terça-feira, 31 de agosto de 2010

30/08 segunda-feira

DAS - Mª de Lourdes

Trabalhamos o texto : Administração, supervisão, organizaçao e funcionamento da educação brasileira de Paschoal Quaglio, a profª passou o texto e a explicação conforme apresentava os slides.

Ficou faltando o final do texto, mas será passado por e-mail.

MEMC - Tarciso 

Estamos fazendo um trabalho em classe que foi dividido em dois grupos, usando cartolina, números, palitos de sorvete e 5 folhas de papel colorido cortados em tamanho de 5X10 cm em quantidade de 10 recortes de cada cor de papel. Assim será montado este trabalho chamado "Construção de Valores", um exemplo de como podemos trabalhar a matemática com nossas crianças.
A cartolina é dividida como numa tabela, usa-se a cartolina no sentido em pé, deixa-se um parte para o título "Construção de Valores", depois são divididos em 20 quadrados, sendo 5 superiores e 4 na lateral,  são colocados os nº 1,2,3,4 e 5 , nos quadrados abaixo são colocados os numerais (nº escrito por extenso) , depois são colados os palitos de sorvetes conf a quatidade numeral e por fim os recortes de papel seguindo as cores (já estabecelidas) conforme cada número.
O profº leu a aula 4 e explicou, faltou apenas a ultima folha desta aula.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Charles-Michel de l'Épée - "Pai dos surdos".

Abade (monge) Charles-Michel de l'Épée (Versalhes, 25 de Novembro de 1712, em Versailles — Paris, 23 de Dezembro de 1789) foi um educador filantrópico francês do século XVIII, que ficou conhecido como "Pai dos surdos".


Trabalho Ecopedagogia

TRABALHO BIMESTRAL

Recortes de jornal ou revista (época/veja) sobre meio ambiente, ler e transformar a notícia para uma linguagem infantil (para que a criança possa entender o que ocorre naquelas informações). 
Para ser feito em sala de aula

27/08 sexta-feira

I:ATP - Elvira

Trabalhamos o texto: Desenvolvimento de Talentos e Altas Habilidades de Heith, Denise de Souza

Cap 6 - Avaliação Psicológica de alunos com altas habilidades
Cap 10 - O papel da família ...
Cap 12 - O papel da escola ...


Leiam o texto para aula: "O aluno com deficiência intectual"

ECOPEDAGOGIA - Mara Léa

  • Projeto reciclagem -> galões na entrada da UNIP para depósito de óleo usado dos alunos e comunidade envolta da UNIP (irá fazer divuldação)
  • Projeto reciclagem -> recolher bitucas de cigarros em tambor para transformar em papel  (conciêntização dos alunos e comunidade em volta da UNIP)

    26/08 - quinta-feira

    DAS - Mª de Lourdes

    Trabalhamos o texto: Revisitar minha ação supervisora de Mª Sylvia Simões Bueno

    PPSE - Célia

    Trabalhamos os estudos de caso da aula passada, a profª propôs que cada grupo analisasse (criticando o ponto de vista de cada um) a sugestão da solução dada do estudo de caso de outro grupo (apresentado em sala).

    25/08 quarta-feira

    LIBRAS - Marcelo

    Revisamos o Conceito Sócio Antropológico do Surdo e destacou algumas curiosidades:
    • Hoje alfabeto manual fica apenas no periférico da língua de sinais ( sabe-se que o alfabeto manual só existe por que existe uma língua oral)
    • Juan Pablo Bonet criou o primeiro alfabeto manual a fim de ensinar as crianças da época
    • Usa-se o alfabeto manual apenas para nomes e palavras que não estão inseridas na linguagem de sinais 
    • A língua de sinais não é universal, pois nasce dentro de uma comunidade surda e não é difundida para outras comunidades, por questões geográficas e culturais. ( Fonte de pesquisa -> LIBRAS apresenta dialetos regionais, salientando assim, uma vez mais, o seu caráter de língua natural. VARIAÇÃO REGIONAL: representa as variações de sinais de uma região para outra, no mesmo país, ou seja, dentro de um mesmo país há as variações regionais. VARIAÇÃO SOCIAL: refere-se à variações na configuração das mãos e/ou no movimento, não modificando o sentido do sinal.)
    • a língua de sinais é dividida em sinais: SINAIS ICÔNICOS - (fonte de pesquisa - Uma foto é icônica porque reproduz a imagem do referente, isto é, a pessoa ou coisa fotografada. Assim também são alguns sinais da LIBRAS, gestos que fazem alusão à imagem do seu significado). SINAIS ARBITRÁRIOS - (fonte de pesquisa - São aqueles que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam.)
    • A LIBRAS não depende da língua oral do país, mas a influencia.
    MALP - Célia
    Cap 2  - Textos Orais
    1. falar de várias maneiras
    2. prepara-se para falar
    3. preparar-se para fazer uma entrevista
    • falar de várias maneiras -> caracteriza-se pelo uso de palavras e expressões próprias de um determinada profissão. ex: médico, advogado, profº, corretor -> usa-se linguagem técnica
    • a mesma palavra em diferentes situações. ex: manga -> manga=fruta ou manga=de camisa/camiseta, colher -> colher=talher ou colher=colheita de plantação, planta -> planta=vegetação ou planta=arquitetura ou planta=do pé
    • falar não é dialogar -> Interação = com outras pessoas qdo participa de uma conversa. Orador = que trabalha com a oralidade, especialista em falar bem em público. Trovador = poeta popular - canta versos ao som de instrumentos musicais. Verso = linha de cada poema. Literatura de cordel = rimas que eram colocadas em cordões penduradas nas feiras. Lenda = narrativa escrita ou oral de caráter maravilhoso no qual acontecimentos são deformados pala imaginação ou poesia. Poema = Declamar poemas é falar com musicalidade. Estrofe = Grupo de versos de um poema. Rima = repetição de sons. Aliteração = representação das mesmas consoantes nos versos de um poema ou trava-línguas. Assonância = repetição das mesmas vogais. Paralelismo = versos parecidos no poema ex: E agora, José?. Simetria = combinação de palavras por repetição ou inversão dos versos. Entrevista = prepara-se para uma entrevista consiste em uma série de perguntas a uma ou várias pessoas para obter as respectivas respostas.
    Leiam para a próxima aula:
    O texto Tijolo - Tijolo 


      Juan Pablo Bonet

      Fonte: Wikipédia.

       
      Juan Pablo Bonet (1579-1633), foi um padre espanhol, educador e pioneiro na educação de surdos. Bonet publicou o primeiro livro sobre a educação dos surdos em 1620, em Madrid, com o título Redução das Letras e Arte de Ensinar a Falar os Mudos. Foi educador de Luís Velasco, um surdo, filho de Juan Fernandez Velasco, Condestável de Castela, para quem Bonet era secretário particular.
      O seu método, ao ensinar surdos, explicava que seria mais fácil ensinar o surdo a ler, se fosse usado um alfabeto manual (dactilologia). Um desses alfabetos já existia há cerca de 30 anos. No entanto, apesar do uso do alfabeto manual, Bonet proibia o uso da língua gestual (língua de sinais).




      Reducción de las letras y arte para enseñar a hablar a los mudos (Bonet, 1620):


      quinta-feira, 26 de agosto de 2010

      Fotógrafo cego tem exposição em São Paulo

      Evgen Bavcar é considerado um dos mais importantes artistas contemporâneos vivosp 

      Por Luiz Felipe Orlando

        Divulgação

      O fotógrafo esloveno Evgen Bavcar exibe 15 fotos em cores e preto e branco
      Filósofo, cineasta e fotógrafo, Evgen Bavcar é considerado um dos mais importantes artistas contemporâneos. Cego desde os 12 anos, ele foi um dos protagonistas do documentário Janela da Alma, de João Jardim e Walter Carvalho, em 2002, e tem agora uma exposição com 15 de suas fotos em São Paulo.

      Estética do (in)visível

      De 26/8 a 17/9. De segunda a sexta, das 9h às 21 h; sábados, das 9h às 16 h. 
       SENAC  -  R. Scipião, 67, Lapa, tel.: 3475-2200. 
      Grátis.

      quarta-feira, 25 de agosto de 2010


      Parque do Ibirapuera

      Conheca os pontos mais famosos 

      Maior parque da cidade completou 56 anos neste sábado (21/08).

      24/08 - terça-feira

      I:ATP - Elvira

      Trabalhamos a continuação da aula 1 da ementa - com o texto " Igualdade e Diferença na Escola:Como Andar no fio da Navalha", fizemos um estudo dirigido com a marcação do texto resumindo-o, orientado pela professora.

      PAPPE - Scarlett

      A professora FALTOU

      terça-feira, 24 de agosto de 2010

      Comportamento na Educação


      Alunos ruins recebem menos atenção que os bons


      Numa pesquisa realizada por Andréia Osti da UNICAMP mostra:
      •  a imagem negativa que os professores têm sobre o aluno com dificuldade, responsabilizando-o pela situação sem considerar a correspondência entre o seu trabalho e o desenvolvimento dele.
      • a imagem positiva sobre os bons alunos e atribuem o sucesso dos melhores a si, à família e ao próprio estudante.
      Resultado:
      • os dois grupos de alunos ("bons e ruins") percebem que o profº dá mais atenção ao bom aluno.
      • o aluno com dificuldade tem uma perspectiva muito negativa sobre si próprio.
      fonte: Nova Escola de 08/2010

      23/08 segunda-feira

      DAS - Mª de Lourdes

      Hoje trabalhamos a continuação da aula anterior com o texto Cap 1 - A ação supervisora e a construção do projeto de avaliação escolar, parte 5 - A supervisão e a construção do Projeto Pedagógico.

      Depois a profª passou algumas questões para entregar (individual), sendo:
      • 2 questões na lousa 
      • 8 questões elaboradas por ela em uma folha
      Na Lousa:
      1. A supervisão ajuda a construir o projeto pedagógico?
      2. A supervisão pode ou não levar alguma colaboração à Unidade escolar, na medida que se coloca como parte integrante da equipe escolar?
      Texto para próxima aula:  Revisitar minha ação supervisora

      MEMC - Tarciso

      Trabalhamos a aula 3 destacando:
      • as teorias comportamentalista - Behavioristas com Pavlov (experiências com animais/condionamento), Skinner (com a inexistência do livre arbítrio), 
      • teorias cognitivas com Bruner , Ausubel, Vigtsky e Piaget
      • destaque para item do Cap 1 - A construção do número operatório até a página 3 com números e numerais.

      domingo, 22 de agosto de 2010

      Isto é Política ?


       Palavras do Tiririca no programa eleitoral 2010.

      "- O que faz um deputado, na verdade eu não sei, vote em mim que depois eu te conto... pior que tá não fica, vote TIRIRICA."

      Sinceramente, estou com medo do futuro de nosso País. 
      Para ser professora nas creches era necessário o magistério, hoje é necessário no mínimo formação universitária..., para trabalhar na coleta de lixo na prefeitura é necessário 9º ano + super hiper condicionamento físico..., para entrar em qualquer empresa é preciso estar devidamente capacitado, mas, para trabalhar como deputado é necessário no mínimo ser humorista, jogador de futebol, mulher fruta, Zé das Couves etc.
      Quando a política será tratada com respeito?
      Como teremos um futuro baseado na educação?
      Cadê o preparo dos que se colocam como candidatos?
      E a credibilidade dos Partidos Políticos?

      Me sinto desrespeitada como cidadã brasileira. Lamento!  



      21ª BIENAL

      Bienal do Livro de São Paulo

      12  a  22  de Agosto, das 10H às 22H
      no Anhembi.


      Fui a Bienal do Livro no dia 21 à tarde com meus 2 filhos, sinceramente, quase tive um treco! Quanta gente! Parecia a entrada de um show, milhares de pessoas. Homens, mulheres, jovens e crianças, sem contar com os idosos... fiquei com medo de tumulto, uma fila completamente desordenada e alguns profissionais tentando alertar...- professores por aqui!!!! - quem estiver com crianças pequenas, por aqui!!!! Que sufoco! Quando finalmente conseguimos entrar, comprar meu ingresso, andamos a passos de gueixa pelas ruas e avisei meus filhos -se por acaso se perderem, fiquem em baixo da letra que indica a rua B, logo na entrada. Começamos a nossa jornada, meu filho + velho logo começou a passar mal com a aglomareção ... tentamos observar os stands (que por sinal estavam lindos e muito atrativos), mas, sem chance, era fila para tudo quanto era lado...pra  entrar nos stands, pra comer, pra tomar sorvete, pra sentar, pra andar e até pra sair....socorro!!!
      Não conseguimos ficar mais que 1 hora lá dentro, além de tudo esqueci meu celular em casa e tive que pedir um celular emprestado a um casal que foi maravilhoso e super educado, para ligar e avisar meu marido que viesse nos buscar. Para finalizar ainda fui entrevistada por uma emissora que não lembro o nome - agora sou famosa (aguenta!!!)
      Com certeza na próxima irei de dia de semana e logo no começo.
      Beijos a todos...

      Saiba como se prevenir da Influenza A/H1N1


      Pais e Professores, 
      esclareçam as crianças e protejam-se também da gripe provocada pelo vírus influenza A/H1N1.

      O que é a Influenza A/H1N1?
      É uma doença transmitida por um novo vírus da mesma família que transmite a gripe.

      Como se transmite essa gripe?
      A transmissão acontece de pessoa para pessoa. Pode ocorrer facilmente, através de tosse ou espirros das pessoas infectadas, ou tocando objetos contaminados com o vírus influenza e depois tocando a boda, os olhos ou o nariz.

      Quais são os sintomas?
      Os sintomas da gripe influenza A/H1N1 são parecidos com os da gripe comum: febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas também podem ter diarreia e vômitos.

      Fique atento!
      A criança não deve ir à escola, se estiver com esses sintomas. Procure um serviço de saúde.

      O que fazer para se prevenir?
      • Cobrir sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir
      • Usar lenços de papel e, em seguida, jogar no lixo.
      • lavar frequetemente as mãos com água e sabão, especialmente ao tossir, espirrar e limpar o nariz.
      • Evitar tocar ou levar as mãos à boca ou aos olhos.
      • Evitar aglomerações ou locais pouco arejados.
      • Manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis.
      • Não compartilhar objetos (copos, canudos, talheres, etc.)
      + Informações, ACESSE:

      20/08 - sexta-feira

      I:ATP - Elvira

      Assistimos a partes do filme "Como estrelas na terra, toda criança é especial", (um filme que nos faz pensar nas atitudes de certos profissionais da educação e da família em relação a discriminação, desrespeito e descaso em relação as diferenças e possíveis dificuldades que algumas crianças tem no caminho do aprendizado, de contrapartida o belo exemplo da ação de um professor pouco valorizado por seus colegas de trabalho, mas, que tras a vida para a criança em questão.)

      A profª colocou na lousa, questões para refletirmos enquanto o filme passava:
      • qual a deficiência?
      • como a deficiência se caracterizava?
      • como os pais lidam com ela?
      • como a escola lida com ela?
      "Incluir é aceitar as diferenças e trabalhar as potencialidades"


      ECOPEDAGOGIA - Mara Léa

      Foi apresentado em slides: "Você tem problemas?", nele vimos primeiramente o telescópio Hubble, depois a Estação Espacial Internacional, a Terra (linda!) vista da Estação, várias galáxias, nebulosas, planetas e por fim uma comparação do tamanho da Terra em proporção ao de outros pontos do Universo, como o Sol e outras, onde até este se torna ínfemo quando se trata de grandeza. Realmente somos um grão de areia ou até digo que somos nada em relação ao Universo, por isso a mensagem passada é que devemos repensar nossos problemas... qual a importância real deles na nossa vida, se devemos olhar para frente ao invéz de ficarmos parados tentando resolver algo não trará nada de positivo e não irá acrescentar nada em nossas vidas e na vida de nosso planeta.

      19/08 - quinta-feira

      DAS - Mª de Lourdes

      Trabalhamos o texto Cap 1 - A ação supervisora e a construção do projeto de avaliação escolar do livro Administração e Supervisão Escolar: questões para o novo milênio de Machado e Maia. Pioneira 2000

      Foi passado um resumo por e-mail

      PPSE - Célia

      Trabalhamos em sala com estudo de caso pertinente a Supervisão Escolar, a profª pediu que escolhessemos 1 caso e que como supervisoras pudessemos dar um direcionamento a situação enfrentada naquele ambiente escolar. Depois transcrevemos o nosso direcionamento e entregamos para a profª com nome e RA. (em duplas), a profª também nos forneceu um texto "Supervisão Escolar e a Prática"

      18/08 quarta-feira

      LIBRAS - Marcelo

      O que impulsionava o pensamento da época...

