domingo, 26 de setembro de 2010

24/09 sexta-feira

I:ATP - Elvira

A profª fez revisão dos textos para NP1, tirando dúvidas e questionamentos.

ECOPEDAGOGIA - Mara Léa

Falou sobre o PROJETO (ver página PROJETO)

23/09 - quinta-feira

DAS - Mª de Lourdes

A profª respondeu a entrevista para o supervisor, foi falado ORALMENTE, assim cada aluno escreverá conforme entendimento pessoal, todas as dúvidas da sala foram levantadas e respondidas pela profª.

PPSE - Célia

A profª passou revisão  da matéria dada em sala de aula.

22/09 - quarta-feira

LIBRAS - Marcelo


TRABALHO :

" A inclusão do aluno surdo no ensino regular "
Individual ou grupo (de até 7 alunas)
Trabalho de pesquisa
Entrega no dia da NP1
(OBS: poderá ter questões sobre o trabalho na NP1)


REVISÃO

Integração
  • 1960
  • visão clínica
  • o surdo tinha que se adaptar na sociedade
  • a sociedade o via como doente físico e social
  • quiseram oralizá-lo
Inclusão
  • 1980 -> (neste ano: A inclusão em relação só ao surdo)
  •  Não havia mais a visão clínica
  • uma nova visão: SÓCIO-ANTROPOLÓGICA
  • o vê com diferenças
  • a sociedade se adapta ao surdo 
Uma questão que o profº levantou:

Que relação existe entre conceito clínico e sócio-andtropológico na movimento de integração e inclusão?

-> fonemas (quiremas) - elementos parâmetro fonológicos
CM (configuração de mão) = 46 (cf. conteúdo da matéria dada)
PA (L)
M
OM

ENM

-> Sequencialidade - geralmente sinais com empréstimos da língua oral
-> Simultâneidade - quando se articula ao mesmo tempo os sinais "nativos" (de origem)  via de regras (com excessões) são simultâneos.

Regras Gramaticais - Restrições

Simetria = movimento com as 2 mãos iguais
Dominância = movimento com as 2 mãos (mão esquerda passiva-parada, direita ativa-movimento)

Verbo - NÃO são flexionados, para a língua de sinais é necessário 1 item lexical de tempo (*)sinal de tempo entre o SVO (Sujeito/Verbo/Objeto), podendo ser utilizado na início/meio/fim, ou seja 
*S*V*O*   
O asterisco representa o sinal de tempo que é colocado no início,meio e fim do
S(sujeito)/V(verbo)/O(objeto) para compor uma contextualização. Porque o SVO (sem o item lexical de tempo) não satisfaz a língua de sinais.

-> Gênero - Feminino/Fêmea
                   Masculino

OBS - NP1 - Todos os tópicos passados na sala e textos impressos e via e-mail, junto com as figuras + interpretação.

MALP - Célia

Revisão
Texto: Comunicação Oral
Os recursos da comunicação oral

-> elementos de linguagem - sons, palavras, mensagens ex; textos escritos e linguagem falada = comunicação
-> elementos do corpo - corpo (formas de comunicação) = gestos, olhares, posturas perante várias situações
-> outros elementos da língua oral - pausa, ritmo, tom, entonação ex: ao contar uma história utiliza-se pausa, um ritmo conf. o tema da história, tonalidade da voz e entonação como falar baixo, alto, imitar personagens, causar suspense.

Tipos de textos
-> informativo - jornal, bula, placas, sites (tudo que trás INFORMAÇÃO)
-> científico - bulas, artigos (tudo que é comprovado cientificamente)
-> prático - receitas diversas, telegramas, bilhetes, contas em geral ( tem informações praticas e claras)
-> extraverbais - quadro/arte, melodia(sem letra), símbolos, notas musicais, placas, BRAILLE, LIBRAS
-> literários - contos, fábulas, poesia (imaginação entre o mundo real e não-real)

Sugestão de AACC


I    Encontro Nacional 
Tratamento para Autismo e Outros Transtornos de Desenvolvimento


Integração dos tratamentos Biomédicos, Nutricionais, Terapêuticos e Pedagógicos

SP - 15 e 16 de Outubro de 2010

Aberto a país e profissionais da área 

UNIP - Indianópolis

Rua Dr. Bacelar, 1.212 - Vila Clementino

Inscrições:

Autismo infantil: (71) 3362-5310 
www.congressodeautismo.com.br
e-mail: autismoinfantil@gmail.com


Estágio PPSE

Quem ainda NÃO tem a Ficha Capa para a entrevista com o Supervisor, FAVOR   trazer até quarta-feira dia 29/09   para assinatura da professora Mª Lourdes.

OBS a Priscila irá levar para reconhecer firma, quem quiser entre em contato com a mesma.

Dados para preenchimento:

Instituição: Diretoria de Ensino Centro-Oeste.
Endereço: Rua Cayowaá, 1.861 - Sumaré - São Paulo
Responsável: Profº Reinaldo Inácio de Lima


Professora da Disciplina de PPSE: Célia Pereira da Silva
Instituto: ICH (Instituto de Ciências Humanas)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

21/09 - terça-feira

I:ATP - Elvira

A profª não conseguiu chegar a tempo para a aula do 1º período.

PAPPE - Renata

A profª pediu para fazer e entregar uma resenha do o 2º capítulo do texto do Libâneo.

OBS: a presença iria contar para quem entregasse a resenha.


Gabriel Chalita com alunas da Pedagogia, entre elas, eu (claro!) e Inaiá de pink.

- A foto saiu boa, heim!!!


ENADE 2005 - Pedagogia

ENADE - 2005  PEDAGOGIA
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES


INSTRUÇÕES

01 - Você está recebendo o seguinte material:

a) este caderno com o enunciado das questões de múltipla escolha e discursivas, das partes de formação geral e componente específico da área, e das questões relativas à sua percepção sobre a prova,...

Para SABER + sobre o formato das questões, ACESSE: 
 
http://www.inep.gov.br/download/enade/2005/provas/PEDAGOGIA.pdf

PEDAGOGIA – ENADE 2005
PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS
COMPONENTE ESPECÍFICO

Quer SABER + sobre o padrão de respostas discursivas, ACESSE:

http://www.inep.gov.br/download/enade/2005/PR_pedagogia.pdf

terça-feira, 21 de setembro de 2010


fonte: esporte espetacular/Globo.com

Assistam a este reportagem e verifiquem a importância dos sonhos de Calebre. Sua vida é simples e muito humilde, seu sonho... uma vida digna...
Vejam a importância da EDUCAÇÃO. Com ela tem-se saúde, segurança, planejamento, acesso, informação...
OBS: Sem fugir do assunto...pense em quem irá votar, pense nestes garotos...

FÓRUM

Se você fosse professora ou gestora numa escola  como a  da reportagem, que não tem recursos a oferecer aos seus alunos para uma aprendizagem de qualidade, como você agiria? 
Deixem seu comentário... 


Operações Aritméticas

Este site, poderá ajudar com que se refere as dificuldades de realizar contas aritméticas com qualquer quantidade de algarismos tanto no divisor quanto no dividendo, podendo também usar números com vírgula. 

Faça um teste e depois comentem o que vocês acharam.

Para saber + sobre matemática, ACESSE :

http://www.matematicadidatica.com.br/Operacoes-Aritmeticas-Divisao.aspx

20/09 segunda-feira

DAS - Mª de Lourdes

A profª trabalhou o texto: "A necessidade do sujeito para a verdadeira autonomia" Jair da Silva Militão 
OBS: este texto NÃO irá cair na NP1.

Comentou sobre a NP1 e para nós entrarmos no site do enade 2005 - pedagogia para termos noção de como é o formato das questões (OBS: na NP1 irá cair algumas questões do enade)


MEMC  - Tarciso

Trabalhamos a aula 6, lemos e discutimos sobre os vários assuntos da matemática conf. dados da aula. Quem não havia entregado o trabalho da aula anterior teve a opotunidade de fazê-lo em sala e entregar (em grupo).

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Carta da Terra Brasil


A Carta da Terra Brasil from Carta da Terra Brasil on Vimeo.

Este vídeo da Carta da Terra Brasil nos mostra como devemos agir como cidadãos consciêntes.
É necessário que nos digam o que fazer?
É preciso alertas e alertas???
Vamos agir... faça agora sua ação... olhe para o seu lado...olhe para quem está as seu lado, veja se precisa de ajuda...veja o mundo como um todo... saiba que fazemos parte de um só mundo... Carta da Terra Brasil.

Pense Nisso !!!
Conciência ambiental e de cidadania.

Comentem...

sábado, 18 de setembro de 2010

Palestra de Gabriel Chalita

Participei como ouvinte de uma palestra com Gabriel Chalita - "Ética na construção do conhecimento", no anfiteatro da UNIP Norte dia 15/09/2010. Participaram da palestra o profº José Américo e a  profª Ana Cláudia (coordenadora auxiliar da pedagogia). Gabriel Chalita é doutor em Direito e doutor em Comunicação e Semiótica. Foi secretário de Educação do Estado de São Paulo e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação. Hoje é vereador de São Paulo/Capital.
Aprensentou dois conceitos de ética, um  com significado de código de conduta e outro que Chalita nos apresentou tem um significado a mais, o de visar o bem ao próximo. 
- Trate as pessoas como gostaria de ser tratada. Respeite, seja educado, humilde e gentil, cuide, incentive, compreenda. Estes são conceitos que fazem parte da ética que visa o bem (ao próximo e a si mesmo). É de suma importância primeiro criarmos um conceito para só depois... se houver discordância, quebrá-lo e assim gerar um preconceito.
Chalita citou Platão em o "mito da caverna". Dizendo que estamos dentro de uma caverna interior e por isso achamos ser mais que os outros. - É um engano! Porque desta forma perdemos a oportunidade de conhecer o que o outro tem de melhor a nos oferecer. "A ética permite que o outro acrescente algo em nossa vida". Neste conceito de construção diz: "o fato de estarmos em construção é porque não estamos prontos" e também que "as dúvidas fazem parte desta construção". Para que haja construção no conhecimento é necessário uma linguagem simples. Gabriel contou algumas situações de sua vida, como o caso de um menino com quem trabalhou (interno da FEBEM). Este garoto teve a oportunidade de estudar e trabalhar, trabalhou realmente ao lado de Chalita e na época que estava cursando a faculdade de direito, comentou: - Eu sou a pessoa mais burra que conheço, Chalita questionou e contando a ele um episódio de sua vida, o incentivou a continuar. Hoje este homem é um Juiz renomado.
- Enfim, esta palestra nos deu a oportunidade de aprender mais sobre a importância de viver com ética independente de quem você seja e/ou do lugar que ocupe.

17/09 - sexta-feira

I:ATP - Elvira

Trabalhamos:
  1. Visita à instituição que pratica a inclusão
  2. Revisão
Sugestão para questões pertinentes ao setor da escola que se pratica a inclusão

  1. Como a escola justifica a inclusão?
  2. Como esta criança é tratada/atendida em sla de aula pelo professor?E feito um relatório/portifólio de registro do desenvolvimento dessa criança?
  3. Qual o apoio que a escola dá ao professor que trabalha com inclusão? E quanto ao auxiliar, ele recebe orientação ou preparação?
  4. A escola trabalha/exige diagnóstico/acompanhamento da criança?
  5. Como é a relação professor/familia da criança de inclusão? E a relação escola/familia?
  6. A escola tem recursos ou está preparada para receber alunos de inclusão?
Entrega de relatório / visita à instituição com atendimento a inclusão 09/11/2010

ECOPEDAGOGIA

A professora entrou na sala de aula e ficou conversando com a classe referente a comportamento, projeto, e a visita da coordenadora na sala.

16/09 quinta-feira

DAS - Mª Lourdes

A profª deu os textos para NP1 e corrigiu alguns trabalhos.


