LIBRAS - Marcelo
O que impulsionava o pensamento da época...
E.S. (Exlusão Social)
- não falava->não confessava->cheio de pecados=alma mortal->sem valor
- não falava->não pensava->não é igual a Deus->sem direitos
- acreditava-se que era impossível o surdo aprender
- descobre-se que o pensamento não dependia da fala
- a herança não podia ser dada aos filhos surdos
- os surdos nobres começaram a aprender a 1ª linguagem manual (ABC)
- o surdo pode aprender, mas, era considerado um "doente" social (era marginalizado), depois tentaram ensiná-los a falar em nossos padrões (com oralidade)
- Havia 3 conceitos (considerando-se questões sociais e não físicas):
- Visão Clínica do Surdo e da Surdez
- Visão Medicalizada do Surdo e da Surdez
- Visão Terapêutica do Surdo e da Surdez
- podiam participar das mesmas coisas que todos, mas continuava sendo um "doente" social, o "remédio" era a oralidade e a "cura" era a integração na sociedade (muitos ficaram traumatizados por causa da oralidade forçada)
- conceito ou visão clínica/medicalizada/terapêutica do Surdo e da Surdez ainda presente
- O conceito clínico não migrou
- Conceito Sócio Antropológico do Surdo e da Surdez, não o via como "doente" social e sim com diferenças linguísticas e culturais a serem consideradas dentro de nossas práticas sociais ouvintes
- nessa nova consciência haviam 2 argumentos:
- C.S.A. (Conceito Sócio Antropológico), existe uma comunidade surda com língua e cultura própria e a sociabilização do surdo é na própria comunidade surda.
- a criança que tem acesso a LIBRAS desde que nasce (filho de pais surdos) tem o seu desenvolvimento cognitivo, acadêmico/letramento e desenvolvimento emocional compatíveis a de uma criança ouvinte da mesma faixa etária (na escola) ou seja, a LIBRAS auxilia o desenvolvimento da criança surda em todos os níveis de desenvolvimento.
MALP - Célia
Trabalhos em sala de aula com o texto "A comunicação oral", onde a profª dividiu-o em partes e distribuiu aos grupos presentes, a partir daí destacamos os conceitos mais importantes e apresentamos à classe.
- a conversa - Andrea
- como falar e se entender - Andrea
- conversa em várias situações - Keila
- formas de tratamento - Keila
- as formas de comunicação oral - Jullie
- as perguntas - Jullie
- explicar e aprender - Regiane
- as instruções - Regiane
- as opiniões - Daniela
- agir com palavras - Daniela
- outras formas de comunicação - Natalia
Nenhum comentário:
Postar um comentário