quarta-feira, 21 de abril de 2010

OJCC - Ana Lúcia - 20/04

Texto dado em sala de aula...


Para fazer uma classificação das estruturas dos jogos em função do desenvolvimento congnitivo da criança ou das estratégias cognitivas que essa emprega ao resolver problemas, nos basearemos na contribuição de Jean Piaget, mais especificamente na obra publicada em 1946 conhecida como a "Formação do Símbolo" na qual expõe uma classificação geral. Ele parte da idéia de que o jogo evolui e muda ao longo do desenvolvimento em função de cada estágio evolutivo. Em consequência e entendimento à evolução cognitiva podem ser detectados 4 tipos de categorias de jogos:
  1. de exercício
  2. de construção
  3. simbólico
  4. regras
- Jogo de exercício ou ação : Durante os 2 primeiros anos de vida e antes que apareça a capacidade de representação e o pensamento simbólico , a criança envolve-se em atividades que se enquadram na categoria de jogo de exercício ou de ação. Entre tais atividades, estão tanto as ações que a criança realiza do seu próprio corpo quanto sobre os objetos, caracterizadas pela ausência de simbolismo. São ações que carecem de normas internas e se realizam pelo prazer que produz a ação em si mesma,. sem que exista outro objetivo diferente do da própria ação. Durante os primeiros nove mese de vida a criança passa parte do seu tempo explorando seu corpo ( leva mão na boca, sorri enquanto move espontaneamente as mãos e braços ).

Exemplo citado em sala: seriado do Teletubes

Nenhum comentário: