segunda-feira, 30 de agosto de 2010

25/08 quarta-feira

LIBRAS - Marcelo

Revisamos o Conceito Sócio Antropológico do Surdo e destacou algumas curiosidades:
  • Hoje alfabeto manual fica apenas no periférico da língua de sinais ( sabe-se que o alfabeto manual só existe por que existe uma língua oral)
  • Juan Pablo Bonet criou o primeiro alfabeto manual a fim de ensinar as crianças da época
  • Usa-se o alfabeto manual apenas para nomes e palavras que não estão inseridas na linguagem de sinais 
  • A língua de sinais não é universal, pois nasce dentro de uma comunidade surda e não é difundida para outras comunidades, por questões geográficas e culturais. ( Fonte de pesquisa -> LIBRAS apresenta dialetos regionais, salientando assim, uma vez mais, o seu caráter de língua natural. VARIAÇÃO REGIONAL: representa as variações de sinais de uma região para outra, no mesmo país, ou seja, dentro de um mesmo país há as variações regionais. VARIAÇÃO SOCIAL: refere-se à variações na configuração das mãos e/ou no movimento, não modificando o sentido do sinal.)
  • a língua de sinais é dividida em sinais: SINAIS ICÔNICOS - (fonte de pesquisa - Uma foto é icônica porque reproduz a imagem do referente, isto é, a pessoa ou coisa fotografada. Assim também são alguns sinais da LIBRAS, gestos que fazem alusão à imagem do seu significado). SINAIS ARBITRÁRIOS - (fonte de pesquisa - São aqueles que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam.)
  • A LIBRAS não depende da língua oral do país, mas a influencia.
MALP - Célia
Cap 2  - Textos Orais
  1. falar de várias maneiras
  2. prepara-se para falar
  3. preparar-se para fazer uma entrevista
  • falar de várias maneiras -> caracteriza-se pelo uso de palavras e expressões próprias de um determinada profissão. ex: médico, advogado, profº, corretor -> usa-se linguagem técnica
  • a mesma palavra em diferentes situações. ex: manga -> manga=fruta ou manga=de camisa/camiseta, colher -> colher=talher ou colher=colheita de plantação, planta -> planta=vegetação ou planta=arquitetura ou planta=do pé
  • falar não é dialogar -> Interação = com outras pessoas qdo participa de uma conversa. Orador = que trabalha com a oralidade, especialista em falar bem em público. Trovador = poeta popular - canta versos ao som de instrumentos musicais. Verso = linha de cada poema. Literatura de cordel = rimas que eram colocadas em cordões penduradas nas feiras. Lenda = narrativa escrita ou oral de caráter maravilhoso no qual acontecimentos são deformados pala imaginação ou poesia. Poema = Declamar poemas é falar com musicalidade. Estrofe = Grupo de versos de um poema. Rima = repetição de sons. Aliteração = representação das mesmas consoantes nos versos de um poema ou trava-línguas. Assonância = repetição das mesmas vogais. Paralelismo = versos parecidos no poema ex: E agora, José?. Simetria = combinação de palavras por repetição ou inversão dos versos. Entrevista = prepara-se para uma entrevista consiste em uma série de perguntas a uma ou várias pessoas para obter as respectivas respostas.
Leiam para a próxima aula:
O texto Tijolo - Tijolo 


    Nenhum comentário: