terça-feira, 19 de outubro de 2010

18/10 - segunda-feria

DAS - Mª de Lourdes

Trabalhamos o texto Quem "embala a escola"? - Considerações a respeito da Gestão Escolar - Lourdes Marcelino Machado

A profª dividiu o texto para cada grupo, sendo que cada um ficou com 1 capítulo para que fosse feito um resumo.
  1. Introdução (Cecília)
  2. A base teórica dos estudos recentes (Nathalia)
  3. A perspectiva histórico-crítica (Mayra)
  4. A especificidade e a materialidade da educação (Andréa)
  5. "Curvando a vara" da administração - parte 1 (Caroline)
  6. "Curvando a vara" da administração - parte 2 (Daniela)
 A "chave" de cada um dos resumos foi colocado pelas alunas.

Na lousa
  1. O trabalho da escola não é um "trabalho de um homem só" e sim de todos os atores (equipe).
  2. A base teórica dos estudos recentes organização do trabalho capitalista. Tal organização tem como tripé de sustentação racionalizar o processo, dividir o trabalho e desqualificar o trabalhador. Saviani opta pela abordagem histórico-crítica que permita transformar ao menos em parte a realidade escolar.
  3. A perspectiva histórico-crítica. Saviani evidencia e critica em caráter mecanicista, ou seja, uma educação que é reproduzida do mesmo jeito que se aprende. A educação é determinada pela sociedade, situação do país, política e economia. A construção de padrão de administração deve ser voltado para transformação social.
  4. Especificidade. Ação pedagógica não materialista é o abstrato. A Ação pedagógica materialista é o concreto, todo material utilizado na ação educativa. - Haverá um "perfil" para uma direção que se proponha a "embalar" a escola?
  5. Saviani diz que nos anos 70 a administração era tradicional, centralizada e autoritária. Já nos anos 80, a gestão era democrática, compartilhada, participativa e colegiada. Em meados dos anos 90, visa o lado do partipacionista, a administração retorcia por modismos.
  6. A gestão deve ser comprometida com a qualidade da educação para que haja "embalo" da escola. Deve ser participativa e trabalhar coletivamente, sobretudo com autonomia.
MEMC - Tarciso

Trabalhamos a aula 7 (já disponível)

Nenhum comentário: