quinta-feira, 28 de outubro de 2010

27/10 - quarta-feira

LIBRAS - Marcelo 

  • oralismo
  • gestualismo
  • comunicação total
  • bilinguismo
Oralismo, gestualismo e comunicação total tinham a mesma finalidade que era a oralidade, uma visão clínica do surdo, o que diferenciava estas escolas eram os métodos. Oralismo -> a principal função = oralizar e não permitir que o surdo se integrasse em sua comunidade. Gestualismo -> com sinais metódicos, bimodalismo, linguagem oral e sinalizada. Comunicação total -> usava-se qualquer ferramenta que auxiliasse o surdo na comunicação entre profº/aluno e aluno/aluno, foi importante precursor dos sinais a aqueles que não o conhecia, como por exemplo filhos surdos de pais ouvintes.
Bilinguismo -> é bicultural (cultura surda e cultura ouvinte) a Língua de Sinais como 1ª língua (L1) e a Língua Portuguesa como 2ª língua (L2) na escrita e a oralidade é opcional a cada indivíduo surdo conforme Leis.

Trabalhamos um texto que estará disponível hoje (28/10).

MALP - Célia

* Discussão sobre o conhecimento de nossas crianças
* Critica sobre o que é ensinado
* Jovens que não sabem expressar por meio do texto escrito ou não entendem o que lêem
* O Brasil está em 71º lugar entre 121 países em desenvolvimento escolar
* O profº e a alfabetização
- O que ele precisa saber?
Precisa estudar o seu aluno, saber como a criança pensa e aprende, os conhecimentos que traz sua realidade e contexto
 - Há receitas? (- Não)
* Leitura e escrita
São instrumentos básicos de ingresso e participação do cidadão na sociedade letrada - função social.
- E a escola?
Ela é representante da leitura e da escrita, portante, constitui-se agente de letramento
* O Alfabetizador

    Texto para próxima aula:
    1.2 - Ações do professor alfabetizador
    1.2.1 Ao desenhar, a criança escreve?
    1.2.2 Concepções que a criança adquire sobre os símbolos linguísticos antes da alfabetização

    - Leiam e tragam suas dúvidas e questionamentos...

    Nenhum comentário: