LIBRAS -> Marcelo
Trabalhamos as diferentes fases (são 4) da Inclusão do Surdo na Sociedade
E.S. (Exclusão Social)
- pela língua
- pensamentos da época: se não fala, não pensa, se não pensa, não é humano e portanto não tem direitos
- pensavam que não havia possibilidade de educação para os surdos
- não havia interese para ensiná-los
- os surdos fora da sociedade
- escolas terapêuticas e não pedagógicas
- queriam ensinar o surdo a falar
- pequena parte dos surdos inseriam-se na sociedade
- o sujeito tinha que se adaptar a sociedade a qualquer preço
- pequena melhora na inserção do surdo na sociedade, mas ainda está longe de ser satisfatório
- a sociedade se adapta ao sujeito em todas as práticas sociais
- uma sociedade ampla onde insere o surdo respeitando sua cultura e sua língua
- a escola reconhece que o surdo é diferente e que há necessidades de ser bilíngue (LIBRAS + Escrita) e de tradutor/interprete.
- respeito mútuo de culturas e direitos-> Surdos e Ouvintes
- não forçar a adptação de ambos -> Surdos e Ouvintes
No fim da aula o prof. nos ensinou alguns gestos de LIBRAS ( muito bom! )
MALP - Célia
Ao professor
"Salvar nossas cores é salvar nossas vidas"
Catarina Gonçalves
Falou sobre a ementa e que trabalharemos com Vygotsky, Piaget e Teberosky
Na lousa:
Letramento - foco nos aspectos sócio-históricos da aquisição da escrita em uma sociedade
Alfabetização - foco na aquisição da escrita
Piaget -> preocupação em explicar como a criança pensava e interagia com o mundo, com as pessoas para adquirir conhecimento. (interação do sujeito com o objeto - "EQUILIBRAÇÃO")
Vygotsky -> investigou o desenvolvimento das capacidades intelectuais superiores do homem e identificou a linguagem como fator principal do crescimento. (ZDP = Zona de Desenvolvimento Proximal - REAL -> capacidade que o sujeito já adquiriu, POTENCIAL -> estão em processo de realização)
Ferrero -> esclarece que o que faz com que as crianças reconstrua o código linguístico não é o cumprimento de tarefas repetitivas ou o fato de conhecer as letras e os símbolos, mas, a compreensão de como funciona o CÓDIGO.
A prof. distribuiu um texto e lemos em sala de aula:
"Organizando as classes de alfabetização: Processos e Métodos."
Mª das Graças de Castro Bregunci
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