quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Uso de celulares auxilia alunos de escola estadual nas aulas de Física

O site do governo de Mato Grosso do Sul, em 17/08/2010, divulga a segunte matéria de Karina Lima, com fotos de Edemir Rodrigues:



recurso









Campo Grande (MS) – Os alunos da Escola Estadual Dona Consuello Müller, na Vila Jacy, aprendem Física de um jeito diferente: eles utilizam os aparelhos celulares durante as aulas e também em outras ocasiões para melhorar o aprendizado da disciplina. Iniciativa simples e produtiva, está sendo utilizada na escola há dois anos pelo professor Suintila Valiños Pedreira como um complemento ao livro didático. Um dos objetivos é fazer um uso mais adequado dos celulares em sala de aula. “Não existe maneira de afastar os adolescentes deles, e eles acabam atrapalhando as aulas por fazerem uso constante desses aparelhos”, explica o professor. Verdadeiro motivo - foi salvar da reprovação uma turma de alunos que estava indo mal de nota na disciplina, no ano passado. “Conversando com eles, pude perceber que diversos alunos trabalhavam duro ao longo do dia, e não tinham tempo para estudar. Alguns nem podiam levar o material escolar para seus locais de trabalho, pois os patrões não deixavam. A reclamação era grande, pois fatalmente eles iriam reprovar, devido às notas estarem muito baixas”.

E os alunos que não possuem celular ou não têm bluetooth podem ter acesso aos exercícios pela internet, no blog do professor www.seraoextra.blogspot.com

 
Diego Lara não gosta de Física, mas depois que passou a usar o celular como ferramenta auxiliar para acompanhar a disciplina disse que ficou “mais rápido, mais prático e mais interessante estudar”. Para Loester Souza Dias, a melhoria ficou por conta da economia de tempo. “Em vez de copiar a matéria, já está tudo no celular. A gente não perde mais tempo copiando”, diz.


Devido ao sucesso da atividade, o professor começou a divulgar a experiência para outros colegas, mas, segundo ele, a maioria absoluta dos professores acham que o celular é um dos maiores inimigos das aulas, e afastaram qualquer possibilidade de fazer uso dessa ferramenta. “Mas eu não desisti. Acredito que existe espaço para os celulares em sala de aula, e comecei a divulgar essa experiência para muitos colegas nos vários fóruns na Internet de que faço parte”.
O professor explica - uma implicação legal : Leis proibindo o uso de celulares na sala de aula [lei estadual 2.807, de 18 de fevereiro de 2004]. “Isso afastou os poucos professores .... Mas estou buscando contornar esse problema apresentando à Secretaria de Educação um projeto piloto, me autorizando a utilizá-lo, a título de experiência pedagógica”, completa.



Quer saber + ACESSE a reportagem completa:
http://germinai.wordpress.com/2010/09/07/uso-de-celulares-auxilia-alunos-de-escola-estadual-nas-aulas-de-fsica/#comment-1047

Reportagem enviada por Lorenna (obrigada!)



PARABÉNS! É isso que está faltando a muitos professores.....

I N I C I A T I V A.

Um comentário:

Educadora Andrea disse...

PARABÉNS! É isso que está faltando a muitos professores.....

I N I C I A T I V A.