quinta-feira, 9 de setembro de 2010

08/09 quarta-feira

LIBRAS - Marcelo


Trabalhamos hoje sobre:
  • Sequencialidade
M = [ ] [ ] [ ] [ ] - articulado em possíveis sequencialidades ou seja, quando houver soletração ou soletração rítmica.
  • Simultaneidade (é temporal)
M =  [ ]  Ex: C.M.
        [ ]        P.A.(L) 
        [ ]        M
        [ ]        O.R.
 - Articula formas na mesma linha de tempo ou seja, simultâneo (mesmo que haja 2 ou mais sinais para um morfema, eles são identificados como simultâneos)
  • Restrições:
1) Simetria (uso das 2 mãos)
C.M. (é =)
P.A.(L) (é =)
M: A/S (alternado ou simultâneo)
  -  A Configuração de mão (2 mãos são iguais), o Ponto de Articulação tem que ser simétrico (na mesma linha) e o Movimento deve ser alternado ou simultâneo.

2) Domínio (uso das 2 mãos)
C.M. (é diferente)
P.A. 
M.

OBS: No Domínio, a Configuração das mãos são distintas (diferentes), a esquerda = é passiva (parada) e direita = é ativa (movimento)

OBS: Quando se articula com apenas 1 mão -> sem restrições (no que se refere a mão direita ou esquerda)

OBS: Soletração Rítmica = "comer letras" (é sequencial) ex. CHOP - antes o surdo apenas soletrava (C-H-O-P), hoje a soletração é rítmica pois começa com a letra C e finaliza com P, ou seja, comeu letras.

OBS: No ex: de NUNCA, havia soletração (N-U-N-C-A), depois passou para soletração rítmica, hoje incorporou-se um sinal derivado desta soletração (o que era sequencial por causa da soletração, hoje é simultâneo pelo sinal)

OBS: Todo sinal que aparece nas regras gramaticais da LIBRAS (simultaneidade, restrições simétrica e/ou domínio) está no NÚCLEO e as soletrações (sequencialidade) ou sinais que aparecem fora destas regras estão no PERIFÉRICO da Língua de Sinais.

[MENIN] [A] [S]
    Morfema Raiz      Gênero     Plural

O profº finalizou a aula com vários sinais da LIBRAS conforme o e-mail passado por ele.

MALP - Célia

Trabalhamos o texto: Tijolo por Tijolo

Na lousa:
O ato de ler - importância da leitura, como fonte de conhecimento e participação na sociedade.

Estratégias de leitura:
  • Seleção - escolhemos alguns aspectos chamados relevantes e ignoramos outros.
  • Predição - são hipóteses que o leitor faz, antecipando informações com base nas "pistas" que os textos lhe fornece
  • Inferência - são complementos que o leitor fornece ao texto
  • Autocorreção - quando as expectativas levantadas pela predição não são confirmadas e o leitor "volta" para ler o texto.
  • Autocontrole - seleção, predição e inferência confirmada ou não pelo leitor.
  • Ler não significa apenas compreender o que está escrito com letras (decodificar), significa compreender algo com palavras, que se observa e interpreta.
  • Classificação dos textos:
  1. práticos (contas, cartas, cheques, propagandas, embalagens etc)
  2. informativos/científicos (jornais escritos, revistas etc)
  3. literários (livros, histórias, contos, fábulas etc)
  4. extraverbais (quadros, sinais variados, símbolos)

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