Faça sua Parte ...



... para um MUNDO melhor 


Feche a torneira ao escovar os dentes e ajude uma criança

  • Um em cada dez brasileiros bebe água sem qualquer tratamento. A falta de saneamento provoca doenças que matam 15 crianças no país todos os dias.Cada vez que você e mais seis amigos fecharem a torneira ao escovar os dentes, vão economizar 122 litros de água tratada. É o suficiente para atender as necessidades diárias de uma criança.

Esqueça o esguicho quando varrer a calçada e encha meia caixa d’água

  • Quando você for varrer o quintal, lembre-se de que a sua cota individual de água é pequena. Use a vassoura e não a mangueira. Cada vez que fizer isto, você estará economizando em média 280 litros de água, o suficiente para encher meia caixa d’água doméstica.

Cuidado com os pequenos gastos

  • Muito cuidado com os pequenos gastos: o dinheiro que usamos todo dia em despesas que parecem pequenas, ao final de um ano poderia pagar uma viagem de férias, ou fazer uma bela diferença na sua poupança.

Recuse embalagens desnecessárias e reduza a montanha de lixo

  • O Brasil recicla 17,5% do plástico rígido. O resto acaba no lixo, onde leva mais de 400 anos para se degradar. Se for depositado a céu aberto, o que acontece com 30% do lixo produzido no Brasil, o plástico dificulta a compactação e prejudica a decomposição dos materiais degradáveis. Por isso, prefira levar sua própria sacola quando for fazer compras.

Não compre produtos piratas ou contrabandeados

  • Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.

Leve baterias usadas aos postos de coleta e lute contra doenças fatais

  • Os milhões de pilhas e baterias vendidos todo ano no Brasil contêm metais pesados altamente tóxicos, como cádmio, chumbo e mercúrio. Como em 63% das cidades brasileiras, o lixo é jogado a céu aberto, esses metais contaminam o solo e a água. Em contato com os seres humanos, atacam o cérebro, os rins e pulmões. Por isso, quando for descartar pilhas e baterias, procure um posto de coleta especial.

Não desperdice alimentos e contribua com a diminuição da fome e do lixo

  • O Brasil desperdiça 14 milhões de toneladas de alimentos por ano. Entre o campo e a mesa, as perdas chegam a 60% de toda a produção. Dentro de casa, calcula-se que uma família de classe média desperdice, por dia, 500 gramas de comida. Se 500 mil famílias planejarem suas compras e reduzirem pela metade a quantidade de alimentos que jogam fora, 45 mil toneladas de comida deixarão de ir para o lixo a cada ano, o suficiente para alimentar 250 mil pessoas pelo mesmo período. Use a criatividade e reaproveite cascas, sementes, e outras sobras de primeira qualidade

Recicle uma latinha e acenda uma lâmpada por 3 horas
  •  A reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter uma lâmpada de 100W acesa durante 3,5 horas. Do mesmo jeito, cada quilo de vidro que você recicla evita a mineração de 1,3 quilos de areia, uma prática de alto impacto ambiental

Reduza o tempo do banho
  •  Se você reduzir seu banho de 12 para 6 minutos, poderá economizar a cada dia energia bastante para manter uma lâmpada acesa por 7 horas.

Deixe o carro em casa um dia por semana e tire do ar quilos de sujeiras
  •  O ar contaminado por veículos mata 300 pessoas por ano em São Paulo. Deixe seu carro na garagem uma vez por semana e evite lançar 600kg de CO2 na atmosfera, por ano.

Avalie o impacto de seu consumo
  •  Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo

Planeje sua compras
  •  Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.

Consuma apenas o necessário
  •  Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos

Reutilize produtos e embalagens

  • Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar

Separe seu lixo
  •  Recicle e contribua para economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos

Use crédito conscientemente

  • Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações

Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social da empresa

  • Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas o preço e a qualidade. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

Use a frente e o verso do papel e salve dezenas de árvores
  •  Cada tonelada de papel economizada preserva cerca de 15 árvores. Se, como você, 20% dos consumidores brasileiros decidirem usar racionalmente o papel de escrever e baixarem em ¼ o seu consumo, a cada mês deixarão de ser utilizados 95 hectares de florestas, o equivalente a 116 campos de futebol.

Contribua para a melhoria de produtos e serviços
  •  Adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos/serviços.

Cuide do orçamento
  •  Cuidar do orçamento não é só anotar gastos e ganhos. Antes de tudo, é pensar sobre sua vida, escolher prioridades e ser consciente na hora de gastar. A família toda deve participar.

Elimine vazamentos e abasteça São Paulo por 1 dia
  • Se um cano tiver, por exemplo, um buraco de apenas 2 milímetros, pouco maior do que a cabeça de um alfinete, o vazamento de água durante 1 ano será de 1,15 milhões de litros. Se eliminarmos essa perda de 5 mil residências, será poupada água suficiente para abastecer todos os 36 milhões de habitantes do Estado de São Paulo durante um dia.
fonte:  Instituto Akatu e Faber-Castell por um mundo melhor.