      E.S. (Exlusão Social)
      • não falava->não confessava->cheio de pecados=alma mortal->sem valor
      • não falava->não pensava->não é igual a Deus->sem direitos
      • acreditava-se que era impossível o surdo aprender
      S.S. (Segregação Social)
      • descobre-se que o pensamento não dependia da fala
      • a herança não podia ser dada aos filhos surdos
      • os surdos nobres começaram a aprender a 1ª linguagem manual (ABC)
      • o surdo pode aprender, mas, era considerado um "doente" social (era marginalizado), depois tentaram ensiná-los a falar em nossos padrões (com oralidade)
      • Havia 3 conceitos (considerando-se questões sociais e não físicas):
      1. Visão Clínica do Surdo e da Surdez
      2. Visão Medicalizada do Surdo e da Surdez
      3. Visão Terapêutica do Surdo e da Surdez
      I.S. (Integração Social)
      • podiam participar das mesmas coisas que todos, mas continuava sendo um "doente" social, o "remédio" era a oralidade e a "cura" era a integração na sociedade (muitos ficaram traumatizados por causa da oralidade forçada)
      • conceito ou visão clínica/medicalizada/terapêutica do Surdo e da Surdez ainda presente
      I.S.(Inclusão Social)
      • O conceito clínico não migrou
      • Conceito Sócio Antropológico do Surdo e da Surdez, não o via como "doente" social e sim com diferenças linguísticas e culturais a serem consideradas dentro de nossas práticas sociais ouvintes
      • nessa nova consciência haviam 2 argumentos:
      1. C.S.A. (Conceito Sócio Antropológico), existe uma comunidade surda com língua e cultura própria e a sociabilização do surdo é na própria comunidade surda.
      2. a criança que tem acesso a LIBRAS desde que nasce (filho de pais surdos) tem o seu desenvolvimento cognitivo, acadêmico/letramento e desenvolvimento emocional compatíveis a de uma criança ouvinte da mesma faixa etária (na escola) ou seja, a LIBRAS auxilia o desenvolvimento da criança surda em todos os níveis de desenvolvimento.
      MALP - Célia

      Trabalhos em sala de aula com o texto "A comunicação oral", onde a profª dividiu-o em partes e distribuiu aos grupos presentes, a partir daí destacamos os conceitos mais importantes e apresentamos à classe.
      • a conversa - Andrea
      • como falar e se entender - Andrea
      • conversa em várias situações - Keila
      • formas de tratamento - Keila
      • as formas de comunicação oral - Jullie
      • as perguntas - Jullie
      • explicar e aprender - Regiane
      • as instruções - Regiane
      • as opiniões - Daniela
      • agir com palavras - Daniela
      • outras formas de comunicação - Natalia

      O meio X Educação


      Alunos mostram os pingentes - Foto: Antero Gomes / Extra
      O MEIO QUE INFLUENCIA A EDUCAÇÃO !




      Moda perigosa nas escolas

       

      Estudantes usam pingentes que imitam armas em escola pública

      Dois garotos se destacam na Escola Municipal Calouste Gulbenkian ostentando, em seus pescoços, grossos cordões com réplicas de revólveres e fuzis sob as formas de pingentes de prata ou mesmo de plástico.

      A cena, flagrada pelo EXTRA, é reveladora: estudantes fazendo apologia às armas utilizadas por traficantes nas redondezas.
      OBS: O colégio está localizado próximo a quatro unidades da polícia: 6ª DP, Academia de Polícia Civil (Acadepol), o 1º BPM (Estácio) e o Batalhão de Choque da Polícia Militar.
      O colégio recebe crianças e jovens de comunidades carentes como o Morro da Mineira. A perigosa, a moda já atraiu até meninas.

      Sem motivo
      X., de 13 anos, sustenta na altura do peito, próximo ao símbolo da prefeitura no uniforme, a miniatura de um fuzil AR-15.

      Moro em uma comunidade carente, mas uso só (o pingente) para brincar. Na escola, eu ponho o pingente para dentro da camisa. Quando saio, coloco para fora — contou o estudante.


      — Não sabia que ele usava isso, não. Ele é um menino muito tranquilo. Vou verificar e mandar tirar — disse a mãe do adolescente.

      Alunos usam pingentes com forma de armas - Foto: Antero Gomes / Extra 

      Para a socióloga especializada em violência em escolas, Miriam Abramovay, a prática dos jovens estudantes reproduz um comportamento muito valorizado na sociedade.

      — A arma é um símbolo de masculinidade, de poder. Infelizmente, a escola não está conseguindo dar um outro modelo a essas crianças — afirmou a socióloga.

      Meninas também usam
      Símbolo de masculinidade ou não, a perigosa brincadeira já atraiu também as meninas. Y., de 15 anos, guarda em casa um pingente de uma fadinha segurando uma pistola.

      — Ganhei de um amigo. Vi no pescoço dele. Trouxe para a escola uma vez, mas a minha mãe brigou comigo. Ela disse que eu não era mulher de bandido para usar esse pingente — afirma Y, uma desinibida adolescente.
      Jovem leva soco
      O caso de Z. , de 16 anos, quase ultrapassa os limites da brincadeira. Ele disse que, um dia, andava com um pingente reproduzindo um fuzil 762, nas proximidades de casa, quando foi parado por policiais militares.

      Eles me deram um soco no peito. Perguntaram se eu era bandido. Então, levaram-me até o meu pai, que disse que eu não podia usar o pingente, mas afirmou também que eles não podiam me bater. Desde então, não uso mais nada — diz Z.

      Sem conhecimento

      A Secretaria municipal de Educação informou que a direção da escola não tinha conhecimento de alunos usando esse tipo de acessório. Agora, a ideia é começar uma campanha de orientação, como medida de prevenção, para evitar o uso desses pingentes.

      Enviado por Antero Gomes ao www.extra.globo.com/geral/casosdecidade em 21/08/2010
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      sábado, 21 de agosto de 2010

      COMO ESTRELAS NA TERRA Toda Criança é Especial

      2r4lddw Como Estrelas Na Terra Toda Criança É Especial

      Gênero:Drama
      Ano de Lançamento:2007

      (Sinopse)  "Taare Zameen Par" – filme da produção de Bollywood – conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema  educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida… e a filosofia do internato é a de disciplinar cavalos selvagens. Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver. O filme é uma obra prima do até então ator e produtor Aamir Khan.

      quarta-feira, 18 de agosto de 2010

      17/08 terça-feira

      I:ATP - Elvira

      Trabalhamos as 6 dimensões da deficiência:

      deficiência 
      1. visual
      2. física
      3. auditiva
      4. mental
      5. superdotada
      6. hiperatividade com
      • criança índigo
      • leiga
       Revisão - Mantoan

      - O que é inclusão? Cuidar das diferenças das crianças com olhos na potencialidades
      - Porque incluir? Filosófico: direito do indivíduo. Político: Tornaram-se cidadãos
      - Como? Convivência com a família, escola e sociedade
      OBS: a escola se adapta a criança e não o contrário.

      Mazzota: (conf.texto)
      • (ele dizia) - existia um clima favorável -> 1988
      • convenção de Salamanca 
      • história : mitos religiosos sore a diferença/imperfeição
      • só as iniciativas particulares
      Carta de apresentação

      Através desta carta, faremos uma visita em uma escola/instituição que tenha inclusão (em dupla), faremos na semana que vem algumas questões para usa-las na entrevista e depois faremos um relatório.

      Filme
      dia 20/08 assistiremos um filme: "Como as estrelas, na terra todas as crianças são especiais"

      PAPPE - Scarlett

      Trabalhamos sobre:

      Organização é? ato ou efeito de organizar uma empresa, um conjunto de regras adotadas para composição ou funcionamento de instituições (normas), tem caráter instrumental/ normativo
      Intiuição é? É um mecanismo social que controla o funcionamento, tem princípio organizacional, toda instiuição é uma organização, mas nem toda recíproca é verdadeira, expressão utilizada para designar a organização instituida. (são instrumento p/ promover mudanças sociais / usa de regras estabelecidas, mas, não dita regras, ela é ação)
      Diretor? Decide
      Gestor? Compartilha descisões (estratégias, tática)

      Lição de Casa:

      Leiam o texo "A unidade Escolar" e a partir da página 43 pesquisem: Quais são os 3 grandes modos de encarar a escola..?

      16/08 - segunda-feira

      DAS - Mª de Lourdes

      A profª apresentou em slides o resumo da "Proposta e Plano de Trabalho - Um novo modelo de supervisão", explicando e trabalhando-o com a classe.

      MEMC - Tarciso

      Trabalhamos a aula 2 - com leitura e explicação sobre a importância da utilização do modelo do PCN, ensino fundamental de 1ª a 5ª série, matemática - objetivos gerais e ciências - objetivos gerais.

      domingo, 15 de agosto de 2010

      Tudo sobre Matemática do 1º ao 5º ano

      Sujestão de Leitura para MEMC - Tarciso

      87
      planos
      de aula
      +
      41
      vídeos explicativos
      +
      43
      reportagens
      e entrevistas
      +
      9
      jogos e animações
      =

      180 links imprescindíveis

      Organizamos 180 páginas com conteúdo especialmente produzido para você se aprofundar nas práticas pedagógicas e fundamentos que atualmente orientam o ensino e a aprendizagem da Matemática. Dividido nos blocos de conteúdos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o material reúne vídeos, textos, jogos e sequências didáticas para os primeiros anos do Ensino Fundamental. Boa leitura!

      Acesse:
      http://revistaescola.abril.com.br/matematica-especial/

      13/08 sexta-feira

       I:ATP -> Elvira

      Trabalhamos hoje o texto: " Inclusão Escolar: O que é? Porque? Como fazer? de Mantoan, depois a profª pediu que formasse-mos grupos, depois foi escrito na lousa a conclusão de cada questão por grupo e entregamos em forma de trabalho.

      Na lousa as respostas das questões conf. o texto:
      O que é? - Incluir é mais que integrar, é contar com o sujeito em toda sua especificidade, igualdade e diferença, dotando-se de recursos especiais para desenvolver as suas potencialidades.
      Porque? - Por questão de direitos humanos, todos são iguais perante a lei. - Foco das questões das iniciativas inclusivas:
      1. Identificação X Diferença
      2. Questões de mudanças
      3. Questão legal
      Como fazer? - Incluir o aluno através da convivência, mesmo com suas diferenças, num trabalho coletivo dentro da especificidade da criança com proposta pedagógica adequada sem discriminação e proporcionando atividades que envolvam aspectos físicos, psicológicos e integração

      OBS: Para quem for fazer o TCC sobre Inclusão, a profª sugeriu a bibliografia de MAZZOTA

      ECOPEDAGOGIA -> Mara Léa

      Falou sobre o TI (trabalho integrado) que substituirá a PII

      Lição de Casa:
      Trazer para próxima aula 2 recortes de jornal (ou revistas época e/ou veja) colados em folha de sulfite sobre questões ambientais (positivas ou negativas). Pode também pedir para um parente distante  mandar um recorte deste mesmo tema só que de regiões diferentes do nosso país (exemplo: Nordeste, Norte, Sul, Centro-oeste etc) para que verifiquemos as diferenças das necessidades e problemas de cada região do Brasil.

      Conversamos sobre a importância da postura do pedagogo nos variados ambientes, seja de trabalho e/ou de estudo.
      A profª nos forneceu a ementa e um texto sobre a Carta da Terra, onde na próxima aula trabalharemos.

      Sugestão de AACC - Saraiva Conteúdo



      16 AGO  Noite de autógrafos com John Boyne para lançamento do livro Palácio de inverno, Companhia das Letras / Saraiva MegaStore Shopping Pátio Higienópolis | Horário: 19:30

      Neste romance, um garoto de dezesseis anos é catapultado dos grotões da Rússia para o fausto da corte imperial. Ali, por quase três anos, irá testemunhar, do olho do furacão, eventos que alteraram por completo os rumos da história do século XX. Boyne é autor de sete romances e foi traduzido em mais de trinta línguas. O menino do pijama listrado, conquistou dois Irish Book Awards, vendeu ...







      quinta-feira, 12 de agosto de 2010

      DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005.
       
      O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto na Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, e no art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000, DECRETA:


      Estímulo a Leitura


      9  FORMAS  DE  ESTIMULAR  A  LEITURA

      Faça como Ziraldo: Icentive seu filho a ler sempre. Tudo! Livros, gibis etc.

      1 Leia sempre. É bom para você e excelente para seu filho, que seguirá seu exemplo naturalmente
      2 Leia e conte histórias desde que ele for bebê - pesquisas comprovam que o contato com narrativas melhora o desempenho escolar no futuro. É importante usar a emoção.
      3 Dê livro, revistas e gibis de presente para ele e para os amigos
      4 Deixe os livros ao alcance das mãos para que ele folheie, veja as figuras e invente histórias
      5 Reserve um horário do dia para a leitura e transforme esse tempo em um momento de preazer - pode até estourar pipoca!
      6 Comente o livro com ele e o incentive a contar a história a alguém
      7 Repita a leitura do mesmo livro quantas vezes ele quiser
      8 Leve-o para explorar as bibliotecas e livrarias próximas de sua casa
      9 Estimule atividades que precisem da leitura - jogos, receitas, mapas


      Biblioteca básica:  www.educarparacrescer.com.br/livros

      Fonte: Nova Escola


      Ecopedagogia



      SE VOCÊ NÃO QUER FAZER NADA, ÓTIMO:
      NÃO ACENDA NEM A LUZ.


      O desperdício de energia gera um gasto de R$ 3,3 Bilhões por ano no Brasil.



      PEQUENAS ATITUDES    GERAM    GRANDES MUDANÇAS:





      Fonte: Nova Escola


      11/08 - quarta-feira

      LIBRAS -> Marcelo

      Trabalhamos as diferentes fases (são 4) da Inclusão do Surdo na Sociedade

      E.S. (Exclusão Social)
      • pela língua
      • pensamentos da época: se não fala, não pensa, se não pensa, não é humano e portanto não tem direitos
      • pensavam que não havia possibilidade de educação para os surdos
      • não havia interese para ensiná-los
      • os surdos fora da sociedade
      S.S. (Segregação Social - séc. XVIII)
      • escolas terapêuticas e não pedagógicas
      • queriam ensinar o surdo a falar
      • pequena parte dos surdos inseriam-se na sociedade
      I.S. (Integração Social - 1960)
      • o sujeito tinha que se adaptar a sociedade a qualquer preço
      • pequena melhora na inserção do surdo na sociedade, mas ainda está longe de ser satisfatório
      I.S. (Inclusão Social - 1980)
      • a sociedade se adapta ao sujeito em todas as práticas sociais
      • uma sociedade ampla onde insere o surdo respeitando sua cultura e sua língua 
      • a escola reconhece que o surdo é diferente e que há necessidades de ser bilíngue (LIBRAS + Escrita) e de tradutor/interprete.
      • respeito mútuo de culturas e direitos-> Surdos e Ouvintes
      • não forçar a adptação de ambos -> Surdos e Ouvintes
      No fim da aula o prof. nos ensinou alguns gestos de LIBRAS ( muito bom! ) 

        MALP - Célia

        Ao professor
        "Salvar nossas cores é salvar nossas vidas"
                                           Catarina Gonçalves

        Falou sobre a ementa e que trabalharemos com Vygotsky, Piaget e Teberosky

        Na lousa:

        Conceituando o letramento

        Letramento - foco nos aspectos sócio-históricos da aquisição da escrita em uma sociedade
        Alfabetização - foco na aquisição da escrita

        Piaget -> preocupação em explicar como a criança pensava e interagia com o mundo, com as pessoas para adquirir conhecimento. (interação do sujeito com o objeto - "EQUILIBRAÇÃO")

        Vygotsky -> investigou o desenvolvimento das capacidades intelectuais superiores do homem e identificou a linguagem como fator principal do crescimento. (ZDP = Zona de Desenvolvimento Proximal - REAL -> capacidade que o sujeito já adquiriu, POTENCIAL -> estão em processo de realização)

        Ferrero -> esclarece que o que faz com que as crianças reconstrua o código linguístico não é o cumprimento de tarefas repetitivas ou o fato de conhecer as letras e os símbolos, mas, a compreensão de como funciona o CÓDIGO.

        A prof. distribuiu um texto e lemos em sala de aula:
        "Organizando as classes de alfabetização: Processos e Métodos."
                                                    Mª das Graças de Castro Bregunci

        10/08 - terça-feira

        I:ATP -> Elvira

        Falou sobre a disciplina e trabalhos.
        Para dia 13/08 faremos um trabalho em classe (grupos de até 6) com texto de Mantovan, Inclusão Escolar: Pontos e Contra-pontos (Inclusão Escolar: O que é? Como fazer?)

