terça-feira, 30 de novembro de 2010

Jornada Pedagógica

Compareçam !!!

É muito importante para todas nós, tanto para que possamos enriquecer com mais conhecimento, quanto para contemplarmos nossas amigas e colegas...


  • Dia 01 de dezembro - Simulado do ENADE - vale 5 horas de AACC ( quem completou deixe-as p/proximo semestre)
  • Dia 01 de dezembro - Apresentação da musica em LIBRAS por Andrea
  • Dia 02 de dezembro, às 19h15, palestra referente a "Análise da Escola Estadual Buenos Aires e sua organização tanto estrutural como física para atender alunos portadores de deficiência", ministrada pela aluna da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Maria Fernanda Maluf. Vale 2 horas de AACC.
  • dias 30/11  e  03/12  defesa do TCC das alunas do 5º e 6º semestres pedagogia

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Acabou !!!

NP2 - ficou para trás, 3º e 4º semestres também... agora o fim do ano está mais próximo... 
Dá um alívio em saber que terminou a correria de estudos para a NP2, mas, as nossas conversas e grupo de estudos no refeitório, no cantinho das escadas, todas meio largadas por aí...rindo, lendo, comentando, anotando... foi muito prazeroso, tenho certeza de que fazemos parte de um grande grupo de mulheres/pedagogas...

Tenho satisfação em tê-las como amigas e colegas de estudo e de profissão...já sinto saudades de toda a correria...das brincadeiras, risadas, discussões e tudo mais....
Agora temos a parte final deste semestre... a "jornada da pedagogia", que não será uma j-o-r-n-a-d-a e sim uma "passagem pedagógica", mas, enfim, assistiremos o TCC das meninas do 6º semestre, que será muito importante para nós, além de termos noção do que  enfrentaremos lá na frente..., - não faltem !!!

Quero lembrá-las também do prazer imenso de termos trabalhado juntas no projeto de ecopedagogia. 
O trabalho dos grupos de 1º, 2º, 3º e 4º semestres foi valioso e nos trouxe muito conhecimento.

OBS: ainda não acabou, mas, desde já...









Muito obrigada e



domingo, 21 de novembro de 2010

"Alguém abre um livro" - Ruy Castro

Rio de Janeiro - "Outro dia, falando num encontro de livreiros, eu dizia que todos nós, que trabalhamos com livros - que os escrevemos, editamos, distribuímos, vendemos ou promovemos -, deveríamos nos sentir privilegiados. Nosso produto não anuncia na TV, não é vendido na farmácia junto com os xampus, fraldas e chinelos e, para ser apreciado, precisa ser lido linha a linha e ainda temos de lamber o dedo para virar a página. Mas, toda vez que um brasileiro abre um livro, o Brasil melhora.
Tal afirmação ameaça parecer um pieguice poética num país que, segundo o novo relatório divulgado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), pode estar em 73º lugar no ranking mundial de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) - o que, em si, já é uma vergonha -, mas, num dos itens mais importantes, empata com o Zimbábue, que, em 169º no ranking, é o mais atrasado do mundo.  

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

SP: “Black Barbie” celebra o mês da Consciência Negra

SP: “Black Barbie” celebra o mês da Consciência Negra

No Shopping Aricanduva, até o dia 23 de novembro, afica em cartaz a mostra “Black Barbie” em comemoração ao mês da Consciência Negra e aos 30 anos da primeira Barbie negra. 
A entrada é Catraca Livre. 
Acervo do Colecionador Carlos Keffer que, acumulou 700 exemplares, sendo 85 delas bonecas negras,  em 15 anos, as “Black Barbies” são as mais valiosas do gênero no Brasil. A mostra traz o exemplar original da primeira Barbie e do primeiro Ken negros, uma Barbie customizada pelo conceituado estilista afro-brasileiro

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Festa do Livro da USP

XI Festa do Livro da USP

 dias 25, 26 e 27 de novembro
das 9 às 21h, 

Saguão do prédio da Geografia e História 
Cidade Universitária

USP expõe 15 mil títulos com 50% de desconto

Todos os livros vendidos durante o evento terão, obrigatoriamente, desconto mínimo de 50% em relação ao preço de capa praticado pelos editores.


Site Oficial de Turismo de SAMPA


Site Oficial de Turismo da Cidade de São Paulo

Cidade de São Paulo, eventos, c atrações, guias, turismo. São Paulo é uma cidade como nenhuma outra no Brasil. Maior metrópole da América do Sul, centro cultural e da vanguarda brasileira, precisa ser conhecida, descoberta, para ser amada. Depois, não dá para esquecer.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cursos de Ludoeducação


Conteúdo desenvolvido:Valor educacional das histórias
Uso adequado do corpo e da voz
Técnicas de narração simples
uso de recursos para contar histórias (bocão, marionete, fantoche, imantógrafo e outros)

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Kauan e a Lenda das Águas

Uma série animada que tratará o consumo consciente de recursos naturais e da água como patrimônio da humanidade.

O 1º epsódio mostrará a triste realidade do Rio São Francisco.

Um projeto cultural patrocinado pela "Confort Concentrado".





10/11 - quarta-feira

LIBRAS - Marcelo

REVISÃO

O profº trabalhou a revisão das aulas passadas...

Oralismo - Séc XVIII (presente até hoje)
Foco: era uma proposta mais terapêutica
Visão: Clínica em 1º plano e pedagógico em 2º plano
Língua: 1 = a falada=oralista -> no Brasil a Língua Portuguesa

Gestualismo - Séc XVIII até 1880 (onde foi banido formalmente no Congresso de Milão)
Foco: continua uma proposta mais terapêutica
Visão: Continua a ser Clínica em 1º plano e pedagógico em 2º plano
Língua: 1 = Falada (Língua Portuguesa) + Sinais -> 1 língua (língua portuguesa) com várias formas de se expressar, aqui no caso -> falada + sinalizada

Comunicação Total - 1970 - Séc XX vigora até hoje
Todos os recursos são utilizados, como: os sinais, linguagem oral, alfabeto manual
Surgiu nos EUA e foi constatado que não desenvolvia plenamente o surdo em relação as crianças ouvintes da mesma idade.
Foco: continua uma proposta mais terapêutica
Visão: Continua a ser Clínica em 1º plano e pedagógica em 2º plano
Língua: 1 = Língua Portuguesa de várias formas com mesma sintaxe, mesma gramática -> falando, escrevendo, sinalizando

OBS: O maior benefício na Comunicação Total, foi a volta dos sinais (gestuais) para a pratica do surdo nas escolas.  (Português sinalizado = bimodalismo = sinais metódicos)

Bilinguísmo - Séc XX - 1980
Escola Bilingue: Duas línguas e Duas culturas = bilingue e bicultural
Foco: deixou de ser terapêutico
Visão: Sócio-Antropológico com proposta pedagógica
Língua: 2 =  1ª Língua, a língua de Sinais (LIBRAS) e como 2ª Língua, a língua portuguesa escrita e com opção do surdo e da família à Língua oralizada

Obs: mais importante que oralizar e vê a necessidade e o desenvolvimento cognitivo, acadêmico, linguístico, emocional e social do surdo, não se preocupando com a oralidade, é importante internalizar a linguagem de sinais, a LIBRAS, para que haja um canal e uma construção de conhecimento, utilizando a LIBRAS em 1º lugar, em 2º o conhecimento de mundo, depois a língua portuguesa em produção escrita e não falada. Estes conhecimentos devem-se expandir para fora da escola, proporcionando-lhes um desenvolvimento pleno e bicultural.

Leis - foram regulamentadas no Decreto 5.626/05 (como deverá ser a formação deste interprete)
10.098/00 - (Artº 18) Formação de interpretes que facilite / intermedia o surdo à sociedade
10.436/02 - LIBRAS - como meio legal de comunicação

OBS: na Lei 10.098/00 utiliza a expressão "linguagem" não como língua, a LIBRAS ainda não era formalmente reconhecida.

MALP - Célia

O que sustenta a teoria da alfabetização expectativa do aluno do 1º ano.
O que é mobilizado = conceito atitudinal
Quais são os conceitos = conceituais
Quais são os procedimento = procedimentais

Psicogênese
Psico - vem de psicologia -> cognição do pensamento
Gene - nascimento deste pensamento

Qual é o momento que a cça está pronta para aprender?

Quando ela começa a questionar / perguntar. ex: como faz isto, como se escreve aquilo...
O papel do profº é incentivar a cça.

Níveis Conceituais Linguísticos (voltado ao desenvolvimento da cça)

Nível 1 - Pré-silábico - fase pictória gráfica primitivo e pré-silábica
Nível 2 - Intermediário I
Nível 3 - Silábico
Nível 4 - Intermediário II
Nível 5 - Alfabético

O bom alfabetizador tem que ter 3 conceitos básicos para trabalhar - Emília Ferrero
  1. Conceito atitudinal
  2. Conceito conceitual
  3. Conceito procedimental
Avaliação qualitativa - qualidade ao que se aprende
Avaliação normativa - mede com normas (notas e punições)

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Cursos Preparatórios para concurso público

Curso Evolução 

Rua  Orvile Derby, 227 - Mooca
Tel: 2694-0569  -  2692-1942

Mais Informações ACESSE:     http://www.evolucaocurso.com.br/


Fábrica de Idéias Pedagógicas

Av. General Ataliba Leonel, 583 - 1º andar  Santana

Tel: 2283-3318 - 3426-1055

08/11 - segunda-feira

DAS - Mª de Lourdes

Trabalhamos na aula de hoje o Cap VI - "O sistema organizacional e gestão escolar", Libâneo

MEMC - Tarciso

O profº explicou as aulas 9, 10 e 11

05/11 - sexta-feira

I:ATP - Elvira

A profª recebeu os estágios atrasados do PPOE do semestre passado.

ECOPEDAGOGIA - Mara Léa

A profª falou sobre o projeto.... mostrando o que deu certo e errado com as experiências do outro campus...
alertando-nos para que não aconteça conosco.

04/11 - quinta-feira

DAS - Mª de Lourdes

Trabalhamos em sala de aula o Cap V de Libâneo 


MALP - Célia

Apenas recebeu os estágios de PPSE

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Lei 10.436, de 24 de abril de 2002.


Regulamento
Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá  outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.
Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Art. 2o Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
Art. 3o As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.
Art. 4o O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente.
Parágrafo único. A Língua Brasileira de Sinais - Libras não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.
Art. 5o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 24 de abril de 2002; 181o da Independência e 114o da República.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Paulo Renato Souza

fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/2002/L10436.htm

Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000.


Estabelece normas gerais e critérios básicos para a
promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de
deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras
providências.

O P R E S I D E N T E     D A     R E P Ú B L I C A

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 1o Esta Lei estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.

03/11 - quarta-feira

LIBRAS - Marcelo

Lei 10098/2000    regulamentadas no Decreto 5626/2005
Lei 10436/2002 

->  A Lei 10098 - estabelece a obrigatoriedade em todos os níveis de formação e atuação de tradutores / interpretes.

-> a Lei 10436 - é espelho do Bilinguísmo
-> O raciocínio do SURDO é visual, a escrita da Língua Portuguesa (LP2) é visual como tudo em seu desenvolvimento.

MALP - Célia

A professora recebeu os estágios de PPSE...

Palestra Gabriel Chalita