LIBRAS - Marcelo
Trabalhamos hoje sobre:
- Sequencialidade
M = [ ] [ ] [ ] [ ] - articulado em possíveis sequencialidades ou seja, quando houver soletração ou soletração rítmica.
- Simultaneidade (é temporal)
M = [ ] Ex: C.M.
[ ] P.A.(L)
[ ] M
[ ] O.R.
- Articula formas na mesma linha de tempo ou seja, simultâneo (mesmo que haja 2 ou mais sinais para um morfema, eles são identificados como simultâneos)
- Restrições:
1) Simetria (uso das 2 mãos)
C.M. (é =)
P.A.(L) (é =)
M: A/S (alternado ou simultâneo)
- A Configuração de mão (2 mãos são iguais), o Ponto de Articulação tem que ser simétrico (na mesma linha) e o Movimento deve ser alternado ou simultâneo.
2) Domínio (uso das 2 mãos)
C.M. (é diferente)
P.A.
M.
OBS: No Domínio, a Configuração das mãos são distintas (diferentes), a esquerda = é passiva (parada) e direita = é ativa (movimento)
OBS: Quando se articula com apenas 1 mão -> sem restrições (no que se refere a mão direita ou esquerda)
OBS: Soletração Rítmica = "comer letras" (é sequencial) ex. CHOP - antes o surdo apenas soletrava (C-H-O-P), hoje a soletração é rítmica pois começa com a letra C e finaliza com P, ou seja, comeu letras.
OBS: No ex: de NUNCA, havia soletração (N-U-N-C-A), depois passou para soletração rítmica, hoje incorporou-se um sinal derivado desta soletração (o que era sequencial por causa da soletração, hoje é simultâneo pelo sinal)
OBS: Todo sinal que aparece nas regras gramaticais da LIBRAS (simultaneidade, restrições simétrica e/ou domínio) está no NÚCLEO e as soletrações (sequencialidade) ou sinais que aparecem fora destas regras estão no PERIFÉRICO da Língua de Sinais.
[MENIN] [A] [S]
Morfema Raiz Gênero Plural
O profº finalizou a aula com vários sinais da LIBRAS conforme o e-mail passado por ele.
MALP - Célia
Trabalhamos o texto: Tijolo por Tijolo
Na lousa:
O ato de ler - importância da leitura, como fonte de conhecimento e participação na sociedade.
Estratégias de leitura:
- Seleção - escolhemos alguns aspectos chamados relevantes e ignoramos outros.
- Predição - são hipóteses que o leitor faz, antecipando informações com base nas "pistas" que os textos lhe fornece
- Inferência - são complementos que o leitor fornece ao texto
- Autocorreção - quando as expectativas levantadas pela predição não são confirmadas e o leitor "volta" para ler o texto.
- Autocontrole - seleção, predição e inferência confirmada ou não pelo leitor.
- Ler não significa apenas compreender o que está escrito com letras (decodificar), significa compreender algo com palavras, que se observa e interpreta.
- Classificação dos textos:
- práticos (contas, cartas, cheques, propagandas, embalagens etc)
- informativos/científicos (jornais escritos, revistas etc)
- literários (livros, histórias, contos, fábulas etc)
- extraverbais (quadros, sinais variados, símbolos)
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