quinta-feira, 28 de outubro de 2010

27/10 - quarta-feira

LIBRAS - Marcelo 

  • oralismo
  • gestualismo
  • comunicação total
  • bilinguismo
Oralismo, gestualismo e comunicação total tinham a mesma finalidade que era a oralidade, uma visão clínica do surdo, o que diferenciava estas escolas eram os métodos. Oralismo -> a principal função = oralizar e não permitir que o surdo se integrasse em sua comunidade. Gestualismo -> com sinais metódicos, bimodalismo, linguagem oral e sinalizada. Comunicação total -> usava-se qualquer ferramenta que auxiliasse o surdo na comunicação entre profº/aluno e aluno/aluno, foi importante precursor dos sinais a aqueles que não o conhecia, como por exemplo filhos surdos de pais ouvintes.
Bilinguismo -> é bicultural (cultura surda e cultura ouvinte) a Língua de Sinais como 1ª língua (L1) e a Língua Portuguesa como 2ª língua (L2) na escrita e a oralidade é opcional a cada indivíduo surdo conforme Leis.

Trabalhamos um texto que estará disponível hoje (28/10).

MALP - Célia

* Discussão sobre o conhecimento de nossas crianças
* Critica sobre o que é ensinado
* Jovens que não sabem expressar por meio do texto escrito ou não entendem o que lêem
* O Brasil está em 71º lugar entre 121 países em desenvolvimento escolar
* O profº e a alfabetização
- O que ele precisa saber?
Precisa estudar o seu aluno, saber como a criança pensa e aprende, os conhecimentos que traz sua realidade e contexto
 - Há receitas? (- Não)
* Leitura e escrita
São instrumentos básicos de ingresso e participação do cidadão na sociedade letrada - função social.
- E a escola?
Ela é representante da leitura e da escrita, portante, constitui-se agente de letramento
* O Alfabetizador

    Texto para próxima aula:
    1.2 - Ações do professor alfabetizador
    1.2.1 Ao desenhar, a criança escreve?
    1.2.2 Concepções que a criança adquire sobre os símbolos linguísticos antes da alfabetização

    - Leiam e tragam suas dúvidas e questionamentos...

    26/10 - terça-feira

    I:ATP - Elvira

    Assistimos flashes dos filmes: "Meu pé esquerdo" apresentando a deficiência física e motora e "Perfume de mulher" apresentando a deficiência visual. (- Excelentes!!! Quero assisti-los na integra).

    PAPPE - Renata

    Trabalhamos o Capítulo IV - A identidade profissional dos professores e o desenvolvimento de competências de Libâneo

    Ressaltou:
    • Profissionalidade -> formação inicial
    • Profissionalização -> ambiente ideal (com boas condições de trabalho)
    • Profissionalismo -> desempenho competente com conduta ética

    25/10 - segunda-feria

    DAS - Mª de Lourdes

    FALTOU - por ter se machucado


    MEMC - Tarciso

    Trabalhamos a aula 8

    Ler faz crescer - ITAÚ

    O Itaú Cultura, está disponibilizando 8.000 Kits de livros infantis, totalmente gratuito, basta se cadastrar no site: www.lerfazcrescer.com.br

    Estatística de visualização do BLOG até 28/10/2010


    Visualizações de página por país
    Brasil
                                   1.899
    Estados Unidos
                      384
    Canadá
                                    50
    Suécia
                                        6
    França
                                       4
    Eslovênia
                                   2
    Alemanha
                                  1
    Portugal
                                     1



    Obrigada a todos !!!

    terça-feira, 26 de outubro de 2010

    Ecopedagogia por Moacir Gadotti


    "... a ecopedagogia não é uma pedagogia a mais, ao lado de outras pedagogias. Ela só tem sentido como projeto alternativo global onde a preocupação não está apenas na preservação da natureza (Ecologia Natural) ou no impacto das sociedades humanas sobre os ambientes naturais (Ecologia Social), mas num novo modelo de civilização sustentável do ponto de vista ecológico (Ecologia Integral) que implica uma mudança nas estruturas econômicas, sociais e culturais. Ela está ligada, portanto, a um projeto utópico: mudar as relações humanas, sociais e ambientais que temos hoje. Aqui está o sentido profundo da Ecopedagogia, ou de uma Pedagogia da Terra, como a chamamos." 
    (in: Pedagogia da Terra - ideias para um debate", Moacir Gadotti, Portugal, 2000). 

