quinta-feira, 12 de maio de 2011

Estagiário .... - Reflita !


Conforme o livro"Estágio e Docência", PIMENTA e LIMA: 


  • O estágio como "um eixo de todas as disciplinas do curso, e não apenas daquelas erroneamente denominadas "práticas"".
  • Estagio como pesquisa começa a ganhar solidez, "contribuições da epistemologia da prática e se diferenciar o conceito de ação (que diz dos sujeitos) do conceito de prática (que diz das instituições)".
  • Pesquisa no estágio "possibilita de os estagiários desenvolverem postura e habilidades de pesquisador a partir das situações de estágio, elaborando projetos que lhes permitam ao mesmo tempo compreender e problematizar as situações que observam."
  • Redefinição do estágio, "que deve caminhar para a reflexão, a partir da realidade".
  • Conclusão: " o estágio...não é atividade prática, mas teórica, instrumentadora da práxis docente, entendida esta como atividade de transformação da realidade. Nesse sentido, o estágio curricular é atividade teórica de conhecimento, fundamentação, diálogo e intervenção na realidade, esta, sim, objeto da práxis."

 "A formulação do estágio como atividade teórica instrumentadora da práxis" (PIMENTA, 1994, p.121)

Nenhum comentário: