascimento e Morte do sujeito moderno?
PPE - Mª de Lourdes 10/05
Hoje ficamos no aguardo da aprensentação dos CANTOS TEMÁTICOS dos grupos, enquanto os grupos se preparavam, a profª passou as Orientações do Relatório do Estágio na lousa ( a xerox está disponível ).
2 Grupos se apresentaram, sendo:
2 Grupos se apresentaram, sendo:
- Movimento - grupo de Aline Akemi
- Música - grupo Rejane
sexta-feira, 7 de maio de 2010
PPOE - Elvira 07/05
Hoje trabalhamos o texto: Cap 4 - Plano Anual de Ação
Objetivo do texto: apresentação de uma estrutura do plano e o significado dos diferentes componentes
OBS: os planos semestrais e bimestrais seguem a mesma estrutura.
-> São subtítulos do capítulo
Descrição ( de acordo com o Projeto Pedagogico da escola )
Destacando duas qualidades do Plano Anual
Objetivo do texto: apresentação de uma estrutura do plano e o significado dos diferentes componentes
OBS: os planos semestrais e bimestrais seguem a mesma estrutura.
-> São subtítulos do capítulo
Descrição ( de acordo com o Projeto Pedagogico da escola )
Destacando duas qualidades do Plano Anual
- flexibilidade e viabilidade
CPEI - Ivan 06/05
Trabalhamos hoje o texto passado resumo na lousa:
A criança, quando chega à escola, já traz consigo os rudimentos da leitura e da escrita
Isso graças à faculdade mimética¹, inerente ao ser.
Ler e escrever é social. Aprendemos a ler e escrever antes de sabermos ler e escrever.
Que função social é essa?
¹ - Gebauer e wolf - Mimese na cultura
² - Texto será disponivel em Xerox
Aprender a ler e a escrever é sempre um conflito cognitivo
A criança, quando chega à escola, já traz consigo os rudimentos da leitura e da escrita
Isso graças à faculdade mimética¹, inerente ao ser.
Ler e escrever é social. Aprendemos a ler e escrever antes de sabermos ler e escrever.
Que função social é essa?
- Desenhar vem antes da escrita e é importante.
- Os signos da escrita são diferentes dos desenhos. Diferentes como?
- A psicogênese da leitura e da escrita identifica os conflitos e as hipóteses.
- Segundo Fortunado (2009)², é possivel motivar o gosto pela leitura.
O sistema escolar faz o contrário.
¹ - Gebauer e wolf - Mimese na cultura
² - Texto será disponivel em Xerox
TRABALHO
Mesa redonda dias 13 e 20/05
OE:METL - Jaqueline 06/05
Trabalhamos hoje o texto:
- O Ócio Criativo.
- Carta Internacional de Educaçãoe Lazer
Textos para próxima aula:
- Cap 2 - Liderando e motivando a equipe escolar
- Cap 20 - A Técnica Sociométrica e seu emprego pelo Orientador Educacional.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
PSCI - Isabel - 28/04
Trabalhos pode ser em GRUPO ou INDIVIDUAL -> Valendo 1 ponto cada ->
Entrega dia 26/05 dia da NP2
Hoje assistimos um documentário sobre Vygotsky.
Entrega dia 26/05 dia da NP2
- Método Clínico Piaget ( 2 experiências ) -> fazer RESUMO ( apostila Provas do Diagnósticos Operatório) .
- Livro: Os Cinco Estudos da Educação Moral , pag. 1 à 36 -> fazer RESENHA
Hoje assistimos um documentário sobre Vygotsky.
OE:METL - Jaqueline 29/04
Trabalhamos hoje o Texto: O Trabalho na Sociedade do Conhecimento
Depois a profª passou algumas questões sobre o texto para entregar para próxima aula.
- Explique o que é " credencialismo ".
- No que diz respeito ao trablaho, a empresa pode conseguir flexibilidade por 2 vias, a externa e a interna. Escreva sobre cada uma delas.
- Estamos em meio à Terceira Revolução Industrial. Explique do que trata essa Revolução.