    Perfume de Mulher


    titulo original: (Scent of a Woman)
    lançamento: 1992 (EUA)
    direção: Martin Brest
    atores: Al Pacino , Chris O'Donnell , James Rebhorn , Gabrielle Anwar , Phillip Seymour Hoffman
    duração: 156 min
    gênero: Drama
    status: arquivado

    sinopse:

    Frank Slade (Al Pacino), um tenente-coronel cego, viaja para Nova York com Charlie Simms (Chris O'Donnell), um jovem acompanhante, com quem resolve ter um final de semana inesquecível antes de morrer. Porém, na viagem ele começa a se interessar pelos problemas do jovem, esquecendo um pouco sua amarga infelicidade.

    elenco:

    • Al Pacino (Tenente-Coronel Frank Slade)
    • Chris O'Donnell (Charlie Simms)
    • James Rebhorn (Sr. Trask)
    • Gabrielle Anwar (Donna)
    • Phillip Seymour Hoffman (George Willis Jr.)
    • Richard Venture (W.R. Slade)
    • Bradley Whitford (Randy)
    • Rochelle Oliver (Gretchen)
    • Margaret Eginton (Gail)
    • Tom Riis Farrell (Garry)
    • Nicholas Sadler (Harry Havemeyer)
    • Todd Louiso (Trent Potter)



    Meu pé esquerdo

    • Sinopse

    • Christy Brown (Daniel Day-Lewis), o filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com apenas este movimento Christy consegue, no decorrer de sua vida, se tornar escritor e pintor.



    •  
    • Informações Técnicas
      Título no Brasil:  Meu Pé Esquerdo
      Título Original:  My Left Foot: The Story of Christy Brown
      País de Origem:  Irlanda
      Gênero:  Drama
      Classificação etária: 14 anos
      Tempo de Duração: 103 minutos
      Ano de Lançamento:  1989
      Site Oficial: 
      Estúdio/Distrib.:  Fox Filmes
      Direção:  Jim Sheridan
    •  
    • Elenco
      Daniel Day-Lewis .... Christy Brown
      Brenda Fricker .... Sra. Brown
      Alison Whelan .... Sheila - adulta
      Kirsten Sheridan .... Sharon Brown
      Declan Croghan .... Tom - adulto
      Eanna MacLiam .... Benny - adulto
      Marie Conmee .... Sadie
      Cyril Cusack .... Lorde Castlewelland
      Phelin Drew .... Brian
      Ruth McCabe .... Mary Carr
      Fiona Shaw .... Dra. Eileen Cole
      Ray McAnally .... Sr. Brown
      Patrick Laffan .... Barman
    •  
       

    Cientistas descobrem 1,2 mil novas espécies na Amazônia em 10 anos

    Segundo a WWF, ainda é preciso ampliar esforços para a conservação da fauna e flora do bioma

    por Globo Rural Online, com informações da Agência EFE
     Divulgação/WWF
    Rã com cabeça cor de fogo é uma das espécies mais peculiares encontradas na última década, na Amazônia
    Nos últimos dez anos, foram descobertas 1,2 mil novas espécies na Amazônia, uma a cada três dias. É o que aponta um estudo feito pela organização World Wildlife Fund (WWF), publicado nesta terça-feira (26/10). "Os números são contundentes e significa que ainda hoje continuamos descobrindo novas espécies", diz Francisco Ruiz, chefe da Iniciativa Amazônia Viva, da WWF. De acordo com o representante da WWF, os governos, as ONGs, os cientistas e a sociedade civil têm de redobrar esforços para conservar a Amazônia. "Algumas dessas plantas poderiam ter aplicação farmacológica e estamos pondo espécies em perigo”, adverte. 

