segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Consciência ambiental

RECICLAGEM 
Pense Nisso!!! 
Óleo de cozinha usado = R$

O óleo quando vai para a galeria de esgoto funciona como uma cola, junta com fio de cabelo, fio dental, um pedaço de plástico, tudo isso fica concentrado, forma-se uma massa que acaba entupindo a rede de esgoto.Todo dia, em pelo menos trinta pontos de São Paulo é feita uma limpeza para retirar o óleo grudado na galeria. “Chega a ficar realmente entupida e isso pode provocar o que se chama de refluxo, ou seja, o esgoto retornar a residência causando incomodo, mau cheiro, etc”, diz Marcelo Morgado, engenheiro químico - Sabesp.
Para evitar tanto trabalho e contaminação do solo, dos rios, jamais jogue óleo de fritura na pia, no ralo. 
D.Roseli já está consciente e depois de fritar uma batatinha, o óleo vai direto para uma garrafa pet. Ela leva até uma padaria que fica perto de sua casa, que é um posto de coleta. “É uma coisa que não é trabalhosa. Eu acho que a natureza agradece”, diz. De dois em dois dias esse container fica cheinho. Ele recebe mais ou menos 400 litros de óleo por mês de moradores da região e a padaria separa uma tonelada de óleo. Tudo isso depois é encaminhado a uma organização não governamental
“Cada família gera um litro de óleo por mês. Levando em consideração que cada litro de óleo usado contamina 20 mil litros de água potável”, afirma Roberto Costacoi, presidente da ONG.
A ONG recolhe trezentos mil litros de óleo por mês que serão transformados em biodiesel. “Além de gerar emprego para 50 famílias, ainda ajudamos uma associação para crianças deficientes”, diz o presidente.
Para Benê, que ficou quatro anos desempregado, o óleo de cozinha agora garante um salário fixo.
“E óleo dá dinheiro gente, esse óleo dá para o biodiesel, ele vale ouro, e muita gente joga ouro fora”, diz.
Na página na internet do Jornal Hoje, há a indicação de vários locais onde você pode deixar o óleo de cozinha para ser reciclado.

Para saber + ACESSEg1.globo.com/jornal-hoje

Nenhum comentário: