sábado, 2 de outubro de 2010

Seminário: Inclusão no ambiente educacional da criança com surdez

Participei como ouvinte do 1º Seminário sobre “Inclusão no ambiente educacional da criança com surdez“ realizado na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência no dia 23/09/2010.
Observando o comportamento dos surdos, percebi que o 5º fonema (ENM-> expressão não manual) que foi trabalhado em sala de aula, é o mais presente em sua língua. - As pessoas surdas falam com o corpo, elas são pura expressão! Através de seus depoimentos, tive noção da personalidade de cada um pelo modo de se expressar, uns eram calmos, outros eletrizados, uns sérios e alguns outros bem divertidos, havia  um jovem surdo no auditório muito “tagarela” (o tempo todo não parou de falar), perdi parte da palestra observando a conversa deles, - fiquei admirada! Vi também a comunicação entre o guia interprete e um srº cego/surdo (comunicação através do toque das mãos) e também uma srª nesta mesma condição que se comunicava tocando a garganta de sua guia interprete. 
- É incrível a capacidade de adaptação do ser humano as suas necessidades.
A cada momento, percebo como estou envolvida com esta comunidade (surda), sei tenho muito que aprender e entender, mas sei também que são pessoas como eu (e isso facilita muito), a inclusão delas (e de tantas outras) depende do entendimento entre as partes e de quebrar barreiras sociais.
Dar a possibilidade de aprender outras línguas como inglês, LIBRAS, espanhol, etc, é preciso numa cultura com tanta diversidade. Por fim, um pensamento que diz tudo: é preciso que tenhamos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza e o direito de sermos iguais quando as diferenças nos inferiorizam. Santos, 1995

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