    Quer saber + ACESSE
     http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI182301-18095,00-CIENTISTAS+DESCOBREM+MIL+NOVAS+ESPECIES+NA+AMAZONIA+EM+ANOS.html



    Educar para Crescer



    Quer saber + ACESSE:



    Para saber + sobre Sustentabilidade, ACESSE:  



    Reciclar é transformar - TANG


    Cada um fazendo sua parte, e todos juntos transformando o mundo para melhor. Essa é a ideia do Esquadrão Verde Tang, um movimento que envolve crianças do Brasil inteiro em torno de um mesmo objetivo: a conscientização sobre as questões ambientais e, mais importante, a realização de ações concretas para a preservação do planeta. - Acesse e faça parte desta turma.

    Reciclagem do plástico

    Reciclagem do papel

    Reciclagem de metal

    Reduza! Reutilize! Recicle!

    Redução e reutilização de roupas

    Para onde vai o lixo?

    22/10 sexta-feira

    I:ATP - Elvira

    Distúrbios específicos de aprendizagem
    Ciasca
    • DISLEXIA
    • disgrafia
    • dislalia
    • discalculia
    • SOCIAL E CULTURAL
    • meio ambiente
    • falta de estímulo
    • rigidez da escola
    • imaturidade da criança
    • CAUSAS ANATÔMICAS
    • desvios cerebrais
    • defeitos anatômicos
    2º Texto -> José, Elizabete Assunção
    livro - Problemas de aprendizagem SP Ática 2001

    Texto: A linguagem e a fala
    -> Questão: Quando a fala é defeituosa

    09/11 - Roda de Conversa sobre INCLUSÃO
    - entregar na mesma data
    - a carta (prontuário do aluno)
    - pequeno relatório com as respostas
    ECOPEDAGOGIA - Mara Léa

    A professora apenas mostrou as provas NP1

    21/10 quinta-feira

    DAS - Mª de Lourdes

    Trabalhamos o texto "Progressão Continuada" de Alba Mª Ferreira Rossi

    MALP - Célia

    Letrar é mais que alfabetizar

    • Conceito de letramento
    • Como ocorre?
    • Fenômeno lá fora? (outros países)
    • Explicação do aparecimento do conceito de letramento
    • A prática do conceito de letramento
    • Definição de letramento
    • Ler e escrever puramente tem alguma valor?
    • O processo de letramento, quando ocorre?
    Para próxima aula: apostila -> metodologia do ensino da alfabetização.
    1.1 O que o professor sabe e pensa do aluno e da alfabetização?
    1.1.1 Leitura e escrita
    1.1.2 O alfabetizador
    1.1.3 Contribuição ao educador - alfabetizador

    segunda-feira, 25 de outubro de 2010

    Projeto ECOPEDAGOGIA

    15/10/2010

     

    Mais fotos....
    Este dia foi muito BOM !!!

    Revista História da PEDAGOGIA


    A editora SEGMENTO lançou este ano a revista História da PEDAGOGIA, a 1ª foi dedicada a Piaget, a 2ª a Vigotski.
    A revista pode ser adquirida em livrarias, revistarias, ou pelo site da editora
     Os destaques da revista de Vigotski são:






    • Biografia Intelectual - Revolucionário Inquieto
    • Principais Teses - A construção social do desenvolvimento
    • Contribuições para a educação - Modos de ensinar , modos de pensar
    • O Legado I - A construção cultural da imaginação
    • O Legado II - Docência: pesquisa e intervenção
    • O Legado III - A perspectiva Vigotskiana e as tecnologias
    • Excertos - Conhecimento vivo e fecundo
    • Bibliografia comentada - Traduções publicadas no Brasil (1984-2010)


    Para saber + ACESSE:

    http://www.assinesegmento.com.br/novo/avulsas.asp?categoria=Especiais%20%20%20%20%20%20&subcategoria=Hist%F3ria%20da%20Pedagogia

    Coleção Terapia Infantil


    Assuntos de Adultos, livro de criança !

    A PAULLUS editora publica, com exclusividade, lança a coleção TERAPIA INFANTIL, são livros que tratam de temas relacionados ao cotidiano familiar e as relações sociais vividas pelas crianças e que por muitas vezes não sabemos como conversar e nem como lidar com tais situações. Confira a relação de livros que fazem parte desta coleção:



    • Quando os pais se separam
    • Ficar triste não é ruim
    • Tornando a escola legal
    • Resistindo à pressão dos colegas
    • Quando alguém que você ama está com cancêr
    • Irmãos ciumentos, irmãs egoístas
    • Divirta-se com segurança
    • Diga NÃO às drogas e ao álcool

    quinta-feira, 21 de outubro de 2010

    20/10 - quarta-feira

    LIBRAS - Marcelo

    Educação dos Surdos

    Métodos

    1. Oralismo - séc XVIII __________1880___________1960_STOKOE_1970 ²
    2. Gestualismo¹ - séc XVIII ______| (encerrou a escola gestualista)                             
    3. Oralismo - séc XX (Déc 80) _   _   _   _   _   __    _   _   _   _   _   _   _ Déc 80_____ 
    1 - Oralismo-> 1º a fala depois a escrita (eles amarravam as mãos das cças, impunham regras à família, pois não aceitavam os gestos (na época), os sinais e nem a cultura surda.
    2 - Gestualismo-> Abade Michael L'Apee (pai dos surdos) mas ainda não aceitava a cultura surda.
    • Sinais metódicos¹ 
    • Bimodalismo 
    • Comunicação Total ² (facilitou, aceitava qualquer tipo de recurso para a comuniação - relação profº/aluno e aluno/aluno, aceitava sinais(gestos) + não a língua de sinais(com a cultura), o foco era a fala, aceitava como recurso: o alfabeto manual, aparelhos auditivos e/ou outras ferramentas.
    • Língua Oral -> era sinalizada (faziasse o sinal (gesto)) + fala (articulação da boca - com "som")
    PPSE - Célia (excepcionalmente hoje)

    ORIENTAÇÕES DO ESTÁGIO

    Importante mudança para quem ainda não fez o estágio.

    Pode ser visita técnica em Escola Infantil municipal OU particular = 10H dividido em 2 de 5 horas
    Pode se visita técnica em Ensino Fundamental OU Ensino Médio = 15H dividido em 3 de 5 horas

    OBS - 1 ficha capa e meio para cada etapa escolar, mesmo que seja na mesma escola.

    TRAZER FICHA CAPA E MEIO para preencher em sala de aula  HOJE.

    ENTREGA DO ESTÁGIO   03/11/2010

    19/10 terça-feira

    I:ATP - Elvira

    Na Lousa:
    • 26/10 - DVD -> 2 filmes: * Meu Pé Esquerdo - * Perfume de Mulher
    • com características
    • sociedade em relação à deficiência -> preconceito + rejeição
    • acolhimento familiar
    • acolhimento e estimulação escolar
    Meu Pé Esquerdo -> fala sobre deficiência física e motora
    Perfume de Mulher -> fala sobre deficiência visual

    Programação:

    Trabalharemos o texto "O aluno com problema na área da linguagem"
    • 22/10 -> trabalharemos o texto "A linguagem e a fala"
    • 26/10 -> DVD
    • 29/10 -> "O aluno com problemas de aprendizagem (aula 10)
    • 05/11 -> Burnot e Bulling escolar
    • 09/11 -> Entrevista na escola sobre inclusão
    • 12/11 -> Revisão
    Em sala de aula...
    Trabalhamos "Distúrbios Específicos de Aprendizagem" 

    Ciasca:  - dislexia
                 - disgrafia
                 - discalculia

    Causas -> pode ser agravado com o...
    ... meio ambiente (por desrespeitar o desenvolvimento da cça)
    ... disfunções cerebrais
    ... relação tempo/espaço + questões físicas (quando força a aprendizagem)
    ... o que o meio ambiente espera? (em relação a escrita e leitura)
    OBS: para próxima aula veremos "discalculia"
     PAPPE - Renata

    Libâneo cap 3 pg 67

    A profª falou sobre Qualidade Social  X  Total

    Qualidade Social -> refere-se a sociedade (social)
    Qualidade Total -> refere-se ao Lucro

    Pedro Demo -> Fala sobre Competência Histórica: "Tem que ter competência histórica e saber usar a ética."

