segunda-feira, 2 de agosto de 2010


Bullying



É um assunto muito importante e merece toda a atenção da sociedade.

1) Você sabe o que significa a palavra “bullying”?
Intimidação, agressão verbal e/ou psicológica.
2) E quem tem sofrido?
Crianças e adolescentes. 
3) Quem tem praticado esses atos?
Colegas da mesma idade. 


O apresentador do programa Altas Horas, Serginho Groisman, lançou uma campanha contra o bullying. Desde então tem conversado com pessoas que foram vítimas desta violência. O apresentador também gravou um vídeo sobre o assunto, que é exibido durante a programação da TV Globo. “O primeiro passo é o adolescente falar e ver que não está sozinho. É muito difícil e os jovens se sentem mesmo muito sozinhos”, disse.

A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa falou sobre o tema. Ela explicou que o adolescente que pratica o bullying tem chance maior de se tornar um adulto com tendência à violência. “Os agressores crescem e, ao crescer, se tornam os maridos que espancam as mulheres, que brigam no trânsito, então é importante se combater isso ainda na escola. Mas nem toda criança ou adolescente que pratica o bullying é um psicopata. Na verdade, é a minoria. Muitas crianças não têm limites em casa ou agridem porque foram agredidas”, explicou.

Serginho lembrou ainda que muitas pessoas confundem o que é o bullying. “Tem um limite de idade, de convivência. Acontece com pessoas em idade estudantil, que ainda estão em formação de personalidade. E também não escolhe rico ou pobre, uma vez que acontece em escolas públicas e particulares”, ressaltou o apresentador.

Ao final da conversa, a psiquiatra disse que o bullying ocorre quando um pequeno grupo se diverte às custas do sofrimento de outra pessoa. 
Para assistir ao vídeo da reportagem (VALE A PENA!) ACESSE:

Mais Você

Nenhum comentário: