quinta-feira, 16 de setembro de 2010

15/09 quarta-feira

LIBRAS - Marcelo

O profº retomou a aula passada fazendo uma revisão e esclarecendo dúvidas. Depois Trabalhamos com:

Itens Lexicais de Tempo:
Ex: Quando você viajou? ou Quando você vai viajar? e Eu estudo.
Estes verbos na língua oral tem flexibilidade onde vc poderá distinguir quando será a ação (ou seja, o tempo da ação), já na língua de sinais não há esta flexibilidade, o "verbo" fica no infinitivo.
Ex: VIAJAR e ESTUDAR.
Por este motivo (do verbo sem flexibilidade) tem que se adicionar um item ou sinal lexical de tempo, para definir se a ação está no passado, futuro ou presente. Este item pode ser adicionado ao sinal no começo da "frase" ou no final.
Ex: sinal de ontem + sinal de estudo ou sinal de viajar + sinal de 2 meses atrás.

Gênero

Os sinais de indicam gênero são para feminino e masculino.
Na língua oral coloca-se o a / o para defini-los. Na língua de sinais acrescenta-se o sinal como no ex: sinal de genero masculino passando a "mão na barba" + sinal de "benção" = pai e sinal de gênero feminino com o dedo polegar no maxilar do lado direito, passando de cima para baixo + sinal de "benção" = mãe. 
OBS: para animais no feminino, muda a CM (= pinça com os dedos polegar+medio) e o mesmo movimento, para homem o sinal de gênero permanece (sinal de passar a "mão na barba").

Alfabeto Manual

O profº fez algums palavras e nós decodificamos (muito legal + é dificil = precisa de treino)

Sinais Simples -> = sinal único = Ex: sinal para criança, nunca, domingo, Grécia, Espanha, amor, amigo etc
Sinais Compostos -> = mais de um sinal para completar um fonema = Ex. sinal para pai / mae / menina, neste casos usa-se o sinal de gênero + sinal de pai/mãe/criança. Obtendo nestes casos 2 sinais = sinal composto.
Sinal Icônico -> = sinal que está ligado a origem (lembra a forma ou a intenção). Ex: Sinal de árvore, casa, fome etc (OBS: nem sempre é UNIVERSAL)
Sinal Arbitrário -> = sinal aceito por convenção (ou seja, não mantém nenhuma semelhança com a realidade que representa (o sinal))

Quer saber + sobre o assunto ACESSE: http://www.surdo.org.br/Apostila.pdf

MALP - Célia

Na lousa:
Reflexão dos estudos abordados em sala


Conceito de uma boa atividade, segundo Naspolini: Tem que ser significativa, produtiva e desafiadora.
Exemplos
  1. Significativa -> alfabetização começando com o nome da criança, ou seja, irá ter um significado, irá ter interesse.
  2. Produtiva -> produzir com a cça no concreto (a ação) ex. com os jogos
  3. Desafiadora -> é necessário que a cça tenha um pré conhecimento do irá aprender. ex: depois de aprender o próprio nome (pré conhecimento) poderá trabalhar com o nome do colega de classe (+ um desafio)
O contato com diferentes escritas e textos, promove para a cça o reconhecimento e a distinção do desenho (sinal) e a escrita (signo). O que contribui?
Quais são as ações de leitura e escrita realizadas no espaço escolar que possam contribuir com resultados positivos como "redes de significados". 
exemplo de sacola - depois de bolsa - depois de mala e assim por diante
Conceito que expressa o real siginificado de atividade produtora. A criança controi um significado para ela.
Quais são as razões de um adulto ter dificuldades em escrever um texto ou expressar o que sente por intermédio de um texto. exemplo: a falta de leitura de vários gêneros e a própria falta de prática de escrever.
Ao analisar resultados de sondagem, o profº pode agrupar de que forma seus alunos? segundo Naspolini. -> para Naspolini é favorável que grupos de cças que tenham o mesmo grau de alfabetização trabalhem juntas.
Atividades de aplicação. exemplo: fazer a mesma atividade de formas diferentes. como nos projetos escolares com o mesmo tema. ex. Água - faz leitura, música, histórias contadas de formas variadas, escritas, desenhos etc.
O que significa o ato de ler?
Ler não é só decodificar, é também interpretar ou seja, ler e entender.





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