domingo, 22 de agosto de 2010

18/08 quarta-feira

LIBRAS - Marcelo

O que impulsionava o pensamento da época...

E.S. (Exlusão Social)
  • não falava->não confessava->cheio de pecados=alma mortal->sem valor
  • não falava->não pensava->não é igual a Deus->sem direitos
  • acreditava-se que era impossível o surdo aprender
S.S. (Segregação Social)
  • descobre-se que o pensamento não dependia da fala
  • a herança não podia ser dada aos filhos surdos
  • os surdos nobres começaram a aprender a 1ª linguagem manual (ABC)
  • o surdo pode aprender, mas, era considerado um "doente" social (era marginalizado), depois tentaram ensiná-los a falar em nossos padrões (com oralidade)
  • Havia 3 conceitos (considerando-se questões sociais e não físicas):
  1. Visão Clínica do Surdo e da Surdez
  2. Visão Medicalizada do Surdo e da Surdez
  3. Visão Terapêutica do Surdo e da Surdez
I.S. (Integração Social)
  • podiam participar das mesmas coisas que todos, mas continuava sendo um "doente" social, o "remédio" era a oralidade e a "cura" era a integração na sociedade (muitos ficaram traumatizados por causa da oralidade forçada)
  • conceito ou visão clínica/medicalizada/terapêutica do Surdo e da Surdez ainda presente
I.S.(Inclusão Social)
  • O conceito clínico não migrou
  • Conceito Sócio Antropológico do Surdo e da Surdez, não o via como "doente" social e sim com diferenças linguísticas e culturais a serem consideradas dentro de nossas práticas sociais ouvintes
  • nessa nova consciência haviam 2 argumentos:
  1. C.S.A. (Conceito Sócio Antropológico), existe uma comunidade surda com língua e cultura própria e a sociabilização do surdo é na própria comunidade surda.
  2. a criança que tem acesso a LIBRAS desde que nasce (filho de pais surdos) tem o seu desenvolvimento cognitivo, acadêmico/letramento e desenvolvimento emocional compatíveis a de uma criança ouvinte da mesma faixa etária (na escola) ou seja, a LIBRAS auxilia o desenvolvimento da criança surda em todos os níveis de desenvolvimento.
MALP - Célia

Trabalhos em sala de aula com o texto "A comunicação oral", onde a profª dividiu-o em partes e distribuiu aos grupos presentes, a partir daí destacamos os conceitos mais importantes e apresentamos à classe.
  • a conversa - Andrea
  • como falar e se entender - Andrea
  • conversa em várias situações - Keila
  • formas de tratamento - Keila
  • as formas de comunicação oral - Jullie
  • as perguntas - Jullie
  • explicar e aprender - Regiane
  • as instruções - Regiane
  • as opiniões - Daniela
  • agir com palavras - Daniela
  • outras formas de comunicação - Natalia

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