PPSE - Célia

Na lousa

"Unidades escolares como organizações aprendentes: aspectos culturais e organizacionais"

Cultura organizacional (corresponde a clima/ambiente)
Termo cultural - sugere uma abordagem antropológica - Libâneo (2003) o conhecimento cultural dos atores contribui para definição da cultura organizacional da instituição
-; Ela pode ser modificada?
-; Raciocínio construtivo e argumentativo - defesa de opiniões
-; A organização passa a ser um sistema em que a aprendizagem aconteça em dupla espiral (pela reflexão em ação)
Cultura organizacional: define-se conjunto de fatores sociais, culturais e psicológicos que influenciam os modos de agir.
Além das normas legais, há aspectos de natureza cultural que as diferenciam umas das outras.
Há duas formas de cultura organizacional
-; Instituída - normas legais, estruturais etc.
-; Instituinte - aquelas que os membros da escola criam e recriam
A unidade escolar nesse contexto, discute, reflete, avalia de modo as respostas aos seus anseios sejam positivos ou negativos.
 
Palestra sobre Inclusão 
Aspectos, Éticos, Políticos e Educacionais.

 25 de setembro às 10h
GRATUITA

Preletor: Prof. Marcelo Clemente
Pedagogo, Professor universitário, mestrando em Educação e Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, pós-graduado em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília - UnB, Pedagogo Hospitalar do Hospital Municipal Menino Jesus, atuou como professor do CADIA - Centro de Apoio ao Deficiente Intelectual Adulto da Sociedade Pestalozzi.
Local: Espaço Cultural IBEP - Companhia Editora Nacional
Rua Santo Amaro, 766 - Em frente à Praça Pérola Byigton - Travessa da Avenida Brigadeiro Luís Antonio

VAGAS LIMITADAS

EVENTO GRATUITO COM CERTIFICADO

Inscrições por e-mail: espacocultural@ibep-nacional.com.br
Informações: 2936-4491

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Entrevista : Supervisor Escolar

1.    Quando o supervisor tem formação deficiente sua função acaba por reproduzir valores nos quais não acredita ou nem sequer parou para pensar sobre sua validade. Seguindo este raciocínio como o(a) senhor(a) evitaria esta situação?
2.    Como é feito o trabalho de assistência ao professor em forma de planejamento, acompanhamento, coordenação, controle, avaliação e atualização do desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem.
3.    Como enfrentar as políticas educacionais que são contraditórias e equivocadas da realidade das escolas brasileiras e como priorizar as ações necessárias desta escola?
4.    Como trabalhar para que o professor não seja apenas criticado ou que receba receitas prontas, mas sem trabalhar para fazê-lo refletir sobre suas práticas a fundamentá-las e buscar suas próprias alternativas?
5.    Para compor o currículo escolar para dialogar com os professores sobre estratégias e recursos a serem adotados é necessário que o supervisor conheça um pouco de cada disciplina?
6.    Repensar suas práticas e teorias, rever sua opção política são ações do supervisor enquanto agente transformador. Como o supervisor trabalha sem sair do foco?
7.    O(a) senhor(a) discute com outros supervisores para troca de experiências, analises de práticas e busca de soluções conjuntas para os problemas enfrentados?
8.    O(a) senhor(a) se atualiza com estudos, pesquisas e formação continuada?
9.    O supervisor pode propor formas de atuação ao professor a respeito das mudanças tecnológicas, para que as aulas sejam mais atrativas?
10.     Um aluno de inclusão vem de uma escola sem o histórico de seu desenvolvimento, seja por meio de relatório ou portifólio. Neste caso, como o supervisor pode orientar os coordenador, professores, e equipe escolar para oferecer um trabalho de qualidade a este aluno?

RECADO


Não esqueçam dos recortes de jornal com os comentários que irão ao lado e em baixo das reportagens para hoje. A profª de ECOPEDAGOGIA irá corrigir antes da montagem final.


Bjs.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

15/09 quarta-feira

LIBRAS - Marcelo

O profº retomou a aula passada fazendo uma revisão e esclarecendo dúvidas. Depois Trabalhamos com:

Itens Lexicais de Tempo:
Ex: Quando você viajou? ou Quando você vai viajar? e Eu estudo.
Estes verbos na língua oral tem flexibilidade onde vc poderá distinguir quando será a ação (ou seja, o tempo da ação), já na língua de sinais não há esta flexibilidade, o "verbo" fica no infinitivo.
Ex: VIAJAR e ESTUDAR.
Por este motivo (do verbo sem flexibilidade) tem que se adicionar um item ou sinal lexical de tempo, para definir se a ação está no passado, futuro ou presente. Este item pode ser adicionado ao sinal no começo da "frase" ou no final.
Ex: sinal de ontem + sinal de estudo ou sinal de viajar + sinal de 2 meses atrás.

Gênero

Os sinais de indicam gênero são para feminino e masculino.
Na língua oral coloca-se o a / o para defini-los. Na língua de sinais acrescenta-se o sinal como no ex: sinal de genero masculino passando a "mão na barba" + sinal de "benção" = pai e sinal de gênero feminino com o dedo polegar no maxilar do lado direito, passando de cima para baixo + sinal de "benção" = mãe. 
OBS: para animais no feminino, muda a CM (= pinça com os dedos polegar+medio) e o mesmo movimento, para homem o sinal de gênero permanece (sinal de passar a "mão na barba").

Alfabeto Manual

O profº fez algums palavras e nós decodificamos (muito legal + é dificil = precisa de treino)

Sinais Simples -> = sinal único = Ex: sinal para criança, nunca, domingo, Grécia, Espanha, amor, amigo etc
Sinais Compostos -> = mais de um sinal para completar um fonema = Ex. sinal para pai / mae / menina, neste casos usa-se o sinal de gênero + sinal de pai/mãe/criança. Obtendo nestes casos 2 sinais = sinal composto.
Sinal Icônico -> = sinal que está ligado a origem (lembra a forma ou a intenção). Ex: Sinal de árvore, casa, fome etc (OBS: nem sempre é UNIVERSAL)
Sinal Arbitrário -> = sinal aceito por convenção (ou seja, não mantém nenhuma semelhança com a realidade que representa (o sinal))

Quer saber + sobre o assunto ACESSE: http://www.surdo.org.br/Apostila.pdf

MALP - Célia

Na lousa:
Reflexão dos estudos abordados em sala


Conceito de uma boa atividade, segundo Naspolini: Tem que ser significativa, produtiva e desafiadora.
Exemplos
  1. Significativa -> alfabetização começando com o nome da criança, ou seja, irá ter um significado, irá ter interesse.
  2. Produtiva -> produzir com a cça no concreto (a ação) ex. com os jogos
  3. Desafiadora -> é necessário que a cça tenha um pré conhecimento do irá aprender. ex: depois de aprender o próprio nome (pré conhecimento) poderá trabalhar com o nome do colega de classe (+ um desafio)
O contato com diferentes escritas e textos, promove para a cça o reconhecimento e a distinção do desenho (sinal) e a escrita (signo). O que contribui?
Quais são as ações de leitura e escrita realizadas no espaço escolar que possam contribuir com resultados positivos como "redes de significados". 
exemplo de sacola - depois de bolsa - depois de mala e assim por diante
Conceito que expressa o real siginificado de atividade produtora. A criança controi um significado para ela.
Quais são as razões de um adulto ter dificuldades em escrever um texto ou expressar o que sente por intermédio de um texto. exemplo: a falta de leitura de vários gêneros e a própria falta de prática de escrever.
Ao analisar resultados de sondagem, o profº pode agrupar de que forma seus alunos? segundo Naspolini. -> para Naspolini é favorável que grupos de cças que tenham o mesmo grau de alfabetização trabalhem juntas.
Atividades de aplicação. exemplo: fazer a mesma atividade de formas diferentes. como nos projetos escolares com o mesmo tema. ex. Água - faz leitura, música, histórias contadas de formas variadas, escritas, desenhos etc.
O que significa o ato de ler?
Ler não é só decodificar, é também interpretar ou seja, ler e entender.





quarta-feira, 15 de setembro de 2010

14/09 terça-feira

I:ATP - Elvira

Trabalhamos as questões que a profª colocou nas aulas passadas e as discutimos
Tema: Deficiência Visual.

Na lousa:

I - Padrões de desenvolvimento (já foi feito-individual e trabalhado na sala 14/09)
  • motor
  • cognitivo
  • perceptivo
  • linguagem
  • afetivo emocional
  • rendimento escolar
  • avaliação
II - Intervenção (para ser feito em grupo para próxima aula) 
  • individual
  • médica
  • técnica
  • educaional
  • precoce
  • prevenção e orientação para os pais
  • escola
  1. currículo
  2. estimulação
  3. competência pessoal
  4. orientação e mobilidade
Iremos fazer uma REVISÃO dos texto para NP1
  1. Mantoan: Fio da Navalha - por Aline
  2. Mantoan - O que é Inclusão... - por Mayra
  3. Mazzota cap 1 - por Rejane
  4. Mazzota cap 2 - por Cecília
(As alunas irão ler e fazer questionamentos para que possamos tirar possíveis dúvidas sobre tais textos)
Atenção:
Leiam também os textos e elaborem questões e dúvidas a serem esclarecidas em sala

PAPPE - Renata

Trabalhamos o Cap 1 do texto do Libâneo que está disponível (eu ainda não o tenho!)

A professora falou sobre vários aspectos que devemos observar em relação ao CLIMA da escola, como é este ambiente, e assim poderemos concluir como há influência do trabalho da Gestão no cotidiano escolar. Vimos também sobre autonomia na escola e sua importância para um bom desenvolvimento do trabalho de toda a equipe. Falou sobre enfrentamento de mudanças -> aprender coisas novas

OBS: teoria e prática devem andar juntas para ser um bom profissional. 

13/09 segunda-feira

DAS - Mª de Lourdes

Trabalhamos em sala de aula o texto 5 cap 4 - " Autonomia na escola pública: O discurso e a prática" de Lúcia Amaral Hudalgo  com apresentação em slides. Depois a profº nos passou algumas questões referente a texto dados em sala, entregamos, corrigiu e já nos devolveu.

MEMC - Tarciso

O profº deu um trabalho em grupo para ser feito em sala de aula:

Na lousa:
  1. Reunir-se em grupo de até 6 pessoas
  2. Fazer rascunho do trabalho no caderno e posteriormente passa para a folha (da UNIP)
  3. Não colocar o neme de quem está ausente
  4. O trabalho é para ser feito em sala de aula e entregar HOJE
  5. Quem faltou fará na próxima aula
  6. Não aceito trabalho individual
A folha (própria da UNIP) com 2 questões:
  1. Cite 1 objetivo dos PCNs que o grupo considera importante e comente.
  2. Como deve ser o metodologia de trabalho de um bom profº?

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Atividade Complementar


 Atividade Complementar que valerá até 4 horas.

Proponho que façam até 2 relatórios valendo 2 horas cada sobre o BLOG:

  • acessando Links
  • lendo as postagens das disciplinas ou das várias reportagens
  • assistindo aos vídeos incorporados nas postagens
  • pesquisando os textos nos temas no SAIBA +
  • verificando as várias possibilidades de pesquisa e estudo que o BLOG oferece
  • não esqueçam de deixar seus comentários no BLOG

As atividades complementares serão classificadas como científicas e estão de acordo com a coordenadora da pedagogia.
 
Um beijo a todas!!!

Time espetacular na contra mão do preconceito

Desafios superados por Isadora, de 21 anos, atleta da Seleção Brasileira e do Botafogo.

