sexta-feira, 7 de maio de 2010

CPEI - Ivan 06/05

Trabalhamos hoje o texto passado resumo na lousa:

Aprender a ler e a escrever é sempre um conflito cognitivo

A criança, quando chega à escola, já traz consigo os rudimentos da leitura e da escrita
Isso graças à faculdade mimética¹, inerente ao ser.
Ler e escrever é social. Aprendemos a ler e escrever antes de sabermos ler e escrever.
Que função social é essa?
  1. Desenhar vem antes da escrita e é importante.
  2. Os signos da escrita são diferentes dos desenhos. Diferentes como?
  3. A psicogênese da leitura e da escrita identifica os conflitos e as hipóteses.
  • Segundo Fortunado (2009)², é possivel motivar o gosto pela leitura.
O sistema escolar faz o contrário.

¹ - Gebauer e wolf - Mimese na cultura
² - Texto será disponivel em Xerox

TRABALHO

Mesa redonda dias 13 e 20/05
Tema : PSICOGÊNESE da Leitura e Escrita -> cap, 1,2,6 e 7 do livro:
"Como as crianças aprendem ..."


Avaliação
Grupos de 3 a 7 integrantes
Resumo digitado, com nome e RA na 1ª página
2 folhas no MÁXIMO sem capa
Resumo deverá ser entregue dia 20/05 = 0,5 ponto
Discussão em sala de aula sobre os textos / experiências trazidas pelo grupo
A participação = 2,0 pontos:
  • 1 ponto dia 13
  • 1 ponto dia 20
 (trazer para próxima aula nomes do integrantes do grupo e Ra digitados)
(trazer experiências sobre escrita das crianças ( nos estágios que fizeram ) e LER o texto como guia.

OBS: para NP2 - a dissertativa poderá cair Regiio Emilia.

Nenhum comentário: