sábado, 26 de fevereiro de 2011

26/02/11 - sábado

MTA - Lilian

Apresentou o "Plano de Ensino" - ementa

Destacou :

- O que é problema ? (numa pesquisa)

* A pesquisa começa com um problema.

Formulação do Problema - > Construção de Hipóteses (Construção do Referencial Teórico)  - > Coleta de Dados  - > Análise - > Conclusão

obs: fazer garimpo teórico (com temas parecidos ou iguais ao que quero pesquisar) para ajudar na construção do referencial teórico (autores como: Piaget, Wallon, Vigotsky etc)

Site de referência com artigos científicos a serem consultados  

CUIDADO !   PLÁGIO  É  CRIME

Entregamos hoje :
  1. os nomes dos integrantes dos grupos de TCC
  2. o tema de pesquisa (assunto)
  3. pergunta a ser investigada

25/02/11 - sexta-feira

 AACC - Lilian

Fizemos exercícios de avaliação e classificação de "Leitura e Escrita" na fase infantil.

Trabalhamos :
  • Pré-silábica
  • Silábica - CVSC (com valor sonoro convencional)
  • Silábica - SVSC (sem valor sono convencional)
  • Silábico-alfabético
  • Alfabético
 A profª recomendou que lêssemos : Rubem Alves - Filosofia da Ciência

MHGAEF - Francisco

Trabalhamos a história das disciplinas de História e Geografia.

1964 - Final das disciplinas
  • sociologia
  • filosofia
  • geografia
  • história
1970 - Entrou na disciplina escolar
  • EMC (educação moral e cívica)
  • OSPB (organização social política brasileira)
1980 - Movimento crítico social (fim da ditadura)

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

24/02 - quinta-feira

CP - Currículos e Programas - Francisco

Apresentou o Plano de Ensino - Ementa, discutimos sobre: O que é currículo?

PPEF - Lilian

SEMINÁRIOS

História
07/04 - Andrea / Cecília
        14/04 - Aline Zanelatto / Lilian

Geografia
18/04 - Marinilza / Nathalia Mota
25/04 - Jullie / Karina Espinhosa


Arte 
02/05 - Alexsandra / Viviane


Educação Física
09/05 - Patrícia / Priscila Maria


http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf

Deverá ser fundamento no PCN (Links acima) do Ensino Fundamental I, a profª passará por e-mail um exemplo da estrutura de um Plano de Aula para seguirmos como orientação em nossa aula / aprensentação. Esta deverá ter duração de 40 minutos.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Aula de S á b a d o......

MTA - Metodologia de Trabalho Acadêmico - Lilian

Este sábado 26/02 começa...
das 08h às 11:40h   
não faltem
  • cada falta nesta aula gera 4 faltas no currículo 
  • não podemos perder as explicações de como faremos nosso TCC 
  • as aulas serão teóricas e estará na NP1 e NP2.
OBS IMPORTANTE : Quem puder leve um pratinho de doce ou salgado ou refri (F E S T A !!!!)

    23/02/11 - quarta-feira

    A:GEEE - Elvira

    • 1º Período:

    A profª trabalhou em power point o texto "Gestão Democrática na Escola" 12ª ED, Campinas, Papirus, 2005 - Dinair Leal da Hora.

    - Cap 3 : A administração escolar numa perpectiva democrática

    • 2º Período: 
    Trabalhamos o texto "Educação Não-Formal" de Maria da Gloria Gohn (internet), a professora questionou:
    1. Qual a relação entre este texto e o de Dinair da Hora?
    2. O que é educação não formal?
    3. Você já participou de algum grupo de educação não formal?
    4. Quem são os professores da educação não formal?
    5. Qual o maior objetivo da educação não formal?
    Para PRÓXIMA aula

    1. Finalizar o texto da Dinair da Hora
    2. Ler o texto de Boneti ( aula 1 da 2ª semana)

    quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

    22/02/11 - terça-feira

    AE:DQQ - Ana Lúcia Daniels

    Trabalhou o texto "Avaliação Mediadora"  - Cap 2  : "As charadas da avaliação" e destacou em power point:

    • Porque o aluno não aprende?
    • Fracassos de aprendizagem - Culpa do profº ou do aluno?
    • Justificativas para o fracasso.
    • O que se percebe nas respostas.
    • Os responsáveis pelo fracasso: profº, aluno ou sociedade?
    • Contribuição de Piaget para o avanço em sérias questões da prática avaliativa.
    • Compromisso do profº diante das diferenças individuais
    • em que medida o profº compreende e valoriza manifestações diferentes dos alunos diante das tarefas de aprendizagem?
    No 2º período fizemos:

    1 - Leitura de um texto  "O que as Avaliações permitem Avaliar"
    2 - Registro dos pontos principais relacionando com os textos já trabalhados anteriormente
    3 - Responder as questões :

    a) Avaliar por que?
    b) Avaliar para que?
    c) Como avaliar?

    4 - Para próxima aula : Pesquisar na internet "pérolas" - provas corrigidas por profº. Encaminhar para e-mail da sala e trazer impressos para análise.

    Ler para próxima aula o texto :

    "Uma visão construtiva do erro"

    21/02/11 - segunda-feira

    PPEF - Lilian

    A profª apresentou as orientações so estagio na lousa (vide página do BLOG) depois falou sobre o tema do TCC, questionando:

     - Porque quero pesquisar esse tema?

    Salientou sobre:
    • gerenciamento do tempo e fala de cada um do grupo
    • utilização de recursos ( música, imagens, gráficos etc)
    • utilização do Power Point ( que significa "Pontos Fortes" de um texto )
    • a importância de todo grupo participar da apresentação tendo domínio sobre o trabalho / tema
    • definir um tema para quinta-feira dia 24/02/11
    EJA - Tarciso

    Trabalhamos a aula 2

    18/02/11 sexta-feira

    AACC - Lilian

    A profª nos orientou sobre as AACC deste semestre, que serão em SALA DE AULA e sua presença validará as horas a serem cumpridas.
    Teremos Palestras com profº convidados com temas relacionados ao nosso curso (OTIMO), como por exemplo: história e filosofia da educação, sociologia e politica da educação etc... haverá além das palestras, exercícios e reflexão. Não serão mais necessários os relatórios..  


    MEHGAEF  -  Mara Léa

    Metodologia de ensino: História, Geografia, Artes e Educação Física

    A profª aprensentou a ementa.

    sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

    17/02/2011 - quinta-feira

    PPEF - Lilian

    A profª trabalhou um pouco mais sobre o texto de pesquisa na prática pedagógica.

    16/02/2011 - quarta-feira

    A:GEEE - Elvira

    Desculpem neste dia FALTEI mas, as alunas me disseram que a profª retomará a aula.

    15/02/2011 - terça-feira

    AE:DQQ - Ana Lúcia Daniels

    A profª trabalhou o Texto :

    "Avaliação da aprendizagem : relações professor-aluno na sala de aula "

    14/02/2011 - segunda-feira

    PPEF - Lilian

    Educação Básica = Educação Infantil - Ensino Fundamental I e II - Ensino Médio

    A profº trabalhou em sala o texto :
    " A possibilidade de uncorporar a opesquisa na prática cotidiana do professor do Ensino Fundamental. "
    autoras : Eliana Maria Oligurski e Graziela G.  Pachane

    Saiba + sobre vídeos de pesquisas recente na área da educação, acesse : Educa video sp 


    EJA - Tarciso

    O profº falou sobre ANDRAGOGIA = pedagogia específica para o adulto

    * Recomendou assistirmos o filme documentário sobre Paulo Freire - Coleção Grandes Educadores
     
     

    quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

    Lançamento do Livro "Autodescrição-Transformando Imagens em Palavras"


    Secretaria realiza o lançamento do Livro “Audiodescrição – Transformando Imagens em Palavras”, no dia 24/2
     

    O evento acontece no dia 24 de fevereiro. Este livro é o primeiro sobre audiodescrição no Brasil, uma mostra significativa da produção intelectual brasileira sobre o tema. Na ocasião, haverá também o lançamento da versão virtual do Memorial da Inclusão e a primeira mostra de acessibilidade dos museus do Estado de São Paulo.




    sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

    2ª Feira da Carreira Pública




    Sobre o evento

    O que é?
    A 2ª Feira da Carreira Pública tem o objetivo de informar sobre as oportunidades da carreira pública, que tem se tornada uma das melhores opções profissionais de nossos dias, tanto para jovens que buscam o primeiro emprego quanto para pessoas com experiência. A iniciativa é do Jornal Folha Dirigida, que, ao lado de seus parceiros, reúne em um só lugar tudo que você precisa saber para disputar uma vaga nesse almejado setor.

    Por que ir?
    Somente em 2011 serão oferecidas mais de 100 mil vagas em todos o país. O primeiro passo para conquistar uma é estar bem informado. Por isso, não fique apenas sonhando com altos salários, estabilidade financeira, igualdade salarial, ingresso democrático, venha conferir as palestras e novidades da Feira da Carreira Pública. O evento dará todo o suporte necessário para você explorar e aproveitar as oportunidades de emprego do setor público. Você terá contato direto com diretores de grandes estatais, assistirá  a aulas show com os melhores professores de escolas, conhecerá editoras, escolas, associações, estatais, órgãos públicos e muito mais. Prepare-se para conquistar a sua vaga em 2011. Esperamos por você.
    Quando?

    Data: 18, 19 e 20 de fevereiro de 2011
    Dias da semana: sexta, sábado e domingo
    Horário: das 10 horas às 22 horas – sexta-feira
    das 10 horas às 20 horas – sábado e domingo
     
    Para Saber + ACESSE: http://www.feiradacarreirapublica.com.br/programacao

    quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

    Estagi'Angels....

    Anjos - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

    Estagi'Angels....

    Um anjo de estagiária, a forma mais correta de descrever a pessoa que cuida e que acredita no Ser mais preciso..... a criança.

    Hoje estamos com a missão de cuidarmos umas das outras, aos poucos estamos nos conhecendo, compartilhando e acrescentando experiências na vida de cada uma de nós.


     Que esta experiência nos traga resultados positivos.


    08/02/2011 - terça-feira

    Nossa 1ª aula foi AEDQQ - Avaliação Educacional: Dados Qualitativos e Quantitativos - Ana Lúcia Daniel.
    A aula foi boa, a profª apresentou a disciplina e entregou o Plano de Aula e um texto, e tbm recomendou comprarmos um livro que iremos usá-lo quase inteiro ( custa em média na Saraiva R$ 19,00) é um livro pequeno e podemos analisar para comprá-lo em quantidade para termos desconto.

    1. texto pg. 13-32 "Avaliação da Aprendizagem: relação profº - aluno na sala de aula" Autor. FREITAS
    2. texto pg. 13-30 " Por uma escola de qualidade" Autora: JUSSARA
    3. texto pg. 31-48 " As charadas da avaliação" Autora JUSSARA
    A profª questionou:

    O que é avaliação?
    O que é avaliar?
    Conceito

    E sugeriu que analisemos provas do ENADE. pois será importante nesta disciplina.