Consciência ambiental

RECICLAGEM 
Pense Nisso!!! 
Óleo de cozinha usado = R$

O óleo quando vai para a galeria de esgoto funciona como uma cola, junta com fio de cabelo, fio dental, um pedaço de plástico, tudo isso fica concentrado, forma-se uma massa que acaba entupindo a rede de esgoto.Todo dia, em pelo menos trinta pontos de São Paulo é feita uma limpeza para retirar o óleo grudado na galeria. “Chega a ficar realmente entupida e isso pode provocar o que se chama de refluxo, ou seja, o esgoto retornar a residência causando incomodo, mau cheiro, etc”, diz Marcelo Morgado, engenheiro químico - Sabesp.
Para evitar tanto trabalho e contaminação do solo, dos rios, jamais jogue óleo de fritura na pia, no ralo. 
D.Roseli já está consciente e depois de fritar uma batatinha, o óleo vai direto para uma garrafa pet. Ela leva até uma padaria que fica perto de sua casa, que é um posto de coleta. “É uma coisa que não é trabalhosa. Eu acho que a natureza agradece”, diz. De dois em dois dias esse container fica cheinho. Ele recebe mais ou menos 400 litros de óleo por mês de moradores da região e a padaria separa uma tonelada de óleo. Tudo isso depois é encaminhado a uma organização não governamental
“Cada família gera um litro de óleo por mês. Levando em consideração que cada litro de óleo usado contamina 20 mil litros de água potável”, afirma Roberto Costacoi, presidente da ONG.
A ONG recolhe trezentos mil litros de óleo por mês que serão transformados em biodiesel. “Além de gerar emprego para 50 famílias, ainda ajudamos uma associação para crianças deficientes”, diz o presidente.
Para Benê, que ficou quatro anos desempregado, o óleo de cozinha agora garante um salário fixo.
“E óleo dá dinheiro gente, esse óleo dá para o biodiesel, ele vale ouro, e muita gente joga ouro fora”, diz.
Na página na internet do Jornal Hoje, há a indicação de vários locais onde você pode deixar o óleo de cozinha para ser reciclado.

Para saber + ACESSEg1.globo.com/jornal-hoje

domingo, 12 de setembro de 2010

10/09 - sexta-feira

I:ATP - Elvira

Hoje assistimos flashes do filme "Uma mente Brilhante". Basedo na biografia de John Nash, conta como este homem de inteligência super dotada, mas que sofria com esquizofrenia, superou sua doença e sua relação com as pessoas, ganhador do Prémio Nobel de Economia em 1994.

 TRABALHO

A profª pediu que escolhessemos 1 imagem do filme e depois num pequeno relatório de 4 linhas no máximo, escrever sobre este imgem relacionada com a teoria apresentada em sala de aula sobre deficiência mental -> super dotados
Para entregar na próxima aula - individual.

ECOPEDAGOGIA - Mara Léa

A profª nos entregou um texto com uma pequena introdução ao PCN parte 4 e 9 que diz sobre a disciplina que estamos aprendendo, a profª comentou da IMPORTÂNCIA de ler frequentemente o PCN para estarmos sempre atualizados. (Não há necessidade de imprimir, porque o PCN está sempre sendo atualizado).  
Para saber + sobre o PCN, ACESSE:   portal.mec.gov.br
Depois conversamos sobre o T.I. e nos deu informações a serem seguidas:
  • em folha A3 branco colar uma reportagem com fonte (fonte segura, ex: jornal O Estado SP, Folha, revista Veja, Época etc.) no canto superior esquerdo,
  • ao lado colar um texto digitado em folha sulfite branca com tamanho suficiente que caiba ao lado da reportagem respeitando o tamanho da folha A3, com comentário sobre a reportagem sem crítica ou achismo (dica: fale na 3ª pessoa),
  • em baixo da reportagem dê a solução do problema que a reportagem aborda (como fosse uma jornalista, com crítica)
  • no canto inferior direito cole o texto com seu Nome e RA
  
OBS: Respeite o tamanho da folha A3, as colagens tem que ficar harmônicas. Para entregar na próxima aula e a profª já irá corrigir possíveis erros. Depois de pronto iremos tirar xerox de todos trabalhos e criar um jornal rural para ser entregue a pessoas de interesse da Pedagogia. Quaisquer dúvidas me procure.

Dactilologia ou Alfabeto Manual

A dactilologia, ou alfabeto manual, é uma sistema de representação, quer simbólica, quer icónica, das letras dos alfabetos das línguas orais escritas, por meio das mãos.
A dactilologia é usada em muitas línguas gestuais, com vários propósitos: representar palavras (especialmente nomes de pessoas ou de localidades) que não têm gesto (br: sinal) equivalente, ou para ênfase ou clarificação, ou para se ensinar ou aprender uma determinada língua gestual.



  Para saber + sobre o alfabeto manual, ACESSE:  www.surdo.org.br


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

09/09 quinta-feira

DAS - Mª de Lourdes

A profª trouxe algumas questões para resolvermos conforme textos que já havia passado, trabalhado em sala a correção das respostas, a profª anotou nomes e RAs das alunas presentes e a folha ficou com cada aluna.


PPSE - Célia

 A profª apresentou um seminário que terá dia 23/09 (dia inteiro) na Barra Funda:


"A inclusão no ambiente educacional da criança com surdez"

Depois a profª nos orientou a fazer um estudo de caso pertinente ao setor de Supervisão (em grupo) cada grupo irá elaborar o estudo de caso, passar a outro grupo para resolver e vice-versa e assim na próxima aula teremos feito nosso trabalho bimestral. FIQUEM ATENTAS e tragam os estudos de caso.

Sugestão de AACC


PARLAPATÕES CLÁSSICOS DO CIRCO

  PRAÇA FRANKLIN ROOSEVELT Nº 158 - CENTRO 
TEL (11) 3258-4449

  Igressos - INTEIRA 15,00 / MEIA 7,50

 DOMINGO 16H

-XILOGRAVURAS 
de João Pessoa do Juazeiro
  - OCA MALOCA / Maria Tomaslli & João Melquiades

4 de setembro a 17 de outubro de 2010 
de terça a domingo das 9h às 21h 
ENTRADA FRANCA

CAIXA CULTURA SÃO PAULO / PRAÇA DA SÉ Nº 111

Informações e visitas para grupos  (11) 3321-4400




EXPOSIÇÃO: CORPOS

Ingressos à partir de R$ 15,00 (valor de meia entrada) 
válido para todos os dias até 26 de setembro 
OCA PARQUE IBIRAPUERA

contato (11)3889-9090  /  exposicoes@divertecultura.com.br



Por Karina Amirati 

Festival de Sabores - ઇઉ Fundação Casa ઇઉ



Olhai o outro como a si mesmo!