- Explique o que é conhecimento operacional, profissional e científico.
- O que se espera do profissional hoje?
quarta-feira, 5 de maio de 2010
OJCC - Ana Lúcia - 04/05
A professora pediu para fizessemos uma resenha crítica de todos os 3 textos que vimos no bimestre passado, sendo: ( para ajudar na nota) para entregar na próxima aula 11/05
" O lúdico nos processos de desenvolvimento e aprendizagem escola "
" Usos, Costumes e Brincadeiras da Infância "
" Será que o brinquedo é educativo? "
OBS : Na resenha usasse a idéia do autor, mas com suas palavras ->
exemplo:NÃO fazer EU ACHO... e SIM -> PELA IDÉIA DO AUTOR, ou O AUTOR DIZ QUE...
Depois a professora trabalhou pelo power point o resumo do texto:
JOGOS COOPERATIVOS
Por fim a professora tirou dúvidas sobre a confecção dos jogos ( daqueles que a procuraram para isto )
" O lúdico nos processos de desenvolvimento e aprendizagem escola "
" Usos, Costumes e Brincadeiras da Infância "
" Será que o brinquedo é educativo? "
-> Fazer a resenha de cada texto e depois uma breve crítica, esse processo é feito para cada um dos e textos.
OBS : Na resenha usasse a idéia do autor, mas com suas palavras ->
exemplo:
Depois a professora trabalhou pelo power point o resumo do texto:
JOGOS COOPERATIVOS
Por fim a professora tirou dúvidas sobre a confecção dos jogos ( daqueles que a procuraram para isto )
PSE - Tarciso 03/05
O professor aprensetou um calendário das próximas aula e atividades, a seguir:
03/05 - estudo das aulas 8 e 9
10/05 - preenchimento das fichas IPT (Mª Efigênia)
17/05 - estudo das aulas 10 e 11
24/05 - NP2 - Mª de Lourdes
31/05 - NP2 - Tarciso
03/05 - estudo das aulas 8 e 9
10/05 - preenchimento das fichas IPT (Mª Efigênia)
17/05 - estudo das aulas 10 e 11
24/05 - NP2 - Mª de Lourdes
31/05 - NP2 - Tarciso
PPE - Mª de Lourdes 03/05
Trabalhamos um resumo que ela passou no power point em sala de aula do texto :
A tarefa do professor: ensinar ler e a escrever.
Fazer resumo das propostas 1ª a 4ª e um comentário no final de cada uma.
Referente ao texto: A tarefa do professor: ensinar ler e a escrever
A tarefa do professor: ensinar ler e a escrever.
Trabalho para próxima aula para entregar 10/05
Fazer resumo das propostas 1ª a 4ª e um comentário no final de cada uma.
Referente ao texto: A tarefa do professor: ensinar ler e a escrever
sábado, 1 de maio de 2010
Entrevista - Orientador Educacional - PPOE
- Qual o foco principal do OE?
- Que trabalho poderia ser feito nessa escola para evitar que todo problema de disciplina acabe em tranferência do aluno?
- E quanto ao aluno que está o ano inteiro em sala de aula e não aprende nada?
- Como o OE deve agir quando houver ofensa do profº aos alunos por preconceito?
- Como o OE deve agir quando observa a atitude dos profº que avaliam apenas o comportamento e deixa de lado as dificuldades dos alunos?
- Na prática, qual é a relação entre profº e OE? A procura é mútua?
- Como o OE posiciona-se com relação a ética profissional dos profº? Em que situação o OE pode aproveitar estas "situações" e atuar?
- Até que ponto o OE junto com a escola, considera uma atitude indisciplinar grave? Como isso é trabalhado em parceria com a família?
- Qual a postura do OE quando o profº rotula o aluno dentro de sua limitações?
- Como o OE deverá agir junto a família em casos de vandalismo na escola?
- Qual o papel do OE junto a equipe pedagógica mediante as drogas e o bulling? Quando abordado o assunto o que deve ser feito?
Assinar:
Postagens (Atom)