LIBRAS - Marcelo
TRABALHO :
" A inclusão do aluno surdo no ensino regular "
Individual ou grupo (de até 7 alunas)
Trabalho de pesquisa
Entrega no dia da NP1
(OBS: poderá ter questões sobre o trabalho na NP1)
REVISÃO
Integração
- 1960
- visão clínica
- o surdo tinha que se adaptar na sociedade
- a sociedade o via como doente físico e social
- quiseram oralizá-lo
- 1980 -> (neste ano: A inclusão em relação só ao surdo)
- Não havia mais a visão clínica
- uma nova visão: SÓCIO-ANTROPOLÓGICA
- o vê com diferenças
- a sociedade se adapta ao surdo
Uma questão que o profº levantou:
Que relação existe entre conceito clínico e sócio-andtropológico na movimento de integração e inclusão?
-> fonemas (quiremas) - elementos parâmetro fonológicos
CM (configuração de mão) = 46 (cf. conteúdo da matéria dada)
PA (L)
M
OM
ENM
-> Sequencialidade - geralmente sinais com empréstimos da língua oral
-> Simultâneidade - quando se articula ao mesmo tempo os sinais "nativos" (de origem) via de regras (com excessões) são simultâneos.
Regras Gramaticais - Restrições
Simetria = movimento com as 2 mãos iguais
Dominância = movimento com as 2 mãos (mão esquerda passiva-parada, direita ativa-movimento)
Verbo - NÃO são flexionados, para a língua de sinais é necessário 1 item lexical de tempo (*)sinal de tempo entre o SVO (Sujeito/Verbo/Objeto), podendo ser utilizado na início/meio/fim, ou seja
*S*V*O*
O asterisco representa o sinal de tempo que é colocado no início,meio e fim doS(sujeito)/V(verbo)/O(objeto) para compor uma contextualização. Porque o SVO (sem o item lexical de tempo) não satisfaz a língua de sinais.
-> Gênero - Feminino/Fêmea
Masculino
OBS - NP1 - Todos os tópicos passados na sala e textos impressos e via e-mail, junto com as figuras + interpretação.
MALP - Célia
Revisão
Texto: Comunicação OralOs recursos da comunicação oral
-> elementos de linguagem - sons, palavras, mensagens ex; textos escritos e linguagem falada = comunicação
-> elementos do corpo - corpo (formas de comunicação) = gestos, olhares, posturas perante várias situações
-> outros elementos da língua oral - pausa, ritmo, tom, entonação ex: ao contar uma história utiliza-se pausa, um ritmo conf. o tema da história, tonalidade da voz e entonação como falar baixo, alto, imitar personagens, causar suspense.
Tipos de textos
-> informativo - jornal, bula, placas, sites (tudo que trás INFORMAÇÃO)
-> científico - bulas, artigos (tudo que é comprovado cientificamente)
-> prático - receitas diversas, telegramas, bilhetes, contas em geral ( tem informações praticas e claras)
-> extraverbais - quadro/arte, melodia(sem letra), símbolos, notas musicais, placas, BRAILLE, LIBRAS
-> literários - contos, fábulas, poesia (imaginação entre o mundo real e não-real)
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