    Importante:
    * O professor precisa ter em mente: 1º lugar  - no final do ano letivo os meus alunos devem estar melhores que no começo deste mesmo ano.
    * Projeto Politico Pedagógico - Tem que ter para saber como trabalhar e para saber onde chegar.
    * Melhoria na Educação = reforma educativa = qualidade social na educação = melhoria da escola.


    Para próxima aula cap 4 libâneo (já disponivel)

    terça-feira, 19 de outubro de 2010

    18/10 - segunda-feria

    DAS - Mª de Lourdes

    Trabalhamos o texto Quem "embala a escola"? - Considerações a respeito da Gestão Escolar - Lourdes Marcelino Machado

    A profª dividiu o texto para cada grupo, sendo que cada um ficou com 1 capítulo para que fosse feito um resumo.
    1. Introdução (Cecília)
    2. A base teórica dos estudos recentes (Nathalia)
    3. A perspectiva histórico-crítica (Mayra)
    4. A especificidade e a materialidade da educação (Andréa)
    5. "Curvando a vara" da administração - parte 1 (Caroline)
    6. "Curvando a vara" da administração - parte 2 (Daniela)
     A "chave" de cada um dos resumos foi colocado pelas alunas.

    Na lousa
    1. O trabalho da escola não é um "trabalho de um homem só" e sim de todos os atores (equipe).
    2. A base teórica dos estudos recentes organização do trabalho capitalista. Tal organização tem como tripé de sustentação racionalizar o processo, dividir o trabalho e desqualificar o trabalhador. Saviani opta pela abordagem histórico-crítica que permita transformar ao menos em parte a realidade escolar.
    3. A perspectiva histórico-crítica. Saviani evidencia e critica em caráter mecanicista, ou seja, uma educação que é reproduzida do mesmo jeito que se aprende. A educação é determinada pela sociedade, situação do país, política e economia. A construção de padrão de administração deve ser voltado para transformação social.
    4. Especificidade. Ação pedagógica não materialista é o abstrato. A Ação pedagógica materialista é o concreto, todo material utilizado na ação educativa. - Haverá um "perfil" para uma direção que se proponha a "embalar" a escola?
    5. Saviani diz que nos anos 70 a administração era tradicional, centralizada e autoritária. Já nos anos 80, a gestão era democrática, compartilhada, participativa e colegiada. Em meados dos anos 90, visa o lado do partipacionista, a administração retorcia por modismos.
    6. A gestão deve ser comprometida com a qualidade da educação para que haja "embalo" da escola. Deve ser participativa e trabalhar coletivamente, sobretudo com autonomia.
    MEMC - Tarciso

    Trabalhamos a aula 7 (já disponível)

    segunda-feira, 18 de outubro de 2010

    Catadores de lixo usam resíduos para ter água quente e luz

    Catadores de lixo da comunidade de Zabbaleen, no Cairo, construíram aquecedores solares com materiais recicláveis que proporcionam a eles água limpa e quente. Assim, para os habitantes deste bairro, tornou-se coisa do passado aquecer água na estufa ou com querosene, prática que anualmente causa a morte de 30 pessoas por acidentes. 

    Seis características do professor do século 21

    Conheça seis profissionais que já incorporaram as qualidades do novo educador à rotina e comprovaram que se aperfeiçoar faz toda a diferença na aprendizagem da turma

    Anderson Moço e Ana Rita Martins

    1. Ter boa formação O mestrado é o caminho natural 
    2. Usar as novas tecnologias Um recurso a favor dos conteúdos
    3. Atualizar-se nas novas didáticas Um jeito de ensinar cada disciplina
    4. Trabalhar bem em equipe Na troca de ideias, todos ganham
    5. Planejar e avaliar sempre Observar para reorientar o trabalho
    6. Ter atitude e postura profissionais Todos os alunos podem aprender
    - Esta matéria é de grande importância, pois é necessário estarmos sempre ligados ao que se refere a nossa formação, novas tecnologias (e como usá-las), relação interpessoal, reflexão, ética e postura profissionais...  -Leiam !!!

    fonte: NOVA ESCOLA

    Chico e Paulo Caruso

    A Biblioteca de São Paulo, espaço cultural do Governo de São Paulo administrado em parceria com a Poiesis - Organização Social de Cultura, recebe os gêmeos caricaturistas, chargistas, ilustradores e músicos Chico e Paulo Caruso. Eles serão os entrevistados do projeto Sábados da Memória das Artes Gráficas.