Belo trabalho Cecília, PARABÉNS!!!!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Um saber em depósito - Paulo Freire

"Se o educador é aquele que sabe, se os alunos são os que não sabem nada, cabe ao primeiro dar, entregar, transmitir, transferir seu saber aos segundos. E este saber não é mais aquele da "experiência vivida", mas sim o da experiência narrada ou transmitida.
Não é de surpreender, então, que, nesta visão "bancária" da educação, os homens sejam considerados como seres destinados a se adaptar, a se ajustar. Quanto mais os alunos se empenham em arquivar os "depósitos" que lhes são entregues, tanto menos ele desenvolvem em si a consciência crítica que lhes permitiria inserir-se no mundo como agentes de sua transformação, como sujeitos. Quanto mais se lhes impõe a passividade, tanto mais, de maneira primária, ao invés de transformar o mundo, eles tendem a se adaptar à realidade fragmentada contida nos "depósitos" recebidos."

08/09 quarta-feira

LIBRAS - Marcelo


Trabalhamos hoje sobre:
  • Sequencialidade
M = [ ] [ ] [ ] [ ] - articulado em possíveis sequencialidades ou seja, quando houver soletração ou soletração rítmica.
  • Simultaneidade (é temporal)
M =  [ ]  Ex: C.M.
        [ ]        P.A.(L) 
        [ ]        M
        [ ]        O.R.
 - Articula formas na mesma linha de tempo ou seja, simultâneo (mesmo que haja 2 ou mais sinais para um morfema, eles são identificados como simultâneos)
  • Restrições:
1) Simetria (uso das 2 mãos)
C.M. (é =)
P.A.(L) (é =)
M: A/S (alternado ou simultâneo)
  -  A Configuração de mão (2 mãos são iguais), o Ponto de Articulação tem que ser simétrico (na mesma linha) e o Movimento deve ser alternado ou simultâneo.

2) Domínio (uso das 2 mãos)
C.M. (é diferente)
P.A. 
M.

OBS: No Domínio, a Configuração das mãos são distintas (diferentes), a esquerda = é passiva (parada) e direita = é ativa (movimento)

OBS: Quando se articula com apenas 1 mão -> sem restrições (no que se refere a mão direita ou esquerda)

OBS: Soletração Rítmica = "comer letras" (é sequencial) ex. CHOP - antes o surdo apenas soletrava (C-H-O-P), hoje a soletração é rítmica pois começa com a letra C e finaliza com P, ou seja, comeu letras.

OBS: No ex: de NUNCA, havia soletração (N-U-N-C-A), depois passou para soletração rítmica, hoje incorporou-se um sinal derivado desta soletração (o que era sequencial por causa da soletração, hoje é simultâneo pelo sinal)

OBS: Todo sinal que aparece nas regras gramaticais da LIBRAS (simultaneidade, restrições simétrica e/ou domínio) está no NÚCLEO e as soletrações (sequencialidade) ou sinais que aparecem fora destas regras estão no PERIFÉRICO da Língua de Sinais.

[MENIN] [A] [S]
    Morfema Raiz      Gênero     Plural

O profº finalizou a aula com vários sinais da LIBRAS conforme o e-mail passado por ele.

MALP - Célia

Trabalhamos o texto: Tijolo por Tijolo

Na lousa:
O ato de ler - importância da leitura, como fonte de conhecimento e participação na sociedade.

Estratégias de leitura:
  • Seleção - escolhemos alguns aspectos chamados relevantes e ignoramos outros.
  • Predição - são hipóteses que o leitor faz, antecipando informações com base nas "pistas" que os textos lhe fornece
  • Inferência - são complementos que o leitor fornece ao texto
  • Autocorreção - quando as expectativas levantadas pela predição não são confirmadas e o leitor "volta" para ler o texto.
  • Autocontrole - seleção, predição e inferência confirmada ou não pelo leitor.
  • Ler não significa apenas compreender o que está escrito com letras (decodificar), significa compreender algo com palavras, que se observa e interpreta.
  • Classificação dos textos:
  1. práticos (contas, cartas, cheques, propagandas, embalagens etc)
  2. informativos/científicos (jornais escritos, revistas etc)
  3. literários (livros, histórias, contos, fábulas etc)
  4. extraverbais (quadros, sinais variados, símbolos)

    quarta-feira, 8 de setembro de 2010

    Ziraldo compra a briga e levanta a voz




    Domingo, 05/09/2010

    Sem medo de polêmica, o autor de livros infantis recordistas de vendagem lança um alerta aos pais: deixar filho sozinho no quarto com computador é igual a deixá-lo “na zona ou no cais do porto”.


    Quer saber + ACESSE:

    http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1331686-7823-ZIRALDO+COMPRA+A+BRIGA+E+LEVANTA+A+VOZ,00.html

     - Nesta reportagem é destacada a importancia da visão de uma pessoa que lida com o universo infantil e jovem e fala sem medo de "soltar o verbo". Pais e  educadores devem sim estar atentos ao comportamento "quieto" do filho frente ao computador (internet), sabemos de seus benefícios e malefícios, por isso precisamos estar sempre atentos aos conteúdos acessados. Alerte e divulgue esta iniciativa do Ziraldo.

    Beijão!!   

    Uso de celulares auxilia alunos de escola estadual nas aulas de Física

    O site do governo de Mato Grosso do Sul, em 17/08/2010, divulga a segunte matéria de Karina Lima, com fotos de Edemir Rodrigues:



    recurso









    Campo Grande (MS) – Os alunos da Escola Estadual Dona Consuello Müller, na Vila Jacy, aprendem Física de um jeito diferente: eles utilizam os aparelhos celulares durante as aulas e também em outras ocasiões para melhorar o aprendizado da disciplina. Iniciativa simples e produtiva, está sendo utilizada na escola há dois anos pelo professor Suintila Valiños Pedreira como um complemento ao livro didático. Um dos objetivos é fazer um uso mais adequado dos celulares em sala de aula. “Não existe maneira de afastar os adolescentes deles, e eles acabam atrapalhando as aulas por fazerem uso constante desses aparelhos”, explica o professor. Verdadeiro motivo - foi salvar da reprovação uma turma de alunos que estava indo mal de nota na disciplina, no ano passado. “Conversando com eles, pude perceber que diversos alunos trabalhavam duro ao longo do dia, e não tinham tempo para estudar. Alguns nem podiam levar o material escolar para seus locais de trabalho, pois os patrões não deixavam. A reclamação era grande, pois fatalmente eles iriam reprovar, devido às notas estarem muito baixas”.

    E os alunos que não possuem celular ou não têm bluetooth podem ter acesso aos exercícios pela internet, no blog do professor www.seraoextra.blogspot.com

     
    Diego Lara não gosta de Física, mas depois que passou a usar o celular como ferramenta auxiliar para acompanhar a disciplina disse que ficou “mais rápido, mais prático e mais interessante estudar”. Para Loester Souza Dias, a melhoria ficou por conta da economia de tempo. “Em vez de copiar a matéria, já está tudo no celular. A gente não perde mais tempo copiando”, diz.


    Devido ao sucesso da atividade, o professor começou a divulgar a experiência para outros colegas, mas, segundo ele, a maioria absoluta dos professores acham que o celular é um dos maiores inimigos das aulas, e afastaram qualquer possibilidade de fazer uso dessa ferramenta. “Mas eu não desisti. Acredito que existe espaço para os celulares em sala de aula, e comecei a divulgar essa experiência para muitos colegas nos vários fóruns na Internet de que faço parte”.
    O professor explica - uma implicação legal : Leis proibindo o uso de celulares na sala de aula [lei estadual 2.807, de 18 de fevereiro de 2004]. “Isso afastou os poucos professores .... Mas estou buscando contornar esse problema apresentando à Secretaria de Educação um projeto piloto, me autorizando a utilizá-lo, a título de experiência pedagógica”, completa.



    Quer saber + ACESSE a reportagem completa:
    http://germinai.wordpress.com/2010/09/07/uso-de-celulares-auxilia-alunos-de-escola-estadual-nas-aulas-de-fsica/#comment-1047

    Reportagem enviada por Lorenna (obrigada!)



    PARABÉNS! É isso que está faltando a muitos professores.....

    I N I C I A T I V A.

    03/09 sexta-feira

    I:ATP - Elvira

    Trabalhamos hoje "Deficiência Visual"

    Para próxima 6ª feira -
    10/09 no 1º tempo (19:15h às 20h) iremos assistir flashes de "Mentes brilhantes" e
    no 2º tempo (20:05h em diante) flashes de "Forest Gump"

    Para o dia 14/09 trabalheremos com a finalização do texto.A profª deixou questionamentos:
    • como a escola vê a deficiência
    • como a família vê a deficiência
    ECOPEDAGOGIA

    Fizemos trabalho em grupo para montar as reportagens de jornal anteriormente trazidas pelas alunas para transformarmos as notícias numa linguagem infantil que irão futuramente fazer parte de um jornal rural da UNIP.

    02/09 quinta-feira

    DAS - Mª de Lourdes

    Trabalhamos o texto: Organização do trabalho na escola pública: O pedagógico administrativo na ação supervisora de Celestino Alves da Silva Jr.
     A profª passou uma questão a ser trabalhada em sala de aula (foi entregue no mesmo dia - em grupo).
    1. A afirmação: - "a educação brasileira é incompatível com os valores da sociedade capitalista", é correta? Justifique.
    PPSE - Célia

    A profª falou sobre o estágio lendo toda a orientação e explicando-a. Quaisquer dúvidas podem me escrever ou perguntar em sala de aula.
    No estudo de caso - será em nº grupo pares, o grupo levanta um caso (=1,0 ponto) e entrega para outro grupo que trará a resolução deste caso (=1,0 ponto) e vice-versa (trocando os estudos de casos entre grupos) assim ficaremos com 2,0 pontos por trabalho feito. (1 por levantamento e outro resolução)
    OBS: Guardar o estudo de caso para colocar no portifólio do estágio.

    Levantamento temático - Na escola que fará a visita técnica pergunte ao coordenador os temas que são tratados nas reuniões. (Iremos mais pra frente elaborar um planejamento para reunião)

    domingo, 5 de setembro de 2010

    Sugestão de AACC - Saraiva Conteúdo



    Para saber + ACESSE:
    www.saraivaconteudo.com.br/nossoseventos

    Redemoinho de Fogo - Impressionante !!!




    Para saber + ACESSE o Link:
    http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1323927-7823-REDEMOINHO+DE+FOGO+ASSUSTA+EM+ARACATUBA,00.html

    - É impressionante o que está acontecendo com a nossa natureza. O homem está gerando sua própria destruição. Temos que repensar sobre nossas atitudes. Queremos o melhor para nossos filhos, mas, não agimos de acordo com nossos propósitos. Pense nisso, ainda dá tempo.

    AACC - Cultura nos Parques - Gratis

    Veja a programação completa 
     
    Setembro
    Evento Data Local






    Cia Mariana Muniz – Parangolés (dança) 11/9-15h

     Parque do Carmo - Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera
    Circo Vox - Arruaça (circo) 12/9-15h Raul Seixas - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - Conjunto José Bonifácio/ Itaquera
    Passoca canta Adoniram Barbosa (música) 18/9-15h Santo Dias - Rua Jasmim da Beirada, 71 - Capão Redondo
    Vivendo do Ócio (música) 19/9-15h Vila do Rodeio – Rua Igarapé da Bela Aurora, 342 - Cidade Tiradentes
    Nicolas Krassik Trio (música) 25/9-14h Parque do Carmo - Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera
    O elefantinho que caiu do rabo do cometa - Circo Teatro Tubinho (teatro) 26/9-15h Raul Seixas - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - Conjunto José Bonifácio/ Itaquera

    quinta-feira, 2 de setembro de 2010

    01/09 quarta-feira

    Interpretando
    Fonte de pesquisa
    "William Stokoe, professor de Inglês, interessou-se pela ASL nome original: American Sign Language (Língua de Sinais Americana - em Portugal: Língua Gestual Americana), publicando muitos artigos sobre o tema, convenceu a comunidade científica dos EUA que a ASL é uma língua natural, como qualquer outra língua."




     LIBRAS - Marcelo

    Trabalhamos hoje os fonemas em:
    Fonologia das Línguas de Sinais

    O linguista americano STOKOE foi o 1º a estudar línguas de sinais e verificou que havia também fonemas como na língua oral. Denominando-o como quiremas = fonemas = elementos fonológicos = elementos quirológicos (quirologia). Hoje usa-se o termo fonema pois este foi adotado para quebrar o preconceito que houve entre as línguas orais e as de sinais. O termo quirema continua sendo utilizado por muitos autores.
    Há 5 grupos de fonemas (ou quiremas)
    1. C.M.     -> Configuração de mão
    2. P.A.(L)  -> Ponto de arculação ou locação
    3. M.         -> Movimento
    4. O.M.     -> Orientação de mão
    5. E.N.M. -> Expressão não manual
    OBS: quando articula o sinal você se apropria dos fonemas desta linguagem
    1. C.M. = é a forma como a mão se apresenta => 64 fonemas = formas
    2. P.A.(L) = o sinal se articula num espaço limitado (imagine como fosse um quadrado na sua frente que vai do alto da cabeça e vai +ou- até a cintura e de largura um pouco + que a distância dos ombros onde pode-se articular o sinal e em cada ponto (quadrante) se dá um fonema diferente). Os sinais mais complexos são próximos da face.
    3. M. = é o movimento que se faz com as mãos, mesmo quando você tem o mesmo ponto de articulação P.A.(L) e a mesma C.M., mas muda-se o movimento, então muda-se o fonema (significado).
    4. O.M. = é a direção (para baixo/cima ou para os lados, direita/esquerda) da palma da mão quando se articula um sinal. Quando muda a direção da palma da mão = muda-se o fonema (significado)
    5. E.N.M. é o uso da expressão facial para dar sentido ao contexto (podendo ser com a cabeça e/ou com o tronco)
    - O profº nos ensinou novos sinais com uma apostila nova "Localidade Geográfica" - Etimologia dos sinais.

    MALP - Célia

    Trabalhamos o texto Tijolo - Tijolo de Ana Tereza Naspolini.

    Na lousa

    Crítica da fragmentação na repetição de exercícios. Pensava-se que essa prática poderia levar a criança a escrecer e a ler melhor. Atualmente, existe uma reflexão sobre essa prática permitindo verificar que o exercício pelo exercício é desinteressante e o tom autoritário da escola não garantem a aprendizagem real da leitura e da escrita.
    Característica de "uma boa qualidade" 
    • ser significativa - quando lhe oferece condições de utilizar o conhecimento adquirido nas diferentes situações da sua vida.
    • gerar conhecimentos úteis para a vida do aluno. Ex: para atividade de leitura e escrita para trabalhar textos do cotidiano como revistas, jornais, bulas, gibis, receitas, contas em geral etc.
    • ser produtiva - quando revela o conhecimento que ele já construiu e está construindo, fazendo com que esse conhecimento passe de um plano menos desenvolvido para outro mais desenvolvido (ou seja, ir além do conhecimento prévio da criança)
    • desafiadora quando apresenta algumas dificuldades, ou seja, situações de aprendizagem utilizadas como desafios sempre mais instigantes e provocativas. Como na assimilação - quando aprendemos um novo conceito, somos modificados por ele internamente. Ex: na utilização de alfabeto móvel, textos lúdicos com figuras, circular letra do próprio nome em textos musicais etc.
    Diferentes tipos de atividades

    Ler e escrever textos é muito mais do que simplesmente codificá-los e decodificá-los.
    Desse modo, o currículo pode ser organizado em torno dos seguintes eixos:
    • apropria-se da linguagem escrita 
    • ler e escrever
    • produzir e compreender textos escritos
    OBS: o ditado pode ser usado como sondagem ou avaliação dependendo do contexto de uso. Mas sempre pode ser usado de forma lúdica saindo assim da obrigatoriedade que o tornará desinteressante.

    quarta-feira, 1 de setembro de 2010

    Trabalho I:ATP

    Trabalho bimestral individual
    1. Reações emocionais dos pais com filhos deficientes mentais (pg. 80-82)
    2. Apoio terapêutico para os pais com filhos deficientes mentais (pg. 82-83)
    3. O apoio da religião aos pais com filhos deficientes mentais (a porfª sugeriu, pela importância da mesma)
    Na folha diz para Ler, discutir e apresentar (entregar).

    31/08 terça-feira

    I:ATP - Elvira

    Trabalhamos o Texto: Cap 3 Deficiência Mental: Modelos Psicológicos de Avaliação e Intervenção, a profª trouxe um resumo do texto e conforme iamos lendo com o auxilio do texto original, a profª explicava. Nesta folha de resumo há questões a serem trabalhadas individualmente valendo como trabalho bimestral.

    OBS : Veja as questões em TRABALHO 3º E 4º SEM. (em Atalhos na parte lateral do BLOG)

    PAPPE - Renata 

    A profª Scarlett saiu da UNIP e em seu lugar está a profª Renata (que já nos deu aula). Trabalhamos o Texto "A unidade escolar" de Jair Militão, em alguns aspectos, falou sobre a importância do aluno na escola, o professor como peça-chave, coordenadores, gestor, funcionários e a família (claro!) Falou tbm sobre O PPP (Projeto Político Pedagógico) e a sua importância na conquista do objetivo geral pré determinado.

    Leiam para próxima aula (depois do feriadão!!!
    "A Unidade Escolar"  e  "Organização e Gestão da Escola - Teoria e Prática" cap 1 e 2,  Libânio, José Carlos (ainda não está disponível!)