DAS - Mª de Lourdes
Trabalhamos o texto Quem "embala a escola"? - Considerações a respeito da Gestão Escolar - Lourdes Marcelino Machado
A profª dividiu o texto para cada grupo, sendo que cada um ficou com 1 capítulo para que fosse feito um resumo.
- Introdução (Cecília)
- A base teórica dos estudos recentes (Nathalia)
- A perspectiva histórico-crítica (Mayra)
- A especificidade e a materialidade da educação (Andréa)
- "Curvando a vara" da administração - parte 1 (Caroline)
- "Curvando a vara" da administração - parte 2 (Daniela)
A "chave" de cada um dos resumos foi colocado pelas alunas.
Na lousa
- O trabalho da escola não é um "trabalho de um homem só" e sim de todos os atores (equipe).
- A base teórica dos estudos recentes organização do trabalho capitalista. Tal organização tem como tripé de sustentação racionalizar o processo, dividir o trabalho e desqualificar o trabalhador. Saviani opta pela abordagem histórico-crítica que permita transformar ao menos em parte a realidade escolar.
- A perspectiva histórico-crítica. Saviani evidencia e critica em caráter mecanicista, ou seja, uma educação que é reproduzida do mesmo jeito que se aprende. A educação é determinada pela sociedade, situação do país, política e economia. A construção de padrão de administração deve ser voltado para transformação social.
- Especificidade. Ação pedagógica não materialista é o abstrato. A Ação pedagógica materialista é o concreto, todo material utilizado na ação educativa. - Haverá um "perfil" para uma direção que se proponha a "embalar" a escola?
- Saviani diz que nos anos 70 a administração era tradicional, centralizada e autoritária. Já nos anos 80, a gestão era democrática, compartilhada, participativa e colegiada. Em meados dos anos 90, visa o lado do partipacionista, a administração retorcia por modismos.
- A gestão deve ser comprometida com a qualidade da educação para que haja "embalo" da escola. Deve ser participativa e trabalhar coletivamente, sobretudo com autonomia.
MEMC - Tarciso
Trabalhamos a aula 7 (já disponível)
Nenhum comentário:
Postar um comentário