terça-feira, 13 de abril de 2010

Textos - Profº Ivan


Texto de 11/02/2010 dado em sala de aula. Jóia
As teorias pedagógicas modernas revisitadas
José Carlos Libâneo - Ed. do autor, 2006 

A pedagogia ocupa-se das tarefas de formação humana em contextos determinados por marcos espaciais e temporais. A investigação do seu objeto, a educação, implica considerá-la como uma realidade em mudança.
Aos que se ocupam da educação escolar, qual seja, das escolas, da aprendizagem, dos estudantes...é requerido que façam opções pedagógicas, isto é, assumam um posicionamento sobre objetivos e modos de promover o desenvolvimento e a aprendizagem de sujeitos, inseridos em contextos socio-culturais e instituições concretas.
Os educadores enfrentam uma realidade imersa em perplexidades, crises, incertezas, pressões sociais e econômicas, dissoluções de crenças e utopias.
Na educação, o que fazemos quando a intenção é educar pessoas, é efetivar práticas pedagógicas que irão construir sujeitos e identidades que, por sua vez, se constituem enquanto portadores das dimensões física, cognitiva, afetiva, social, ética e estética, situados em contextos socio-culturais, históricos e institucionais.
Três coisas são necessárias para o agir pedagógico: 
  1. Implica compreender que as práticas pedagógicas são ações e decisões que evoluem o destino das pessoas.
  2. É que não é suficiente a análise globalizante dos problemas educativos, a esses fatores externos faz-se necessário agregar meios educacionais, ou seja, a didática.
  3. Dada a natureza dialética da pedagogia, que ocupa-se ao mesmo tempo da subjetividade e socialização, da individualidade e coletividade, cumpre compreender as práticas educativas enquanto complexas.
Texto 2 -  25/02/2010 - em sala de aula Jóia
Tendências pegagógicas
  • PedagogiaTradicional - preparação entelectual = trasmissão = conteúdos. Na pedagogia tradicional, os conteúdos são os conhecimentos acumulados e considerados verdadeiros. A base é o ensino religioso.
  • Pedagogia Renovada - também conhecida como pedagogia escola nova ou escolanovismo. A base é o pensamento de John Dewey, cujo propósito é o de adequar as necessidades individuais com o meio social. Nessa proposta os conteúdos são estabelecidos a partir de experiências e soluções do problema.
  • Pedagogia Tecnicista - determinada pela crescente industrialização e a necessidade de modelar comportamento. Os conteúdos são informações voltadas para a produção . Utilização da Teoria cobernética e "mau" uso da teoria behavionista de Skinner.
  • Pedagogia Libertadora - parte da análise crítica das realidades sociais. O objetivo é a concientização para a transformação da sociedade. Trabalha-se com Temas geradores, em grupos de discussão. O pricipal nome dessa linha é Paulo Freire.
  • Pedagogia Histórica - crítica ou sócio-histórica: enfase nas realações interpessoais e ao crescimento que delas resultam. O ensino é centrado no desenvolvimento da personalidade e na capacidade individual de organizar a realidade. O aluno tem papel ativo e o professor como mediador. O procipal pensador é o Vigotski e o ponto mais importante de sua teoria é a linguagem, cuja aquisição abrevia o acesso à zona de desenvolvimento proximal.
  • Pedagogia Construtivista - o conhecimento resulta da interação entre a inteligência sensório-motora com o ambiente; a criança aprende espontaneamente , organizando os dados do exterior. O professor coordena as atividades e percebe como cada aluno se desenvolve e, assim, propõe situações significativas de aprendizagem.

CPEI - Ivan - 04/03

Foi trabalhado em sala o cap 2 sobre os pensamento de Reggio Emília. O Profº colocou uma questão:
O que podemos aprender com Reggio Emília?
- Reggio Emília e seu trabalho com projetos, possibilita o aprendizado de 6 lições a nós educadores.
(Fizemos 6 grupos, para que cada um discutisse e aprensentasse cada lição de Reggio Emília, em sala de aula)

1ª lição - As crianças comunicam via representação visual.
2ª lição - Tratar com seriedade os trabalhos.
3ª lição - Expressar-se pela arte amplia a vontade de expressar.
4ª lição - As relações são verdadeiras.
5ª lição - Ouvir é essencial.
6ª lição - A escola segue o modelo de comunidade.

O ciclo de Reggio Emília é:
PROJETO  -->  REPRESENTAÇÕES  -->  ANÁLISE  -->  PROJETO
(Lê-se: O projeto gera representações das crianças e a partir da análise, gera mais projetos

OBS: Reggio Emília é uma cidade na Itália com +ou- 30 escolas que não são isoladas, ou seja elas se integram, é uma escola projetista, que trabalha com a PEDAGOGIA DA ESCUTA.

Nenhum comentário: