quinta-feira, 12 de agosto de 2010

11/08 - quarta-feira

LIBRAS -> Marcelo

Trabalhamos as diferentes fases (são 4) da Inclusão do Surdo na Sociedade

E.S. (Exclusão Social)
  • pela língua
  • pensamentos da época: se não fala, não pensa, se não pensa, não é humano e portanto não tem direitos
  • pensavam que não havia possibilidade de educação para os surdos
  • não havia interese para ensiná-los
  • os surdos fora da sociedade
S.S. (Segregação Social - séc. XVIII)
  • escolas terapêuticas e não pedagógicas
  • queriam ensinar o surdo a falar
  • pequena parte dos surdos inseriam-se na sociedade
I.S. (Integração Social - 1960)
  • o sujeito tinha que se adaptar a sociedade a qualquer preço
  • pequena melhora na inserção do surdo na sociedade, mas ainda está longe de ser satisfatório
I.S. (Inclusão Social - 1980)
  • a sociedade se adapta ao sujeito em todas as práticas sociais
  • uma sociedade ampla onde insere o surdo respeitando sua cultura e sua língua 
  • a escola reconhece que o surdo é diferente e que há necessidades de ser bilíngue (LIBRAS + Escrita) e de tradutor/interprete.
  • respeito mútuo de culturas e direitos-> Surdos e Ouvintes
  • não forçar a adptação de ambos -> Surdos e Ouvintes
No fim da aula o prof. nos ensinou alguns gestos de LIBRAS ( muito bom! ) 

    MALP - Célia

    Ao professor
    "Salvar nossas cores é salvar nossas vidas"
                                       Catarina Gonçalves

    Falou sobre a ementa e que trabalharemos com Vygotsky, Piaget e Teberosky

    Na lousa:

    Conceituando o letramento

    Letramento - foco nos aspectos sócio-históricos da aquisição da escrita em uma sociedade
    Alfabetização - foco na aquisição da escrita

    Piaget -> preocupação em explicar como a criança pensava e interagia com o mundo, com as pessoas para adquirir conhecimento. (interação do sujeito com o objeto - "EQUILIBRAÇÃO")

    Vygotsky -> investigou o desenvolvimento das capacidades intelectuais superiores do homem e identificou a linguagem como fator principal do crescimento. (ZDP = Zona de Desenvolvimento Proximal - REAL -> capacidade que o sujeito já adquiriu, POTENCIAL -> estão em processo de realização)

    Ferrero -> esclarece que o que faz com que as crianças reconstrua o código linguístico não é o cumprimento de tarefas repetitivas ou o fato de conhecer as letras e os símbolos, mas, a compreensão de como funciona o CÓDIGO.

    A prof. distribuiu um texto e lemos em sala de aula:
    "Organizando as classes de alfabetização: Processos e Métodos."
                                                Mª das Graças de Castro Bregunci

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