sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Entrevista : Supervisor Escolar

1.    Quando o supervisor tem formação deficiente sua função acaba por reproduzir valores nos quais não acredita ou nem sequer parou para pensar sobre sua validade. Seguindo este raciocínio como o(a) senhor(a) evitaria esta situação?
2.    Como é feito o trabalho de assistência ao professor em forma de planejamento, acompanhamento, coordenação, controle, avaliação e atualização do desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem.
3.    Como enfrentar as políticas educacionais que são contraditórias e equivocadas da realidade das escolas brasileiras e como priorizar as ações necessárias desta escola?
4.    Como trabalhar para que o professor não seja apenas criticado ou que receba receitas prontas, mas sem trabalhar para fazê-lo refletir sobre suas práticas a fundamentá-las e buscar suas próprias alternativas?
5.    Para compor o currículo escolar para dialogar com os professores sobre estratégias e recursos a serem adotados é necessário que o supervisor conheça um pouco de cada disciplina?
6.    Repensar suas práticas e teorias, rever sua opção política são ações do supervisor enquanto agente transformador. Como o supervisor trabalha sem sair do foco?
7.    O(a) senhor(a) discute com outros supervisores para troca de experiências, analises de práticas e busca de soluções conjuntas para os problemas enfrentados?
8.    O(a) senhor(a) se atualiza com estudos, pesquisas e formação continuada?
9.    O supervisor pode propor formas de atuação ao professor a respeito das mudanças tecnológicas, para que as aulas sejam mais atrativas?
10.     Um aluno de inclusão vem de uma escola sem o histórico de seu desenvolvimento, seja por meio de relatório ou portifólio. Neste caso, como o supervisor pode orientar os coordenador, professores, e equipe escolar para oferecer um trabalho de qualidade a este aluno?

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