        OBS: Marcou datas de trabalhos com filmes (em grupos), já foram destinados as datas e os filmes conforme serão dadas as aulas (tudo sobre Inclusão), verifiquem com seus grupos de classe, quais são as datas e os filmes selecionados.  
        Vimos na aula de hoje:
        Cap. I - Atendimento educacional aos portadores de deficiência

        Os textos já estão disponíveis.


        PAPPE -> Scarlett

        OBS: Háverá mudanças nos conteúdos da disciplina e provelmente no nome

        A prof. trabalhou as questões:
        O que é ser gestor?
        Que competências deve ter?
        e comentou sobre a contrução de Projeto Político Pedagógico (que ao final do semestre faremos um com uma escola fictícia)
        Explicou sobre:
        Proposta Pedagógica (geral) ->  Plano Escolar (detalhado)  ->  Plano de aula (docente)

        Texto para próxima aula
        "A unidade escolar"

        LIÇÃO DE CASA -> Pesquisa, para próxima aula:

        1. Será que existe diferença entre ORGANIZAÇÃO e INSTITUIÇÃO?
        2. O que é organização e instituição?
        3. Uma escola será instituição e/ou organização?
        4. Qual a diferença entre Diretor e Gestor?
        5. Qual a intenção?

        Textos já estão disponíveis.

        09/04 - segunda-feira

        MEMC -> Tarciso

        Falou s/ a ementa, LDB e PCNs.
        Já estão disponíveis as aulas 1, 2 e ementa.
        Trabalharemos as diferentes metodologias de matemática e ciências.

        Lição de Casa:
        Pesquisar diferentes metodologias de ensino da matemática e ciências

        DAS -> Mª de Lourdes

        NÃO TIVEMOS AULA

        04/04 - quarta-feira - Início das aulas

         
        3º e 4º Semestres

        MALP -> Célia 
        A prof. comentou sobre a disciplina e conversou com os alunos presentes em sala de aula, postou uma mensagem na lousa..
        "Lembre-se que seus alunos ainda estão aprendendo e desenvolvendo-se. Seja paciente com mentes e espíritos em crescimento" 
        Karen Kafatiasz 

        DAS -> Mª de Lourdes
        Falou s/ a ementa e a disciplina e escreveu na lousa sobre o DAS...
        "O desempenho da ação supervisora nas Diretorias de Ensino, Coordenadorias e Unidades Escolares. A ação supervisora para a promoção do ensino de qualidade. Contribuição para p aprimoramento do trabalho dos docentes e gestores escolares."


        terça-feira, 10 de agosto de 2010

        ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA 
        AGOSTO/10 
        Para se inscrever no Programa, clique na opção candidato, na lista do lado esquerdo da tela. Esta opção permite consultar a quantidade de bolsas por Instituição de Ensino e curso, e a quantidade de vagas por Diretoria de Ensino e por Escola.

        Para proceder a inscrição do cadastro, clique em Cadastro de Candidato e preencha todas as informações de todas as páginas do cadastro. Para quem já está cadastrado no site, basta prteencher os campos CPF e senha, para acessar a sua ficha cadastral. Se você esqueceu sua senha, encaminhe um e-mail para escoladafamilia@fde.sp.gov.br.

        Após o cadastramento, imprima o protocolo de inscrição e siga as orientações nele contidas.

        Qualquer dúvida, entre em contato com a Central de Atendimento da FDE, através do telefone 0800 777 0333 ou escreva um e-mail para escoladafamilia@fde.sp.gov.br.

        Acompanhe os prazos de cada etapa, relacionados abaixo. Para saber o resultado da classificação, entre no seu cadastro com seu CPF e senha a partir da data prevista e consulte o seu status na sua ficha cadastral.

        Cronograma agosto de 2010:

        03 a 13.08.10 - inscrição de novos candidatos à bolsa de estudos;

        03 a 17.08.10 - prazo para entrega da documentação pelos candidatos nas Diretorias de Ensino;

        03 a 20.08.10 - aprovação no site das fichas de inscrição dos novos candidatos pelas Diretorias de Ensino e pelas Instituições de Ensino Superior;

        23.08.10 - processamento da classificação e divulgação dos resultados para as Diretorias de Ensino;

        23 a 31.08.10 - encaminhamento pelas DEs dos bolsistas classificados para início das atividades nas escolas em 04/09/10;

        26.08.10 - divulgação dos resultados para os candidatos;

        04.09.10 - apresentação e início das atividades nas escolas dos novos bolsistas;

        http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/default.asp

        sexta-feira, 6 de agosto de 2010


        Seja feliz sempre !!!


        Exemplo na Educação

        Cuidado com o exemplo que você dá a seus filhos



        A linguagem positiva ajuda na criação
        fonte: destakjornal

        É possível identificar os tipos de pais existentes analisando as respostas e as atitudes que oferecem aos filhos.

        CUIDADO

        • Pais X Autoritarismo -> que temem perder o controle da situação e acaba utilizando gritos  ameaças
        • Pais X Sentimentalismo -> que geram sentimento de culpas nos filhos com liguagem negativa
        • Pais X Sermões -> que dão longos sermões e esperam que aprendem com a própria experiência
        DICAS
        • Vigie sua atitudes
        • Utilize linguagem positiva
        • Permita que as crianças cresçam com os próprios erros e acertos


        Quer saber + ACESSE:  www.feiraguiadoestudante.com.br

        quinta-feira, 5 de agosto de 2010

        Teste da Orelhinha ajuda a previnir a surdez no seu bebê

        Teste da orelhinha


        Exame feito na maternidade ajuda a prevenir a surdez no seu bebê


        Luana Martins
         
        Agora é lei: o exame chamado Emissões Otoacústicas Evocadas, conhecido como "teste da orelhinha", é obrigatório e gratuito em todos os hospitais e maternidades, nas crianças nascidas em suas dependências. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei, que foi publicada hoje no Diário Oficial.
        De cada mil crianças que nascem, até três podem vir ao mundo com surdez. 
        E este número aumenta para seis no caso de prematuros. As implicações de uma perda auditiva na infância são muito graves, já que o próprio aprendizado da linguagem e da fala fica prejudicado. Quando descobertas há tempo, muitas perdas auditivas podem ser revertidas ou mesmo curadas sem nenhuma conseqüência séria para o desenvolvimento do pequeno. “Até os seis meses de vida, as deficiências auditivas podem ser tratadas sem prejuízos para a linguagem. Entretanto, o que ocorre é que a maioria dos pais só percebe a surdez quando nota que o filho, já com três ou quatro anos de idade, não fala”, revela Nara Lígia Luchi, fonoaudióloga da AudiCenter, em São Paulo
        “Uma das maiores conseqüências da perda auditiva se dá no desenvolvimento da linguagem. Como a criança se encontra em um período de aprendizado, tudo que ela recebe de sons é de extrema importância”. Antônio Douglas Menon, otorrinolaringologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, afima que o diagnóstico precoce é muito importante: “Quanto mais cedo os problemas auditivos forem detectados, maiores as chances de uma reversão ou menores os impactos no desenvolvimento dessa criança”.

        Teste da Orelhinha

        "Triagem auditiva neonatal", também conhecida como “teste da orelhinha”, é um exame realizado ainda na maternidade que serve para detectar o funcionamento do ouvido, mas os médicos alertam, pois, só o teste da orelhinha não é suficiente. “A triagem auditiva não dá o grau de perda da audição nem aponta a causa”, observa Nara. Por isso, outros exames mais sofisticados também devem ser considerados. “São eles que irão mostrar o local exato e o grau da perda”, acrescenta a fonoaudióloga. E Antônio completa: “Detectada a perda auditiva, a criança deve ser levada para um serviço de otologia infantil e ser reanalisada, através de avaliações clínicas e instrumentos com imagem, dependendo da lesão”. Se houver casos de surdez na família, a criança deve ser acompanhada durante todo o primeiro ano de vida, pois pode desenvolver uma perda auditiva nesse período.

        Saiba + sobre a reportagem, ACESSE:

        http://msn.bolsademulher.com/familia/teste-da-orelhinha-56382.html
           
        FEIRA DAS PROFISSÕES



        A 4ª edição da Feira das Profissões acontece nos dias 5, 6 e 7 de agosto, na Universidade de São Paulo (USP). Universitários apresentam cursos e atividades desenvolvidas no campus aos alunos do ensino médio e de cursos pré-vestibular.
        São 55 estandes onde os estudantes terão contato com diversas possibilidades de orientação profissional e vocacional, inclusive dinâmicas, desenvolvidas pelo Instituto de Psicologia.

        Para visitar a feira é preciso se inscrever pelo site:
        www.usp.br/prc  até o dia 7 de agosto.

        Mais informações: 3091-3513 ou 3091-3511.
        Endereço: Centro de Práticas Esportivas da USP / Praça 2
        Rua Prof. Rubião Meira, 61, módulos 1 e 2

        Serviço de Orientação Profissional do Instituto de Psicologia da USP

        O Inst. de Psicologia da USP faz atendimento gratuito de orientação vocacional na Cidade Universitária, na capital. São cerca de 1.000 vagas por semestre. As inscrições para o ano que vem podem ser feitas a partir de março de 2011.

        Endereço: Avenida Professor Mello Moraes, 1721 BLOCO D
        Tel./fax: (11) 3091-4174
        www.ip.usp.br

        Quer saber + sobre a reportagem, ACESSE:

        fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/08/universitarios-e-especialistas-orientam-estudantes-na-escolha-profissional.html

        segunda-feira, 2 de agosto de 2010

        Depoimento de ''FELIPE'' sobre Bullying no Altas Horas

        Campanha contra o BULLYING (Cidadania) - TV Globo (2010)


        Bullying



        É um assunto muito importante e merece toda a atenção da sociedade.

        1) Você sabe o que significa a palavra “bullying”?
        Intimidação, agressão verbal e/ou psicológica.
        2) E quem tem sofrido?
        Crianças e adolescentes. 
        3) Quem tem praticado esses atos?
        Colegas da mesma idade. 


        O apresentador do programa Altas Horas, Serginho Groisman, lançou uma campanha contra o bullying. Desde então tem conversado com pessoas que foram vítimas desta violência. O apresentador também gravou um vídeo sobre o assunto, que é exibido durante a programação da TV Globo. “O primeiro passo é o adolescente falar e ver que não está sozinho. É muito difícil e os jovens se sentem mesmo muito sozinhos”, disse.

        A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa falou sobre o tema. Ela explicou que o adolescente que pratica o bullying tem chance maior de se tornar um adulto com tendência à violência. “Os agressores crescem e, ao crescer, se tornam os maridos que espancam as mulheres, que brigam no trânsito, então é importante se combater isso ainda na escola. Mas nem toda criança ou adolescente que pratica o bullying é um psicopata. Na verdade, é a minoria. Muitas crianças não têm limites em casa ou agridem porque foram agredidas”, explicou.

        Serginho lembrou ainda que muitas pessoas confundem o que é o bullying. “Tem um limite de idade, de convivência. Acontece com pessoas em idade estudantil, que ainda estão em formação de personalidade. E também não escolhe rico ou pobre, uma vez que acontece em escolas públicas e particulares”, ressaltou o apresentador.

        Ao final da conversa, a psiquiatra disse que o bullying ocorre quando um pequeno grupo se diverte às custas do sofrimento de outra pessoa. 
        Para assistir ao vídeo da reportagem (VALE A PENA!) ACESSE:

        Mais Você