sexta-feira, 7 de maio de 2010

PPOE - Elvira 07/05

Hoje trabalhamos o texto: Cap 4 -  Plano Anual de Ação

Objetivo do texto: apresentação de uma estrutura do plano e o significado dos diferentes componentes
OBS: os planos semestrais e bimestrais seguem a mesma estrutura.
-> São subtítulos do capítulo
Descrição ( de acordo com o Projeto Pedagogico da escola )
Destacando duas qualidades do Plano Anual
  • flexibilidade e viabilidade

Componentes do Plano
  • levantamento e descrição da realidade
  • quanto aos alunos (caracterização geral)
  • caracterização sócio-econômico-cultural
  • caracterização de necessidades
  • quanto à escola (recursos humanos, físicos e materiais, caracterização e cultura organizacional da escola, análise da realidade, estabelecimento de prioridades  e de alternativas de ação, descrição de objetivos.
  • descrição dos objetivos
Especialização da Ação
  • objetivos por grupos de trabalho (1º ano, 2º...)
-> Monitoramento e Avaliação: Processo permanente de verificação e análise de informalção referente ao andamento das atividades programadas com o objetivo de subsidiar a sua gestão
-> Detalhamento do Plano Anual de Ação
  • vertical e horizontal
Figura 10 -> Passos do planejamento ( do texto)

Cap 5 - Projetos de Pesquisa-ação
Processo de investigação adequado para estudar a busca de solução para problemas educaionais, na prática, na situação real, com o desenvolvimento pleno de seus sujeitos criando um verdadeiro processo de participação crítica coletiva - práxis - portanto científica, possibilitando as mudanças desejadas.
Enfoque
  • resolução dos problemas concretos
  • melhoria da prática do OE
  • contituição de grupos de pessoas e situações específicas e que se refere
  • flexibilidade na implementação do projeto
  • aquisição e desenvolvimento de habilidades relativas ao processo de pesquisa
  • retroalimentação contínua ( acada passo fazer aaliação para ver se está indo bem )
Obejtivos da Pesquisa-ação

  • Resolver problemas relacionados ao desenvolvimento de pessoas (aspectos sociais), afetivos realcionados ao processo educacional
  • promover a introdução de inovações de procedimentos, métodos e técnicas
  • coletar evidências, de maneira objetivoa
  • promover treinamento em ação
  • aprimorar as praticas do OE
Passos Básicos
  • descrição dos problemas
  • hipóteses
  • objetivos
  • estratéias e atividades
Cronograma
  • ver sugestão da figura 11 da página 130 do texto
AVALIAÇÃO e avaliação da qualidade de projetos : verificação de todos os aspectos envolvidos no processo:
Tais aspectos podem ser formulados sob a forma de perguntas ( pg 131 )

Pesquisas e Ações Cooperativas
Sendo o alunoo o foco das investigações juntifica-se que todas as pessoas estarão envolvidas em todas as etapas da pesquisa, cada um dos envolvidos com tarefas específicas a cumprir.
Portanto : participação com papéis e tarefas cronogramadas!

TRABALHO

Texto : Área de Atuação do OE ( Plano de Ação)
Entrega dia 14/05 - 10 min. de apresentação
Cada grupo ficou com um item deste texto , para resumir, entender e apresentá-lo no dia marcado.

Nenhum comentário: