domingo, 26 de setembro de 2010

22/09 - quarta-feira

LIBRAS - Marcelo


TRABALHO :

" A inclusão do aluno surdo no ensino regular "
Individual ou grupo (de até 7 alunas)
Trabalho de pesquisa
Entrega no dia da NP1
(OBS: poderá ter questões sobre o trabalho na NP1)


REVISÃO

Integração
  • 1960
  • visão clínica
  • o surdo tinha que se adaptar na sociedade
  • a sociedade o via como doente físico e social
  • quiseram oralizá-lo
Inclusão
  • 1980 -> (neste ano: A inclusão em relação só ao surdo)
  •  Não havia mais a visão clínica
  • uma nova visão: SÓCIO-ANTROPOLÓGICA
  • o vê com diferenças
  • a sociedade se adapta ao surdo 
Uma questão que o profº levantou:

Que relação existe entre conceito clínico e sócio-andtropológico na movimento de integração e inclusão?

-> fonemas (quiremas) - elementos parâmetro fonológicos
CM (configuração de mão) = 46 (cf. conteúdo da matéria dada)
PA (L)
M
OM

ENM

-> Sequencialidade - geralmente sinais com empréstimos da língua oral
-> Simultâneidade - quando se articula ao mesmo tempo os sinais "nativos" (de origem)  via de regras (com excessões) são simultâneos.

Regras Gramaticais - Restrições

Simetria = movimento com as 2 mãos iguais
Dominância = movimento com as 2 mãos (mão esquerda passiva-parada, direita ativa-movimento)

Verbo - NÃO são flexionados, para a língua de sinais é necessário 1 item lexical de tempo (*)sinal de tempo entre o SVO (Sujeito/Verbo/Objeto), podendo ser utilizado na início/meio/fim, ou seja 
*S*V*O*   
O asterisco representa o sinal de tempo que é colocado no início,meio e fim do
S(sujeito)/V(verbo)/O(objeto) para compor uma contextualização. Porque o SVO (sem o item lexical de tempo) não satisfaz a língua de sinais.

-> Gênero - Feminino/Fêmea
                   Masculino

OBS - NP1 - Todos os tópicos passados na sala e textos impressos e via e-mail, junto com as figuras + interpretação.

MALP - Célia

Revisão
Texto: Comunicação Oral
Os recursos da comunicação oral

-> elementos de linguagem - sons, palavras, mensagens ex; textos escritos e linguagem falada = comunicação
-> elementos do corpo - corpo (formas de comunicação) = gestos, olhares, posturas perante várias situações
-> outros elementos da língua oral - pausa, ritmo, tom, entonação ex: ao contar uma história utiliza-se pausa, um ritmo conf. o tema da história, tonalidade da voz e entonação como falar baixo, alto, imitar personagens, causar suspense.

Tipos de textos
-> informativo - jornal, bula, placas, sites (tudo que trás INFORMAÇÃO)
-> científico - bulas, artigos (tudo que é comprovado cientificamente)
-> prático - receitas diversas, telegramas, bilhetes, contas em geral ( tem informações praticas e claras)
-> extraverbais - quadro/arte, melodia(sem letra), símbolos, notas musicais, placas, BRAILLE, LIBRAS
-> literários - contos, fábulas, poesia (imaginação entre o mundo real e não-real)

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