terça-feira, 13 de abril de 2010

Violência nas escolas e uma possível SOLUÇÃO !!!

Nesta reportagem, passada no Fantástico, ma chamou a atenção, e gostaria de compartilhar com vocês:
Cenas de violência já foram comuns numa escola em Campo Grande. Troca de tiros, um aluno foi morto diante dos colegas. Foi a gota d'água para que uma grande transformação acontecesse lá dentro.

“Não chegava a 10% a participação dos pais, hoje nas reuniões chega a 90, 100%”, contou Valson Campos dos Anjos, diretor da escola.


Em abril do ano passado, a promotoria da infância e juventude de Campo Grande embarcou numa parceria que hoje conta com mais de 30 mil pais e oito mil professores do município.


A solução para a crise de autoridade parecia impossível, mas estava bem ali, no estatuto da criança e do adolescente.


“O estatuto não fala só de direitos, ele fala também de deveres e orientações. Nós estamos levando à escola a prestação de serviços em troca de maus atos. No lugar de registrar uma ocorrência policial contra esse jovem que não é infrator ele não é um delinquente, ele é um

indisciplinado”, explicou o promotor de Justiça Sérgio Fernando Harfouche.

Por e-mail ou telefone, professores se aconselham com o promotor. E os pais autorizam o castigo, assinando um termo disciplinar.


“Eu acho que tem mesmo que ser disciplinado os alunos. Ele vai lavar a quadra”, disse Eroina Azevedo Barros, mãe de aluno.


“Todo mundo que eu costumo mandar para o diretor, quando volta, volta uma maravilha”, contou o professor Jorge dos Santos.


Tata era aluna problema e mudou depois de cumprir medida disciplinar na cozinha.


“Eu vim lavar as cumbucas, ajudar a entregar as merendas”, explicou Tata Souza de Carvalho, de 13 anos.


Tcharles também era da turma barra pesada.


“Tudo viciado em drogas, tudo andava armado, tudo aprontava, fazia coisa errada”, disse Tcharles Souza de Carvalho, de 16 anos.


Teve que cumprir muita medida disciplinar...


“Limpei lá na frente, troquei a areia do parquinho, lavei os dois banheiros e varri o pátio”, diz ele.


“Já nos três primeiros meses, nós temos registro de redução de 60% da violência escolar”, conta o promotor.


Em um ano, pelo menos três mil alunos em 50 escolas já entraram na linha. Assinam um termo de compromisso com a promotoria da infância e juventude.


“Deu medo de ser preso. Vou contar até dez, 20 e 30. não vou brigar mais não”, conta um aluno sem se identificar.



A escola onde tudo começou virou referência internacional em gestão educacional.

“Eu me encantei pela possibilidade que esse projeto traz do resgate da autoridade do professor, sem autoritarismo”, diz a professora Ester Lorusso.


Vice-diretora de uma escola na periferia de São Paulo, Ester luta para implantar o projeto de Campo Grande onde trabalha o quanto antes.


“Hoje a gente já se depara com alunos dizendo que o sonho dele é ser bandido, infelizmente”, conta Ester, vice-diretora de escola.


“Eu acredito que a consequência desse projeto construirá cidadãos de verdade”, conclui. 



Quer saber +  ,   ACESSE:

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1565547-15605,00-PROMOTOR+CRIA+FORMA+DE+DISCIPLINAR+ESTUDANTES+BADERNEIROS.html



.

Nenhum comentário: