terça-feira, 6 de abril de 2010

OJCC - Patricia 06/04

 Hoje trabalhamos em sala de aula o resumo do texto abaixo, para a NP1 a profª disse para usar estes resumos como suporte de estudos de seus textos, assim ficará mais simples o entendimento dos conteúdos.
 
Usos, Costumes e Brincadeiras da Infância

O brinquedo tem participação social e cultural na nossa sociedade. Ele não é toda a experiência infantil. O seu universo é diversificado, por isso nunca passa uma única mensagem.
Está inserido numa experiência complexa, nunca isolada, e sim acompanhada de discursos diversos, que desembocam em ações heterogêneas.
Exemplo: Barbie

A Diversidade do Uso do Binquedo

A criança não recebe o brinquedo passivamente, ela é levada a interpretá-lo.
O brinquedo só pode desempenhar um papel importante para a criança se for manipulado.
Só podemos compreender o que o brinquedo faz a criança ao olhar o que a criança faz ao seu brinquedo.
Não podemos reduzir o brinquedo a sua função lúdica. 
Exemplo: (o brinquedo como) Troféu, desejo de acumulação, posse real.
O brinquedo é uma possibilidade de se relacionar com o mundo dos objetos, de compreender a lógica da posse no cenário de uma sociedade comercial ( negociação com os presenteadores).
Possuir é uma forma de brincadeira da imitação da posse adulta.
A coleção de brinquedos é feito tanto pela criança como pelo adulto, justifica a compra pela necessidade de comprar.
A decoração, a pelúcia permite expor a imagem da infância no próprio quarto. Existe um forte valor afetivo que trasforma em objeto de fetiche, suporte de confidências.

Brincadeiras

É uma atividade que distingue das outras no sentido que não deve ser considerada de modo literal.
O que se faz só tem sentido e valor num espaço e em um tempo delimitado.
Nem todo o contato com um brinquedo é necessariamente uma brincadeira.
Brinquedo = objeto.
Ele inclui funções e significados, convida a agir e dar sentido.
Brincadeira é ação ( traduz por uma manipulação ) é produção de sentido. Qualquer significado só age no indivíduo a partir da interpretação produzida.

Da ação e do sentido

O brinquedo é um concentrado de cultura, ou seja, ele carrega um conjunto de esquemas, regras e de imagens que permitem as crianças executarem atividades lúdicas. Essa cultura é transmitida oralmente ou por imitação nos lugares frequentados pela crianças.
Mesmo que o brinquedo transmita uma cultura, isso implica em o usuário seja capaz de codificá-lo.
Por intermédio do brinquedo, ao brincar, ao agir, ao imaginar o usuário vai receber certos elementos conhecidos e desconhecidos da cultura lúdica.

O brinquedo, suporte da ação lúdica

O papel do brinquedo é de sustentar ação, torná-la possível.
Exemplo: acessórios da boneca

O brinquedo e o seu contexto

Um novo brinquedo pode produzir uma nova brincadeira, ele pode modificar as dinâmicas existentes e geralmente nelas é proposto um novo sentido.
A decodificação do novo brinquedo, portanto depende não só da cultura lúdica, mas também da dinâmica da brincadeira no qual esse objeto está inserido.
Brincar com um brinquedo é receber por intermédio de um artefato, dados culturais complexos e interpretá-los. Produzir uma nova ação cultural que é sempre uma produção singular num contexto específico.


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