quarta-feira, 14 de abril de 2010

OJCC - Patricia 13/04

Será que o brinquedo é educativo?

Para que um objeto seja qualificado de educativo é preciso que antecipemos os seus usos.
O fato de associar a educação ao obejto lúdico remete a duas interpretações:
  1. Distingue o suporte lúdico
  2. Todos os brinquedos são educativos
Há jogos que constituem uma categoria específica , a de jogo educativo ( dominó, quebra-cabeça, jogo da memória, etc ), há também os eletrônicos e o de multimídia.
Esses jogos são considerados educativos não tanto pela motivação, mas sim pelos temas abordados.
Exemplo: Temas de animais e natureza
A maioria desses jogos remete a abordagem educativa:
  • loto -> aprender a identificar, associar, enriquecer o vocabulário
  • dominó -> favorece o sendo de observação, concentração e associação.
  • jogo da memória -> senso de observação, concentração e associação.
Algumas pessoas definem o jogo educativo como aquele que orienta as escolhas dos pais, ao propor na embalagem, um discurso relativo ao efeito educativo.
  • Jogo => regra -> geralmente mais de uma.
  • brinquedo => objeto -> vai atribuir um significado conforme a cultura.
  • brincadeira => envolve o social
O jogo educativo permite fazer novamente em casa o que se faz na escola. Surge como um prolongamente de atividade escolar.
Com o objetivo de valorizar a autonomia da criança, os pais costumam dar esse tipo de jogo.
Durante o jogo a autoridade paterna é parcialmente posta de lado, pois o jogo educativo enquadra pela regras do jogo.
É importante ressaltar que o jogo educativo raramente é preferido pela criança.
Numa pesquisa feita, as mães acham que o brinquedo faz parte da vida da criança na mesma proporção que dormir e brincar.
Exemplo: enxoval com brinquedo
O brinquedo também surge como uma necessidade social.
Exemplo: comprar porque um amigo possui o brinquedo.
O brinquedo também possui um valor positivo em relação com a TV.
O brinquedo estimula uma forte ligação entre a criança e a aultura social. Ele tem várias representações:
  • objeto de posse
  • objeto de decoração
  • relação afetiva
  • objeto do ambiente

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