    Vale lembrar que a entrada na BSP é feita mediante apresentação das carteirinhas de visitante ou usuário, que podem ser solicitadas na recepção.


    Sábados da Memória das Artes Gráficas
    Chico e Paulo Caruso 

    Dia 23 de outubro, às 13h

    Biblioteca de São Paulo
    Parque da Juventude
    Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana – (SP)
    Tel.: (11) 2089-0800
    GRÁTIS

    fonte: Biblioteca de SP

    sábado, 16 de outubro de 2010

    Aquarela





    Alunas de LIBRAS interpretand










    Estas meninas estudam LIBRAS comigo....
    Ficou muito LINDO !!!
    P A R A B É N S !

    Projeto ECOPEDAGOGIA

    Demos início ao projeto ambiental....
    Dia 15/10/2010 dia dos professores... foi maravilhoso, reunimos 1º/2º e 3º/4º semestre numa sala, com a permissão de nossa coordenadora aproveitamos esta data tão importante para confraternizarmos, foi realmente uma delícia (-pensamos em repetir!!!).
    Quero de todo coração agradecer aos que compareceram e a nossa coordenadora. (-que esteve por lá!) ...nosso trabalho feito em sistema de produção funcionou... o lanchinho servido estava uma delícia  (-Hummmm!!!!), e os alunos (-não precisa de muitos comentários, quem estava lá, sabe... foi só alegria!!!!)


    P A R A B É N S !!!!



    Este é só o começo, esperem que vem mais....


    sexta-feira, 15 de outubro de 2010

    ઇઉ Doa_ações ઇઉ

    Foi um sucesso a entrega dos mantimentos na Casa de Velhinhos de Ondina Lobo, nossa amiga Lyz entregou nossa pequena contribuição...


    História da Eneida, uma professora que socorre alunos em dificuldade há mais de 40 anos.  Uma história a ser levada como exemplo pelo carinho e dedicação ao que faz.

    ACESSEM, não vão se arrepender.... 

    http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1624434-10345,00-MAIS+VOCE+PRESTA+UMA+HOMENAGEM+AOS+PROFESSORES.html

    quarta-feira, 13 de outubro de 2010

    Passeio Ecológico - Ibiúna

    No dia 12/10 (feriadão!!!) fiz um passeio ecológico num sítio em Ibiúna, - foi maravilhoso, muito verde, como eu gosto, trilhei pela mata, passamos por um açude, havia plantação de alguns vegetais, como repolho, brócolis, almeirão. Havia eucalíptos, araucárias nativas, cipos, bambús, mato e muito mato, um lugar rústico e lindo por ele mesmo...
    Passei o dia, chegando pela manhã (muito frio) e fui embora à noite (muuuuuiiiiito frio) e durante o dia (torrei no Sol), depois do almoço dormi em meio a natureza, (delícia!!!), observei a natureza a todo o redor em companhia de um engenheiro agrônomo, que nos mostrou toda biodiversidade, as plantações, como faz para irrigar a terra, sobre queimadas e tocas de animais como o tatu.
    Andar em meio a natureza nos proporciona entender nossas ações perante a Terra..


    Ação Educativa - Pedagogia

      
    Contamos com a colaboração de todos os cursos da 
    Universidade Paulista - Campus Norte


    A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, visando aumentar a consciência sobre a importância de sua preservação em todo o mundo.
    Esta celebração oferece excelente oportunidade para evidenciar a importância da biodiversidade para nossa qualidade de vida, refletir sobre os esforços já empreendidos e promover iniciativas para salvaguardá-las.
    Neste sentido, os alunos do curso de PEDAGOGIA estão realizando uma atividade de conscientização sobre a preservação do meio ambiente. 

    Você pode ser nosso colaborador trazendo garrafas pet com o óleo usado na sua casa após as frituras.

    A sua doação será encaminhada para uma ONG que fará o devido reaproveitamento.



    Datas
    recolhimento do óleo : 29/10 e 05/11
    horário: das 18h45 às 19h30

    Local:
    catracas da entrada principal

    Iniciativa: Curso de Pedagogia
    Coord.Aux.Profª Ana Cláudia



    segunda-feira, 11 de outubro de 2010

    Liu Wei
    Pianista chinês vencedor de um show de calouros (ele não tem os braços)

    Professor

    - Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida...
    Sabe-se que em nossas mãos concentra-se o futuro de muitos médicos, dentistas, engenheiros, advogados, publicitários ...
    Temos responsabilidade pela vida e pelo caminho de cada um destes profissionais. Muitos não se lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo. 
    Não é fácil, requer dedicação, confiança, perseverança e ação.
    A dedicação é contínua, mesmo fora da sala de aula, é uma mistura de ensinar, cuidar, vigiar, assistir, enfim, muitos verbos seriam necessários para definir a vida do professor, mas com certeza um verbo é a chave para continuarmos nesta missão.

    AMAR 

    Curso para Professores no Zôo de SP

    “O ZOOLÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO”
    É chegada a vez para os professores! 
    O curso objetiva apresentar uma nova visão do Zoológico, utilizando deste recurso para aprimorar o desenvolvimento em sala de aula. Com tamanha riqueza, o parque se torna um local bastante agradável para aprender, além de proporcionar lazer. O aprendizado é fácil quando se diverte!!
    • o Curso acontece sempre com turmas de, no mínimo, 10 participantes
    • os visitantes permanecem no Zoológico em período integral, com duração de apenas um dia
    • a “aula” tem início com apresentações teóricas realizadas pela própria equipe de educação ambiental e, após ser intercalada por atividades dinâmicas, o grupo é levado a conhecer o outro lado de um Zoológico.
    De forma emocionante e bastante lúdica, o professor aprende e dá continuidade ao seu aprendizado em sala de aula, garantindo o sucesso do Curso para Professores.
    As inscrições serão efetivadas de acordo com as datas pré-estabelecidas pela Divisão de Ensino e Divulgação, através do telefone (11) 5073.0811, ramal 2119.

    A ficha de inscrição deverá ser encaminhada, via fax, em anexo ao comprovante de pagamento. O valor individual do Curso é de R$25,00, sendo dez o número mínimo de participantes para que o curso ocorra.

    Próximas datas de cursos para professores com vagas disponíveis:
    - 24 de outubro de 2010
    - 05 de fevereiro de 2011


    Cronograma
    8h30 às 9h         – Recepção dos participantes e entrega de material
    9h às 10h           – Palestra 1: A fundação Parque Zoológico de São Paulo
    10h às 10h15     – Intervalo
    10h15 às 11h15 – Palestra 2: A Educação Ambiental e a Interdisciplinaridade
    11h15 às 12h     – Atividade Prática 1: Conhecendo o Zoológico de São Paulo
    12h às 13h         – Almoço
    13h às 14h         – Atividade Prática 2: Trilha na Mata Atlântica
    14h às 16h         – Atividade Prática 3: Dinâmicas e Encerramento

    fonte: Zoológico de SP

    Para Saber + ACESSE:
    http://www.zoologico.sp.gov.br/ensinopesquisa/cursoprofessores2006.htm  

    Zoológico de SP - Sugestão de AACC



    Programa Visitas Monitoradas




    O Zôo de São Paulo agenda visitas monitoradas que apresentam questões relacionadas à:
    • fauna
    • conservação da natureza
    • utilização responsável de recursos naturais
    • interferência do homem no meio ambiente
    O roteiro inclui:
    • passeio guiado pelo Parque
    • visita aos bastidores do Zôo
    • pequenas trilhas na Mata Atlântica 
    • participação em outras atividades de Educação Ambiental. 
    As visitas monitoradas podem ser agendadas para estudantes do ensino infantil ao universitário, sendo adaptadas também para grupos de empresas, da terceira idade e de deficientes visuais.
      
    Visitas Monitoradas Diferenciadas 
    • Resgatando a Nossa História
    • Criança Ecológica - Bicho legal
    • Plantando o futuro
    • Orientação Profissional



    ZOOLÓGICO
    Avenida Miguel Stéfano, 4241 - Água Funda - São Paulo - SP
    Fone: (11) 5073-0811 / Fax: (11) 5058-0564
    Horário de Funcionamento- 9:00 às 17:00 horas - de terça a domingo - fechamento da bilheteria : 16:00 h
    *Abre as Segundas-feiras somente quando for feriado ou véspera de feriado 

    Para Saber + ACESSE:

    domingo, 3 de outubro de 2010

    Exposição: Homenagem a Keith Harring para crianças - Sugestão de AACC

    Exposição em São Paulo mostra intervenções artísticas e reproduções inéditas das ilustrações  

    O Livro da Nina para Guardar Pequenas Coisas (Cosac Naify) 

    Simone Tinti

      Divulgação
    Ilustração do artista Presto
    Em 1988, o artista plástico norte-americano Keith Harring fez um livro personalizado para dar de presente a Nina Clemente (filha do pintor italiano Francesco Clemente) em seu aniversário de 7 anos. 22 anos depois, esse presente se transformou em  
    O Livro da Nina para Guardar Pequenas Coisas (Cosac Naify). A exposição conta com painéis gigantes (de 93 x 70 cm), e também com intervenções nas páginas do livro feitas por outros artistas da Choque Cultural, como Carla Barth, Carlos Dias, Jotape, Mariana Martins, Pjota e Speto. Esses desenhos estarão expostos na vitrine da loja de arte da Livraria Cultura. Acontece na mesma loja um debate sobre arte urbana e o legado do artista com a presença de MZH, Presto e SHN.

    Exposição: Homenagem a Keith Harring
    De 4 a 24 de outubro
    De segunda à sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h

    Livraria Cultura
    Conjunto Nacional – Loja de Arte
    Avenida Paulista, 2073, São Paulo-SP
    Tel.: 3170-4033

    fonte: http://revistacrescer.globo.com

    sábado, 2 de outubro de 2010

    Seminário: Inclusão no ambiente educacional da criança com surdez

    Participei como ouvinte do 1º Seminário sobre “Inclusão no ambiente educacional da criança com surdez“ realizado na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência no dia 23/09/2010.
    Observando o comportamento dos surdos, percebi que o 5º fonema (ENM-> expressão não manual) que foi trabalhado em sala de aula, é o mais presente em sua língua. - As pessoas surdas falam com o corpo, elas são pura expressão! Através de seus depoimentos, tive noção da personalidade de cada um pelo modo de se expressar, uns eram calmos, outros eletrizados, uns sérios e alguns outros bem divertidos, havia  um jovem surdo no auditório muito “tagarela” (o tempo todo não parou de falar), perdi parte da palestra observando a conversa deles, - fiquei admirada! Vi também a comunicação entre o guia interprete e um srº cego/surdo (comunicação através do toque das mãos) e também uma srª nesta mesma condição que se comunicava tocando a garganta de sua guia interprete. 
    - É incrível a capacidade de adaptação do ser humano as suas necessidades.
    A cada momento, percebo como estou envolvida com esta comunidade (surda), sei tenho muito que aprender e entender, mas sei também que são pessoas como eu (e isso facilita muito), a inclusão delas (e de tantas outras) depende do entendimento entre as partes e de quebrar barreiras sociais.
    Dar a possibilidade de aprender outras línguas como inglês, LIBRAS, espanhol, etc, é preciso numa cultura com tanta diversidade. Por fim, um pensamento que diz tudo: é preciso que tenhamos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza e o direito de sermos iguais quando as diferenças nos inferiorizam. Santos, 1995

    sexta-feira, 1 de outubro de 2010

    Saraiva Conteúdo - Sugestão de AACC




    02 de OUTUBRO
    Festa de aniversário do Snoopy  
    Saraiva MegaStore Shopping Center Norte | Horário: 19:00
     


    O beagle mais divertido de todos os tempos completa sessenta anos. Para o aniversário, a Cosac Naify lança os livros Snoopy extraordinário e Primeiro de Abril, de Charles M. Schulz, que reúnem as melhores tiras em quadrinhos da década 1970. E a festa fica ainda mais animada com o parabéns, com direito a bolo personalizado pela Make the Cake e refrigerante. Não perca!