sexta-feira, 13 de agosto de 2010

12/08 quinta-feira

DAS -> Mª de Lourdes

Na lousa:

Trajetória da Supervisão Escolar


  1. Supervisionar - segundo o dicionário = Acompanhar e orientar a execução de um processo.= A garantir a obediência a um padrão pré-estabelecido.= Observar e analisar o andamento dos fatos com uma visão técnica de especialista. = Responsabilizar-se por todos os aspectos de funcionamento de uma organização, de um setor, ou de um ou + projetos.
  2. Para a maior parte das correntes pedagógicas - a supervisão é uma necessidade a qualquer processo que se queira garantir uma orientação produtiva e segura
  3. Para Saviani - Supervisão é a ação de velar sobre algo ou alguém, a fim de assegurar a regularidade de seu funcionamento ou comportamento.
  4. Na história da educação - a supervisão sempre existiu de alguma forma, embora muitas vezes sem existir o cargo de supervisor.
    • Nas sociedades primitivas, os adultos ensinavam crianças e jovens por meio da convivência e do exemplo -> a supervisão era sutil e indireta pois os adultos usavam a vigilância discreta sobre as crianças e jovens, protegendo-os e orientando-os.
    • Na antiga Grécia -> pedagogo = escravo que tomava conta das crianças e as conduzia até o mestre para receberem as lições.
    • Depois a palavra veio significar o próprio educador que ensinava e supervisiona as crianças.
  5. No Brasil:
  • 1549 -> Vinda dos Jesuítas - organização das atividades educativas - presente a função supervisora, mas, não a idéia de supervisão.
  • 1570 -> Aulas Régias - previsão do diretor geral de estudos (Inspeção e Direção dos aspectos políticos pedagógicos)
  • 1924 -> Surgem os profissionais da educação com a criação da Associação Brasileira de Educação
  • Século XX -> Os serviços educacionais técnicos ganham relevância e surgem os especialistas da educação entre ele o supervisor.
  • Anos 60/70 -> Supervisão - especialidade pedagógica na escola: acompanhamento, controle, avaliação, direcionamento, evitando-se desvios, na direção do sucesso.
  • Anos 90 -> Necessidade de ressignificar a supervisão. -> Reconceituar. -> Revalorizar a formação e a função. -> Reconhecer seus aspectos básicos e especifidades.
 Instruções Especiais  SE-3 de 11/04/2008

Atribuições do Supervisor de Ensino
  1. Analisar os indicadores educacionais das unidades escolares e da Diretoria de Ensino
  2. Compatibilizar os programas e projetos das diferentes áreas nas escolas e na Diretoria
  3. Participar da Construção e implementação do Plano de trabalho da Diretoria de Ensino
  4. Efetuar regularmente visitas as unidades escolares e participar de reuniões com os membros da equipe escolar, buscando em parceria com os mesmos, as formas mais adequadas de aprimoramento do trabalho escolar e a consolidação da identidade da escola
  5. Identificar as necessidades de formação continuada da equipe escolar das escolas públicas, procurando de forma articulada subsidiar o trabalho desenvolvido pela oficina pedagógica, coordenadores e professores.
  6. Acompanhar e subsidiar o diretor da escola na identificação das necessidades gerais da escola
  7. Manter as unidades escolares devidamente informadas sobre as diretrizes e orientações dos órgãos centrais da S.E.
  8. Acompanhar o funcionamento das escolar verificando a observância das normas legais pertinentes

PPSE -> Célia

Ementa -> Relação entre teoria e prática nos processos de caracteriszação das Unidades escolares e Diretorias de Ensino. Análise crítica, reflexão sobre situações reais observadas nos estágios. Elaboração de projetos para uma ação supervisora voltada para a comunidade.

Na Lousa:
Resumo:
Ação Supervisora
  • As transformações ocorridas na sociedade têm trazido muitos desafios que precisam ser vencidos para que se cumpram as funções sociais no espaço da escola com campo de atuação em prol da socialização dos saberes instituídos e na contrução de saberes em um processo criativo e inovador de compreensão dos fenômenos educativos em toda a sua complexidade, seja humana, técnica ou científica.
* Conteúdo do trabalho - Profissional da Supervisão Escolar em relação:
  • à política - coordenação da interpretação/implementação e da "coleta" de subsídios para o desenvolvimento das novas políticas mais comprometidas com a realidade educacional.
  • ao planejamento - coordenação, construção e elaboração coletiva do projeto acadêmico/educacional, implementação coletiva, coordenação de "vigilância" sobre seu desenvolvimento e necessária construção
  • à gestão - coordenação propriamente dita de todo o desenvolvimento das políticas do planejamento e da avaliação - projeto acadêmico/educacional, construído e desenvolvido coletivamente
  • à avaliação - análise e julgamento das práticas educacionais em desenvolvimento com base em uma  construção coletiva de padrões que se alicercem em três princípios/posturas intimamente relacionadas:
  1. a avaliação democrática, 
  2. a crítica institucional e a criação coletiva,
  3. investigação participante e contínua
Textos da Célia já estão disponíveis de MALP e PPSE

    Nenhum comentário: