sábado, 18 de setembro de 2010

Palestra de Gabriel Chalita

Participei como ouvinte de uma palestra com Gabriel Chalita - "Ética na construção do conhecimento", no anfiteatro da UNIP Norte dia 15/09/2010. Participaram da palestra o profº José Américo e a  profª Ana Cláudia (coordenadora auxiliar da pedagogia). Gabriel Chalita é doutor em Direito e doutor em Comunicação e Semiótica. Foi secretário de Educação do Estado de São Paulo e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação. Hoje é vereador de São Paulo/Capital.
Aprensentou dois conceitos de ética, um  com significado de código de conduta e outro que Chalita nos apresentou tem um significado a mais, o de visar o bem ao próximo. 
- Trate as pessoas como gostaria de ser tratada. Respeite, seja educado, humilde e gentil, cuide, incentive, compreenda. Estes são conceitos que fazem parte da ética que visa o bem (ao próximo e a si mesmo). É de suma importância primeiro criarmos um conceito para só depois... se houver discordância, quebrá-lo e assim gerar um preconceito.
Chalita citou Platão em o "mito da caverna". Dizendo que estamos dentro de uma caverna interior e por isso achamos ser mais que os outros. - É um engano! Porque desta forma perdemos a oportunidade de conhecer o que o outro tem de melhor a nos oferecer. "A ética permite que o outro acrescente algo em nossa vida". Neste conceito de construção diz: "o fato de estarmos em construção é porque não estamos prontos" e também que "as dúvidas fazem parte desta construção". Para que haja construção no conhecimento é necessário uma linguagem simples. Gabriel contou algumas situações de sua vida, como o caso de um menino com quem trabalhou (interno da FEBEM). Este garoto teve a oportunidade de estudar e trabalhar, trabalhou realmente ao lado de Chalita e na época que estava cursando a faculdade de direito, comentou: - Eu sou a pessoa mais burra que conheço, Chalita questionou e contando a ele um episódio de sua vida, o incentivou a continuar. Hoje este homem é um Juiz renomado.
- Enfim, esta palestra nos deu a oportunidade de aprender mais sobre a importância de viver com ética independente de quem você seja e/ou do lugar que ocupe.

Nenhum comentário: